ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2014 |
Other Authors: | , , , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400010 |
Summary: | As modificações da medicina tornaram o conhecimento biomédico soberano, gerando a perda da relação médico-paciente, o que fomentou o movimento pela humanização. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), formou-se o projeto de extensão "ProCura - a arte da vida", a fim de implementar a humanização entre os alunos e em suas relações profissionais. Seus objetivos se baseiam nos pilares: relação estudante-paciente, relação estudante-estudante e formação teórico-reflexiva, e se subdividem nos grupos Cineclube, Clown e Contação de Histórias. De 2010 a 2012, 79 alunos participaram e atenderam 905 pacientes, 505 acompanhantes e 107 funcionários. Apesar de limitações de alcance no que concerne a atingir todos os alunos do Setor de Ciências da Saúde, o projeto pretende fomentar a discussão entre grupos e que seus ideais e atividades se espalhem e permeiem o meio acadêmico. |
id |
ABEM-1_d170920dacfe722e794a3a1e076bc178 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022014000400010 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúdeHumanização da AssistênciaEducação MédicaRelações Médico-PacienteAs modificações da medicina tornaram o conhecimento biomédico soberano, gerando a perda da relação médico-paciente, o que fomentou o movimento pela humanização. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), formou-se o projeto de extensão "ProCura - a arte da vida", a fim de implementar a humanização entre os alunos e em suas relações profissionais. Seus objetivos se baseiam nos pilares: relação estudante-paciente, relação estudante-estudante e formação teórico-reflexiva, e se subdividem nos grupos Cineclube, Clown e Contação de Histórias. De 2010 a 2012, 79 alunos participaram e atenderam 905 pacientes, 505 acompanhantes e 107 funcionários. Apesar de limitações de alcance no que concerne a atingir todos os alunos do Setor de Ciências da Saúde, o projeto pretende fomentar a discussão entre grupos e que seus ideais e atividades se espalhem e permeiem o meio acadêmico.Associação Brasileira de Educação Médica2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400010Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000400010info:eu-repo/semantics/openAccessRosevics,LeticiaAguiar,Débora AssunçãoBorges,Conrado RegisHasegawa Filho,RobertoYamashita,Thomas SzabóManchak,Ana CristinaAzevedo,Valderílio Feijópor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000400010Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-01-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde |
title |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde |
spellingShingle |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde Rosevics,Leticia Humanização da Assistência Educação Médica Relações Médico-Paciente |
title_short |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde |
title_full |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde |
title_fullStr |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde |
title_full_unstemmed |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde |
title_sort |
ProCura - a arte da vida: um projeto pela humanização na saúde |
author |
Rosevics,Leticia |
author_facet |
Rosevics,Leticia Aguiar,Débora Assunção Borges,Conrado Regis Hasegawa Filho,Roberto Yamashita,Thomas Szabó Manchak,Ana Cristina Azevedo,Valderílio Feijó |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar,Débora Assunção Borges,Conrado Regis Hasegawa Filho,Roberto Yamashita,Thomas Szabó Manchak,Ana Cristina Azevedo,Valderílio Feijó |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosevics,Leticia Aguiar,Débora Assunção Borges,Conrado Regis Hasegawa Filho,Roberto Yamashita,Thomas Szabó Manchak,Ana Cristina Azevedo,Valderílio Feijó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanização da Assistência Educação Médica Relações Médico-Paciente |
topic |
Humanização da Assistência Educação Médica Relações Médico-Paciente |
description |
As modificações da medicina tornaram o conhecimento biomédico soberano, gerando a perda da relação médico-paciente, o que fomentou o movimento pela humanização. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), formou-se o projeto de extensão "ProCura - a arte da vida", a fim de implementar a humanização entre os alunos e em suas relações profissionais. Seus objetivos se baseiam nos pilares: relação estudante-paciente, relação estudante-estudante e formação teórico-reflexiva, e se subdividem nos grupos Cineclube, Clown e Contação de Histórias. De 2010 a 2012, 79 alunos participaram e atenderam 905 pacientes, 505 acompanhantes e 107 funcionários. Apesar de limitações de alcance no que concerne a atingir todos os alunos do Setor de Ciências da Saúde, o projeto pretende fomentar a discussão entre grupos e que seus ideais e atividades se espalhem e permeiem o meio acadêmico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022014000400010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005754130432 |