Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Espejo-Trung, Luciana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Youssef, Michel Nicolau, Alves de Cerqueira Luz, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/224
Resumo: O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) levou os educadores à busca de meios e técnicas para inserí-las no processo educativo e assim torná-lo mais enriquecedor, estimulante e eficaz. A introdução dos recursos de informática tornou-se uma necessidade dentro da prática pedagógica da Odontologia por alunos e professores, já que contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento do ambiente de aprendizagem2,4,6,7. O gerenciador de cursos pela web, CoL (Cursos onLine), foi utilizado para reforçar o conteúdo das aulas teóricas e práticas da Disciplina de Dentística Operatória (DO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) através da ferramenta “TESTE”. Além disso, o endereço eletrônico dos professores foi disponibilizado para possíveis trocas de informação, sugestões e esclarecimentos de dúvidas. Através de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos pôde-se verificar que os exercícios de reforço foram considerados efetivos para o fim proposto por 98,2%. A comparação entre as médias semestrais finais dos alunos que participaram do projeto (Turma 2007) e as médias daqueles que não tiveram a mesma 2 oportunidade (Turma 2006) mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,0011). De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que os alunos têm interesse por essa ferramenta de ensino e que a mudança na abordagem do ensino é um processo gradual, mas que deve ser aplicado para uma complementação do processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se a Educação à Distância (EaD).
id ABED-1_2cef3a8966fda3076c631d7063cfe017
oai_identifier_str oai:seer.abed.net.br:article/224
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística OperatóriaEducação em Odontologia, Educação à distância, Internet, Dentística Operatória.O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) levou os educadores à busca de meios e técnicas para inserí-las no processo educativo e assim torná-lo mais enriquecedor, estimulante e eficaz. A introdução dos recursos de informática tornou-se uma necessidade dentro da prática pedagógica da Odontologia por alunos e professores, já que contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento do ambiente de aprendizagem2,4,6,7. O gerenciador de cursos pela web, CoL (Cursos onLine), foi utilizado para reforçar o conteúdo das aulas teóricas e práticas da Disciplina de Dentística Operatória (DO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) através da ferramenta “TESTE”. Além disso, o endereço eletrônico dos professores foi disponibilizado para possíveis trocas de informação, sugestões e esclarecimentos de dúvidas. Através de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos pôde-se verificar que os exercícios de reforço foram considerados efetivos para o fim proposto por 98,2%. A comparação entre as médias semestrais finais dos alunos que participaram do projeto (Turma 2007) e as médias daqueles que não tiveram a mesma 2 oportunidade (Turma 2006) mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,0011). De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que os alunos têm interesse por essa ferramenta de ensino e que a mudança na abordagem do ensino é um processo gradual, mas que deve ser aplicado para uma complementação do processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se a Educação à Distância (EaD).Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaCardoso Espejo-Trung, LucianaYoussef, Michel NicolauAlves de Cerqueira Luz, Maria Aparecida2010-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/22410.17143/rbaad.v9i0.224Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v9i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/224/102Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T16:20:32Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
title Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
spellingShingle Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
Cardoso Espejo-Trung, Luciana
Educação em Odontologia, Educação à distância, Internet, Dentística Operatória.
title_short Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
title_full Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
title_fullStr Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
title_sort Desenvolvimento de um sistema complementar de educação à distância em Dentística Operatória
author Cardoso Espejo-Trung, Luciana
author_facet Cardoso Espejo-Trung, Luciana
Youssef, Michel Nicolau
Alves de Cerqueira Luz, Maria Aparecida
author_role author
author2 Youssef, Michel Nicolau
Alves de Cerqueira Luz, Maria Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Espejo-Trung, Luciana
Youssef, Michel Nicolau
Alves de Cerqueira Luz, Maria Aparecida
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Odontologia, Educação à distância, Internet, Dentística Operatória.
topic Educação em Odontologia, Educação à distância, Internet, Dentística Operatória.
dc.description.none.fl_txt_mv O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) levou os educadores à busca de meios e técnicas para inserí-las no processo educativo e assim torná-lo mais enriquecedor, estimulante e eficaz. A introdução dos recursos de informática tornou-se uma necessidade dentro da prática pedagógica da Odontologia por alunos e professores, já que contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento do ambiente de aprendizagem2,4,6,7. O gerenciador de cursos pela web, CoL (Cursos onLine), foi utilizado para reforçar o conteúdo das aulas teóricas e práticas da Disciplina de Dentística Operatória (DO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) através da ferramenta “TESTE”. Além disso, o endereço eletrônico dos professores foi disponibilizado para possíveis trocas de informação, sugestões e esclarecimentos de dúvidas. Através de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos pôde-se verificar que os exercícios de reforço foram considerados efetivos para o fim proposto por 98,2%. A comparação entre as médias semestrais finais dos alunos que participaram do projeto (Turma 2007) e as médias daqueles que não tiveram a mesma 2 oportunidade (Turma 2006) mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,0011). De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que os alunos têm interesse por essa ferramenta de ensino e que a mudança na abordagem do ensino é um processo gradual, mas que deve ser aplicado para uma complementação do processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se a Educação à Distância (EaD).
description O desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) levou os educadores à busca de meios e técnicas para inserí-las no processo educativo e assim torná-lo mais enriquecedor, estimulante e eficaz. A introdução dos recursos de informática tornou-se uma necessidade dentro da prática pedagógica da Odontologia por alunos e professores, já que contribui para o desenvolvimento e o aprimoramento do ambiente de aprendizagem2,4,6,7. O gerenciador de cursos pela web, CoL (Cursos onLine), foi utilizado para reforçar o conteúdo das aulas teóricas e práticas da Disciplina de Dentística Operatória (DO) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) através da ferramenta “TESTE”. Além disso, o endereço eletrônico dos professores foi disponibilizado para possíveis trocas de informação, sugestões e esclarecimentos de dúvidas. Através de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos pôde-se verificar que os exercícios de reforço foram considerados efetivos para o fim proposto por 98,2%. A comparação entre as médias semestrais finais dos alunos que participaram do projeto (Turma 2007) e as médias daqueles que não tiveram a mesma 2 oportunidade (Turma 2006) mostrou diferença estatisticamente significante (p=0,0011). De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que os alunos têm interesse por essa ferramenta de ensino e que a mudança na abordagem do ensino é um processo gradual, mas que deve ser aplicado para uma complementação do processo de ensino/aprendizagem, utilizando-se a Educação à Distância (EaD).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/224
10.17143/rbaad.v9i0.224
url http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/224
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v9i0.224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/224/102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 9 (2010)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v9i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1626664478206590976