Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Beto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/139
Resumo: Este artigo define três aspectos tecnológicos dos modernos sistemas de E-learning, descreve sua importância para a eficiência de tais sistemas e examina como estes desenvolvimentos devem ser levados em conta no processo de design de produtos eficazes de E-learning. Com o crescimento mundial do mercado de E-learning, novas ferramentas, padrões e conceitos vem surgindo com intuito de otimizar a produção de soluções educacionais. Planejar, estruturar e produzir soluções completas para este mercado passa agora pelo crivo de certos requisitos antes inexistentes. Termos como LMS, SCORM, AICC e Learning Objects precisam estar enraizados na cultura de desenvolvedores de aplicações em E-learning para que seu produto tenha uma real validade e uma estrutura eficiente. Recentemente o desenvolvimento de um curso online assemelhava-se a de um website institucional padrão, onde eram levados em consideração apenas as restrições tecnológicas encontradas na mídia online. Agora, além da modelagem de usuários e de tarefas encontradas em ambos os planejamentos, é necessário se levar em conta questões na arquitetura da informação, marcação e aproveitamento correto do conteúdo que estará se relacionando diretamente com as ferramentas administrativas utilizadas especificamente para o E-learning dentro de uma instituição. Este trabalho visa conceituar os elementos presentes em uma estrutura de um projeto de E-learning e vislumbrar a necessidade da participação do Designer interativo no processo desde seu início. As soluções apresentadas neste trabalho contaram com participação direta do autor em seu planejamento e desenvolvimento.
id ABED-1_fea1c6707e95f8b7e8013ab83aa3f68f
oai_identifier_str oai:seer.abed.net.br:article/139
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
spelling Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o DesignEste artigo define três aspectos tecnológicos dos modernos sistemas de E-learning, descreve sua importância para a eficiência de tais sistemas e examina como estes desenvolvimentos devem ser levados em conta no processo de design de produtos eficazes de E-learning. Com o crescimento mundial do mercado de E-learning, novas ferramentas, padrões e conceitos vem surgindo com intuito de otimizar a produção de soluções educacionais. Planejar, estruturar e produzir soluções completas para este mercado passa agora pelo crivo de certos requisitos antes inexistentes. Termos como LMS, SCORM, AICC e Learning Objects precisam estar enraizados na cultura de desenvolvedores de aplicações em E-learning para que seu produto tenha uma real validade e uma estrutura eficiente. Recentemente o desenvolvimento de um curso online assemelhava-se a de um website institucional padrão, onde eram levados em consideração apenas as restrições tecnológicas encontradas na mídia online. Agora, além da modelagem de usuários e de tarefas encontradas em ambos os planejamentos, é necessário se levar em conta questões na arquitetura da informação, marcação e aproveitamento correto do conteúdo que estará se relacionando diretamente com as ferramentas administrativas utilizadas especificamente para o E-learning dentro de uma instituição. Este trabalho visa conceituar os elementos presentes em uma estrutura de um projeto de E-learning e vislumbrar a necessidade da participação do Designer interativo no processo desde seu início. As soluções apresentadas neste trabalho contaram com participação direta do autor em seu planejamento e desenvolvimento.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a DistânciaLucena, Beto2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/13910.17143/rbaad.v2i0.139Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/139/32Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-23T16:20:32Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
title Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
spellingShingle Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
Lucena, Beto
title_short Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
title_full Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
title_fullStr Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
title_full_unstemmed Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
title_sort Novas Tecnologias no E-learning: Desafios e Oportunidades para o Design
author Lucena, Beto
author_facet Lucena, Beto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Beto
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo define três aspectos tecnológicos dos modernos sistemas de E-learning, descreve sua importância para a eficiência de tais sistemas e examina como estes desenvolvimentos devem ser levados em conta no processo de design de produtos eficazes de E-learning. Com o crescimento mundial do mercado de E-learning, novas ferramentas, padrões e conceitos vem surgindo com intuito de otimizar a produção de soluções educacionais. Planejar, estruturar e produzir soluções completas para este mercado passa agora pelo crivo de certos requisitos antes inexistentes. Termos como LMS, SCORM, AICC e Learning Objects precisam estar enraizados na cultura de desenvolvedores de aplicações em E-learning para que seu produto tenha uma real validade e uma estrutura eficiente. Recentemente o desenvolvimento de um curso online assemelhava-se a de um website institucional padrão, onde eram levados em consideração apenas as restrições tecnológicas encontradas na mídia online. Agora, além da modelagem de usuários e de tarefas encontradas em ambos os planejamentos, é necessário se levar em conta questões na arquitetura da informação, marcação e aproveitamento correto do conteúdo que estará se relacionando diretamente com as ferramentas administrativas utilizadas especificamente para o E-learning dentro de uma instituição. Este trabalho visa conceituar os elementos presentes em uma estrutura de um projeto de E-learning e vislumbrar a necessidade da participação do Designer interativo no processo desde seu início. As soluções apresentadas neste trabalho contaram com participação direta do autor em seu planejamento e desenvolvimento.
description Este artigo define três aspectos tecnológicos dos modernos sistemas de E-learning, descreve sua importância para a eficiência de tais sistemas e examina como estes desenvolvimentos devem ser levados em conta no processo de design de produtos eficazes de E-learning. Com o crescimento mundial do mercado de E-learning, novas ferramentas, padrões e conceitos vem surgindo com intuito de otimizar a produção de soluções educacionais. Planejar, estruturar e produzir soluções completas para este mercado passa agora pelo crivo de certos requisitos antes inexistentes. Termos como LMS, SCORM, AICC e Learning Objects precisam estar enraizados na cultura de desenvolvedores de aplicações em E-learning para que seu produto tenha uma real validade e uma estrutura eficiente. Recentemente o desenvolvimento de um curso online assemelhava-se a de um website institucional padrão, onde eram levados em consideração apenas as restrições tecnológicas encontradas na mídia online. Agora, além da modelagem de usuários e de tarefas encontradas em ambos os planejamentos, é necessário se levar em conta questões na arquitetura da informação, marcação e aproveitamento correto do conteúdo que estará se relacionando diretamente com as ferramentas administrativas utilizadas especificamente para o E-learning dentro de uma instituição. Este trabalho visa conceituar os elementos presentes em uma estrutura de um projeto de E-learning e vislumbrar a necessidade da participação do Designer interativo no processo desde seu início. As soluções apresentadas neste trabalho contaram com participação direta do autor em seu planejamento e desenvolvimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/139
10.17143/rbaad.v2i0.139
url http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/139
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v2i0.139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/139/32
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v2i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1626664478214979584