COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: A. Amorim, Joni
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Machado, Carlos, G. S. Miskulin, Rosana, S. Miskulin., Mauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/119
Resumo: Mapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.
id ABED-1_d3f51ada45332f3339f5c4266f533c58
oai_identifier_str oai:seer.abed.net.br:article/119
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertextoMapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaA. Amorim, JoniMachado, CarlosG. S. Miskulin, RosanaS. Miskulin., Mauro2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/11910.17143/rbaad.v2i0.119Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/119/22Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T16:20:32Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
title COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
spellingShingle COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
A. Amorim, Joni
title_short COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
title_full COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
title_fullStr COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
title_full_unstemmed COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
title_sort COMA: conceitos, mapas e autoria de material instrucional em hipertexto
author A. Amorim, Joni
author_facet A. Amorim, Joni
Machado, Carlos
G. S. Miskulin, Rosana
S. Miskulin., Mauro
author_role author
author2 Machado, Carlos
G. S. Miskulin, Rosana
S. Miskulin., Mauro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv A. Amorim, Joni
Machado, Carlos
G. S. Miskulin, Rosana
S. Miskulin., Mauro
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv Mapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.
description Mapas conceituais são representações não-lingüísticas que auxiliam nos processos de ensino e de aprendizagem assim como na representação do conhecimento. Neste artigo, descrevem-se brevemente as funcionalidades do software COMA, um ambiente gratuito para usuários registrados que tenham propósitos de educação e pesquisa; este se baseia no uso de mapas conceituais e permite a autoria de material instrucional para publicação em hipertexto. A partir do mapa conceitual, aulas, por exemplo, podem ser geradas em documentos em hipertexto (páginas em HTML) que indexam os inúmeros arquivos de texto, imagem, animação, etc., de forma que seja aumentada a produtividade do usuário.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/119
10.17143/rbaad.v2i0.119
url http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/119
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v2i0.119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/119/22
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v2i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1626664478231756800