Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Glauce Cerqueira Corrêa da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Koch,Hilton Augusto, Sousa,Evandro Guimarães de, Gasparetto,Emerson, Buys,Rogério Christiano
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200003
Resumo: INTRODUÇÃO: No programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a falta de maturidade psicológica ocasiona insegurança e ansiedade quanto ao futuro. Os profissionais de saúde mental, em conjunto com o estafe e preceptores deste curso, é responsável pelo suporte nas vivências profissionais. OBJETIVO: Identificar os níveis de ansiedade e depressão, e sua interferência na motivação e no desempenho curricular dos alunos. MATERIAL E MÉTODO: Foi aplicado um questionário com 11 perguntas e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). RESULTADOS: Observou-se que 50% dos alunos apresentaram ansiedade e outros 50% não apresentaram. Na escala de depressão, 56% dos alunos apresentaram depressão quanto à atuação profissional e acadêmica. CONCLUSÃO: O baixo desempenho acadêmico e profissional está ligado à vivência de um processo estressor, desencade ado por falta de determinação e organização dos alunos, e problemas socioeconômicos e familiares que originam um processo ansiogênico e/ou depressivo, desestruturando o desempenho do aluno durante a sua especialização.
id ABEM-1_d75e341f4f39cb9d8262f8f8d23e5571
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000200003
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por ImagemResidência MédicaInternato e ResidênciaAnsiedadeDepressãoINTRODUÇÃO: No programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a falta de maturidade psicológica ocasiona insegurança e ansiedade quanto ao futuro. Os profissionais de saúde mental, em conjunto com o estafe e preceptores deste curso, é responsável pelo suporte nas vivências profissionais. OBJETIVO: Identificar os níveis de ansiedade e depressão, e sua interferência na motivação e no desempenho curricular dos alunos. MATERIAL E MÉTODO: Foi aplicado um questionário com 11 perguntas e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). RESULTADOS: Observou-se que 50% dos alunos apresentaram ansiedade e outros 50% não apresentaram. Na escala de depressão, 56% dos alunos apresentaram depressão quanto à atuação profissional e acadêmica. CONCLUSÃO: O baixo desempenho acadêmico e profissional está ligado à vivência de um processo estressor, desencade ado por falta de determinação e organização dos alunos, e problemas socioeconômicos e familiares que originam um processo ansiogênico e/ou depressivo, desestruturando o desempenho do aluno durante a sua especialização.Associação Brasileira de Educação Médica2010-06-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200003Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000200003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Glauce Cerqueira Corrêa daKoch,Hilton AugustoSousa,Evandro Guimarães deGasparetto,EmersonBuys,Rogério Christianopor2010-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000200003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
spellingShingle Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Silva,Glauce Cerqueira Corrêa da
Residência Médica
Internato e Residência
Ansiedade
Depressão
title_short Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_full Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_fullStr Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_full_unstemmed Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
title_sort Ansiedade e depressão em residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
author Silva,Glauce Cerqueira Corrêa da
author_facet Silva,Glauce Cerqueira Corrêa da
Koch,Hilton Augusto
Sousa,Evandro Guimarães de
Gasparetto,Emerson
Buys,Rogério Christiano
author_role author
author2 Koch,Hilton Augusto
Sousa,Evandro Guimarães de
Gasparetto,Emerson
Buys,Rogério Christiano
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Glauce Cerqueira Corrêa da
Koch,Hilton Augusto
Sousa,Evandro Guimarães de
Gasparetto,Emerson
Buys,Rogério Christiano
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Médica
Internato e Residência
Ansiedade
Depressão
topic Residência Médica
Internato e Residência
Ansiedade
Depressão
description INTRODUÇÃO: No programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a falta de maturidade psicológica ocasiona insegurança e ansiedade quanto ao futuro. Os profissionais de saúde mental, em conjunto com o estafe e preceptores deste curso, é responsável pelo suporte nas vivências profissionais. OBJETIVO: Identificar os níveis de ansiedade e depressão, e sua interferência na motivação e no desempenho curricular dos alunos. MATERIAL E MÉTODO: Foi aplicado um questionário com 11 perguntas e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). RESULTADOS: Observou-se que 50% dos alunos apresentaram ansiedade e outros 50% não apresentaram. Na escala de depressão, 56% dos alunos apresentaram depressão quanto à atuação profissional e acadêmica. CONCLUSÃO: O baixo desempenho acadêmico e profissional está ligado à vivência de um processo estressor, desencade ado por falta de determinação e organização dos alunos, e problemas socioeconômicos e familiares que originam um processo ansiogênico e/ou depressivo, desestruturando o desempenho do aluno durante a sua especialização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.2 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004272492544