O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. |
id |
ABED-1_74b9b4652515afebb337aa0602b8f810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.abed.net.br:article/83 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
spelling |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes VisuaisEducação; Arte; Artes VisuaisEnsino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo.EdmodoEste artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaPereira, Evaldo Magno AnchietaDomingo, Reinaldo Portal2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/8310.17143/rbaad.v17i2.83Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83/286Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-02T18:27:54Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais |
title |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais |
spellingShingle |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais Pereira, Evaldo Magno Anchieta Educação; Arte; Artes Visuais Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo. Edmodo |
title_short |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais |
title_full |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais |
title_fullStr |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais |
title_sort |
O Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica: Uma Experiência com o EDMODO no Ensino-Aprendizagem de Artes Visuais |
author |
Pereira, Evaldo Magno Anchieta |
author_facet |
Pereira, Evaldo Magno Anchieta Domingo, Reinaldo Portal |
author_role |
author |
author2 |
Domingo, Reinaldo Portal |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Evaldo Magno Anchieta Domingo, Reinaldo Portal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Arte; Artes Visuais Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo. Edmodo |
topic |
Educação; Arte; Artes Visuais Ensino de Artes Visuais. b-learning. TIC. AVA. Edmodo. Edmodo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. |
description |
Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem EDMODO no ensino de Artes Visuais, a partir de experiências de b-Learning, desenvolvidas no Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escola pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas da referida plataforma, dialogando com abordagens teórico-metodológicas contemporâneas de aprendizagem, de Demo, Levy, Guattari, Deleuze, entre outros pensadores, contribuindo com a discussão sobre o uso de ferramentas da Web 2.0 como recurso didático para complementar o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais realizado em sala de aula.Observou-se que o Edmodo como Ambiente Virtual de Aprendizagem usado na educação básica contribuiu para a investigação, a produção e a leitura de imagens dos alunos envolvidos, complementando o seu processo de ensino e aprendizagem.Palavras-chave: Ensino de artes visuais. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. The Virtual Learning Environment in Basic Education: an Experience with Edmodo in Visual Arts Teaching and LearningAbstractThis paper presents a study about use the Virtual Learning Enviroment EDMODO in teaching Visual Arts, based on experiences of b-Learning, developed at Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, a state public school of Maranhão. Its objective is to analyze the pedagogical possibilities of the mentioned platform, dialoguing with contemporary theoretical-methodological approaches to learning, as Demo, Levy, Guattari and Deleuze, among others thinkers, contributing to discussion on the use of Web 2.0 tools as didactic resources to complement the teaching-learning process in Visual Arts in classroom.It was observed that Edmodo, as a VLE used in basic education, contributed to the investigation, production and reading of images of the students involved, complementing its teaching and learning process.Keywords: Visual arts teaching. B-learning. ICT. VLE. Edmodo.El Entorno Virtual de Aprendizaje en la Educación Básica: una Experiencia con el Edmodo en la Enseñanza-aprendizaje de Artes VisualesResumenEl presente artículo expone un estudio sobre la utilización del Ambiente Virtual de Aprendizaje EDMODO en la enseñanza de Artes Visuales, a partir de experiencias de b-learning, desarrolladas en el Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, escuela pública estatal de Maranhão. Tiene como objetivo analizar las posibilidades pedagógicas de la referida plataforma, dialogando con abordajes teórico-metodológicos contemporáneos de aprendizaje, como Demo, Levy, Guatarri y Deleuze, contribuyendo con la discusión sobre el uso de herramientas de la Web 2.0 como recurso didáctico para complementar el proceso de enseñanza-aprendizaje en artes visuales realizado en clase.Se observó que Edmodo como AVA usado en la educación básica contribuyó a la investigación, la producción y la lectura de imágenes de los alumnos involucrados, complementando su proceso de enseñanza y aprendizaje.Palabras-claves: Enseñanza de artes visuales. B-learning. TIC. AVA. Edmodo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83 10.17143/rbaad.v17i2.83 |
url |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v17i2.83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/83/286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 17, n. 1 (2018) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1627451718635618304 |