Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Lucena, Beto |
Data de Publicação: |
2008 |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: |
http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/139
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Resumo: |
Este artigo define três aspectos tecnológicos dos modernos sistemas de E-learning, descreve sua importância para a eficiência de tais sistemas e examina como estes desenvolvimentos devem ser levados em conta no processo de design de produtos eficazes de E-learning. Com o crescimento mundial do mercado de E-learning, novas ferramentas, padrões e conceitos vem surgindo com intuito de otimizar a produção de soluções educacionais. Planejar, estruturar e produzir soluções completas para este mercado passa agora pelo crivo de certos requisitos antes inexistentes. Termos como LMS, SCORM, AICC e Learning Objects precisam estar enraizados na cultura de desenvolvedores de aplicações em E-learning para que seu produto tenha uma real validade e uma estrutura eficiente. Recentemente o desenvolvimento de um curso online assemelhava-se a de um website institucional padrão, onde eram levados em consideração apenas as restrições tecnológicas encontradas na mídia online. Agora, além da modelagem de usuários e de tarefas encontradas em ambos os planejamentos, é necessário se levar em conta questões na arquitetura da informação, marcação e aproveitamento correto do conteúdo que estará se relacionando diretamente com as ferramentas administrativas utilizadas especificamente para o E-learning dentro de uma instituição. Este trabalho visa conceituar os elementos presentes em uma estrutura de um projeto de E-learning e vislumbrar a necessidade da participação do Designer interativo no processo desde seu início. As soluções apresentadas neste trabalho contaram com participação direta do autor em seu planejamento e desenvolvimento. |