Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vida Noronha, Robinson
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Torres Fernandes, Clovis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138
Resumo: A educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor.
id ABED-1_8d8211ebe768b34f4e530f035d2a8e8e
oai_identifier_str oai:seer.abed.net.br:article/138
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".Educação a distânciaEducação a distânciaA educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaVida Noronha, RobinsonTorres Fernandes, Clovis2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/13810.17143/rbaad.v2i0.138Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138/31Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T16:20:32Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
title Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
spellingShingle Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
Vida Noronha, Robinson
Educação a distância
Educação a distância
title_short Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
title_full Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
title_fullStr Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
title_full_unstemmed Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
title_sort Modelo para Estruturar e Gerenciar a Comunicação de Aprendizes durante as atividades de resolução de problemas em Ambientes de Aprendizagem "on-line".
author Vida Noronha, Robinson
author_facet Vida Noronha, Robinson
Torres Fernandes, Clovis
author_role author
author2 Torres Fernandes, Clovis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vida Noronha, Robinson
Torres Fernandes, Clovis
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Educação a distância
topic Educação a distância
Educação a distância
dc.description.none.fl_txt_mv A educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor.
description A educação a distância permite que aprendizes troquem mensagens entre si e com o instrutor de forma síncrona e assíncrona. O instrutor sobrecarrega-se de trabalho ao tentar acompanhar essas mensagens no ambiente do treinamento via Internet. As funções de gerenciamento, estruturação e monitoramento dessas mensagens têm sido desempenhadas, com limitações, por diversos ambientes de aprendizagem "on-line". A shell de ensino apresentada nesse trabalho emprega a técnica da Comunicação Estrutural. Essa técnica simula o diálogo entre o aprendiz-professor e aprendiz-aprendiz de forma estruturada. Na Comunicação Estrutural, o professor interage com o aluno apenas nas questões mais relevantes ou difíceis do domínio, as questões triviais são atendidas pela shell de ensino. Espera-se, com este ambiente, diminuir a sobrecarga de trabalho do professor nas suas atividades da Educação a Distância. Palavras-Chave: Ambiente de Ensino, Comunicação Estrutural, Diálogo Aprendiz-Tutor.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138
10.17143/rbaad.v2i0.138
url http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v2i0.138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/138/31
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v2i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1626664478202396672