Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/118 |
Resumo: | Existe uma questão que surge quando um problema - de solução instrucional - se coloca: - que experiências e ambientes podem facilitar o aprendizado do conhecimento e das habilidades envolvidas? Começa geralmente assim o grande desafio de identificar estratégias e táticas, tais quais tijolos numa construção, que podem oferecer alternativas válidas de aprendizagem. Ainda que seja desenvolvido de forma sistemática, cada projeto instrucional é uma obra única, uma heurística. São tantos os aspectos envolvidos, que um mesmo projeto vai ser provavelmente conduzido de forma diferenciada a cada vez que é aplicado. E, a cada vez que ele muda, ele se torna outra heurística. É um processo muito rico e desafiador, sobretudo quando se pensa no público-alvo de nossos projetos como um conjunto de indivíduos, cada um deles absolutamente particular e diferenciado do outro. A responsabilidade parece dobrar quando se pensa um projeto de educação a distância. Reunir pessoas, tecnologia, recursos e conhecimento, construindo-se um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente demanda muita dedicação e muita inspiração. E, ainda que o artigo não denote rigor científico nem aprfunde o tema, inspiração é algo que certamente podemos ter ao ler "Pedagogia Diferenciada: Problemas e Desafios", achado ao acaso enquanto navegava em "águas internacionais" levada pela grande rede. O artigo foi escrito em Portugal, vem de um centro de formação educacional, e aborda a questão dos materiais de formação em pedagogia diferenciada. |
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Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagemExiste uma questão que surge quando um problema - de solução instrucional - se coloca: - que experiências e ambientes podem facilitar o aprendizado do conhecimento e das habilidades envolvidas? Começa geralmente assim o grande desafio de identificar estratégias e táticas, tais quais tijolos numa construção, que podem oferecer alternativas válidas de aprendizagem. Ainda que seja desenvolvido de forma sistemática, cada projeto instrucional é uma obra única, uma heurística. São tantos os aspectos envolvidos, que um mesmo projeto vai ser provavelmente conduzido de forma diferenciada a cada vez que é aplicado. E, a cada vez que ele muda, ele se torna outra heurística. É um processo muito rico e desafiador, sobretudo quando se pensa no público-alvo de nossos projetos como um conjunto de indivíduos, cada um deles absolutamente particular e diferenciado do outro. A responsabilidade parece dobrar quando se pensa um projeto de educação a distância. Reunir pessoas, tecnologia, recursos e conhecimento, construindo-se um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente demanda muita dedicação e muita inspiração. E, ainda que o artigo não denote rigor científico nem aprfunde o tema, inspiração é algo que certamente podemos ter ao ler "Pedagogia Diferenciada: Problemas e Desafios", achado ao acaso enquanto navegava em "águas internacionais" levada pela grande rede. O artigo foi escrito em Portugal, vem de um centro de formação educacional, e aborda a questão dos materiais de formação em pedagogia diferenciada.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaRodriguez, Maria Isabel2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/11810.17143/rbaad.v2i0.118Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/118/21Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T16:20:32Zmail@mail.com - |
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Existe uma questão que surge quando um problema - de solução instrucional - se coloca: - que experiências e ambientes podem facilitar o aprendizado do conhecimento e das habilidades envolvidas? Começa geralmente assim o grande desafio de identificar estratégias e táticas, tais quais tijolos numa construção, que podem oferecer alternativas válidas de aprendizagem. Ainda que seja desenvolvido de forma sistemática, cada projeto instrucional é uma obra única, uma heurística. São tantos os aspectos envolvidos, que um mesmo projeto vai ser provavelmente conduzido de forma diferenciada a cada vez que é aplicado. E, a cada vez que ele muda, ele se torna outra heurística. É um processo muito rico e desafiador, sobretudo quando se pensa no público-alvo de nossos projetos como um conjunto de indivíduos, cada um deles absolutamente particular e diferenciado do outro. A responsabilidade parece dobrar quando se pensa um projeto de educação a distância. Reunir pessoas, tecnologia, recursos e conhecimento, construindo-se um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente demanda muita dedicação e muita inspiração. E, ainda que o artigo não denote rigor científico nem aprfunde o tema, inspiração é algo que certamente podemos ter ao ler "Pedagogia Diferenciada: Problemas e Desafios", achado ao acaso enquanto navegava em "águas internacionais" levada pela grande rede. O artigo foi escrito em Portugal, vem de um centro de formação educacional, e aborda a questão dos materiais de formação em pedagogia diferenciada. |
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