Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138 |
Resumo: | A educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor. |
id |
ABED-1_8d8211ebe768b34f4e530f035d2a8e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.abed.net.br:article/138 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
spelling |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".Educação a distânciaEducação a distânciaA educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaVida Noronha, RobinsonTorres Fernandes, Clovis2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/13810.17143/rbaad.v2i0.138Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138/31Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T16:20:32Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". |
title |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". |
spellingShingle |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". Vida Noronha, Robinson Educação a distância Educação a distância |
title_short |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". |
title_full |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". |
title_fullStr |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". |
title_full_unstemmed |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". |
title_sort |
Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line". |
author |
Vida Noronha, Robinson |
author_facet |
Vida Noronha, Robinson Torres Fernandes, Clovis |
author_role |
author |
author2 |
Torres Fernandes, Clovis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vida Noronha, Robinson Torres Fernandes, Clovis |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Educação a distância |
topic |
Educação a distância Educação a distância |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor. |
description |
A educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138 10.17143/rbaad.v2i0.138 |
url |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v2i0.138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138/31 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v2i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1626664478202396672 |