O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Evaldo Magno Anchieta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Domingo, Reinaldo Portal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public  school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo.
id ABED-1_74b9b4652515afebb337aa0602b8f810
oai_identifier_str oai:seer.abed.net.br:article/83
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes VisuaisEducação; Arte; Artes VisuaisEnsino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.EdmodoEste artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public  school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaPereira, Evaldo Magno AnchietaDomingo, Reinaldo Portal2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/8310.17143/rbaad.v17i2.83Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83/286Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-02T18:27:54Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
title O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
spellingShingle O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
Pereira, Evaldo Magno Anchieta
Educação; Arte; Artes Visuais
Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.
Edmodo
title_short O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
title_full O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
title_fullStr O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
title_full_unstemmed O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
title_sort O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
author Pereira, Evaldo Magno Anchieta
author_facet Pereira, Evaldo Magno Anchieta
Domingo, Reinaldo Portal
author_role author
author2 Domingo, Reinaldo Portal
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Evaldo Magno Anchieta
Domingo, Reinaldo Portal
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Arte; Artes Visuais
Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.
Edmodo
topic Educação; Arte; Artes Visuais
Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.
Edmodo
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public  school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo.
description Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public  school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83
10.17143/rbaad.v17i2.83
url http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v17i2.83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83/286
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1627451718635618304