Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Maria Isabel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/118
Resumo: Existe uma questão que surge quando um problema - de solução instrucional - se coloca: - que experiências e ambientes podem facilitar o aprendizado do conhecimento e das habilidades envolvidas? Começa geralmente assim o grande desafio de identificar estratégias e táticas, tais quais tijolos numa construção, que podem oferecer alternativas válidas de aprendizagem. Ainda que seja desenvolvido de forma sistemática, cada projeto instrucional é uma obra única, uma heurística. São tantos os aspectos envolvidos, que um mesmo projeto vai ser provavelmente conduzido de forma diferenciada a cada vez que é aplicado. E, a cada vez que ele muda, ele se torna outra heurística. É um processo muito rico e desafiador, sobretudo quando se pensa no público-alvo de nossos projetos como um conjunto de indivíduos, cada um deles absolutamente particular e diferenciado do outro. A responsabilidade parece dobrar quando se pensa um projeto de educação a distância. Reunir pessoas, tecnologia, recursos e conhecimento, construindo-se um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente demanda muita dedicação e muita inspiração. E, ainda que o artigo não denote rigor científico nem aprfunde o tema, inspiração é algo que certamente podemos ter ao ler "Pedagogia Diferenciada: Problemas e Desafios", achado ao acaso enquanto navegava em "águas internacionais" levada pela grande rede. O artigo foi escrito em Portugal, vem de um centro de formação educacional, e aborda a questão dos materiais de formação em pedagogia diferenciada.
id ABED-1_07a4b972826c1886d4e10da423e40c1b
oai_identifier_str oai:seer.abed.net.br:article/118
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagemExiste uma questão que surge quando um problema - de solução instrucional - se coloca: - que experiências e ambientes podem facilitar o aprendizado do conhecimento e das habilidades envolvidas? Começa geralmente assim o grande desafio de identificar estratégias e táticas, tais quais tijolos numa construção, que podem oferecer alternativas válidas de aprendizagem. Ainda que seja desenvolvido de forma sistemática, cada projeto instrucional é uma obra única, uma heurística. São tantos os aspectos envolvidos, que um mesmo projeto vai ser provavelmente conduzido de forma diferenciada a cada vez que é aplicado. E, a cada vez que ele muda, ele se torna outra heurística. É um processo muito rico e desafiador, sobretudo quando se pensa no público-alvo de nossos projetos como um conjunto de indivíduos, cada um deles absolutamente particular e diferenciado do outro. A responsabilidade parece dobrar quando se pensa um projeto de educação a distância. Reunir pessoas, tecnologia, recursos e conhecimento, construindo-se um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente demanda muita dedicação e muita inspiração. E, ainda que o artigo não denote rigor científico nem aprfunde o tema, inspiração é algo que certamente podemos ter ao ler "Pedagogia Diferenciada: Problemas e Desafios", achado ao acaso enquanto navegava em "águas internacionais" levada pela grande rede. O artigo foi escrito em Portugal, vem de um centro de formação educacional, e aborda a questão dos materiais de formação em pedagogia diferenciada.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaRodriguez, Maria Isabel2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/11810.17143/rbaad.v2i0.118Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/118/21Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T16:20:32Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
title Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
spellingShingle Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
Rodriguez, Maria Isabel
title_short Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
title_full Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
title_fullStr Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
title_full_unstemmed Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
title_sort Buscando democratizar experiências e ambientes de aprendizagem
author Rodriguez, Maria Isabel
author_facet Rodriguez, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguez, Maria Isabel
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv Existe uma questão que surge quando um problema - de solução instrucional - se coloca: - que experiências e ambientes podem facilitar o aprendizado do conhecimento e das habilidades envolvidas? Começa geralmente assim o grande desafio de identificar estratégias e táticas, tais quais tijolos numa construção, que podem oferecer alternativas válidas de aprendizagem. Ainda que seja desenvolvido de forma sistemática, cada projeto instrucional é uma obra única, uma heurística. São tantos os aspectos envolvidos, que um mesmo projeto vai ser provavelmente conduzido de forma diferenciada a cada vez que é aplicado. E, a cada vez que ele muda, ele se torna outra heurística. É um processo muito rico e desafiador, sobretudo quando se pensa no público-alvo de nossos projetos como um conjunto de indivíduos, cada um deles absolutamente particular e diferenciado do outro. A responsabilidade parece dobrar quando se pensa um projeto de educação a distância. Reunir pessoas, tecnologia, recursos e conhecimento, construindo-se um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente demanda muita dedicação e muita inspiração. E, ainda que o artigo não denote rigor científico nem aprfunde o tema, inspiração é algo que certamente podemos ter ao ler "Pedagogia Diferenciada: Problemas e Desafios", achado ao acaso enquanto navegava em "águas internacionais" levada pela grande rede. O artigo foi escrito em Portugal, vem de um centro de formação educacional, e aborda a questão dos materiais de formação em pedagogia diferenciada.
description Existe uma questão que surge quando um problema - de solução instrucional - se coloca: - que experiências e ambientes podem facilitar o aprendizado do conhecimento e das habilidades envolvidas? Começa geralmente assim o grande desafio de identificar estratégias e táticas, tais quais tijolos numa construção, que podem oferecer alternativas válidas de aprendizagem. Ainda que seja desenvolvido de forma sistemática, cada projeto instrucional é uma obra única, uma heurística. São tantos os aspectos envolvidos, que um mesmo projeto vai ser provavelmente conduzido de forma diferenciada a cada vez que é aplicado. E, a cada vez que ele muda, ele se torna outra heurística. É um processo muito rico e desafiador, sobretudo quando se pensa no público-alvo de nossos projetos como um conjunto de indivíduos, cada um deles absolutamente particular e diferenciado do outro. A responsabilidade parece dobrar quando se pensa um projeto de educação a distância. Reunir pessoas, tecnologia, recursos e conhecimento, construindo-se um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente demanda muita dedicação e muita inspiração. E, ainda que o artigo não denote rigor científico nem aprfunde o tema, inspiração é algo que certamente podemos ter ao ler "Pedagogia Diferenciada: Problemas e Desafios", achado ao acaso enquanto navegava em "águas internacionais" levada pela grande rede. O artigo foi escrito em Portugal, vem de um centro de formação educacional, e aborda a questão dos materiais de formação em pedagogia diferenciada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/118
10.17143/rbaad.v2i0.118
url http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/118
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v2i0.118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/118/21
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v2i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1626664478223368192