Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000100133 |
Resumo: | Estudo qualitativo cujo objetivo foi analisar a experiência de estudantes no desenvolvimento das atividades do Estágio Curricular Supervisionado do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. O material foi constituído pelo relatório final dos discentes sobre o estágio desenvolvido. A análise documental foi utilizada para compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes. Foram analisados seis documentos, utilizando-se como referencial a análise de conteúdo temático, na tentativa de identificar significados e obter inferências sobre os documentos produzidos. Os relatos permitiram concluir que a experiência dos discentes foi positiva, contribuindo para a construção de um elo entre a teoria oferecida pela universidade e a prática do serviço. O crescimento pessoal e profissional obtido foi referido pelos estudantes como fundamental para se sentirem capacitados a atuar como profissionais seguros e competentes. |
id |
ABEN-1_8b9bbc7ebf8aeb4acbeeaeb4d90e4e72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672014000100133 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discenteEstudantesCurrículoEnfermagemEnsinoEstudo qualitativo cujo objetivo foi analisar a experiência de estudantes no desenvolvimento das atividades do Estágio Curricular Supervisionado do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. O material foi constituído pelo relatório final dos discentes sobre o estágio desenvolvido. A análise documental foi utilizada para compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes. Foram analisados seis documentos, utilizando-se como referencial a análise de conteúdo temático, na tentativa de identificar significados e obter inferências sobre os documentos produzidos. Os relatos permitiram concluir que a experiência dos discentes foi positiva, contribuindo para a construção de um elo entre a teoria oferecida pela universidade e a prática do serviço. O crescimento pessoal e profissional obtido foi referido pelos estudantes como fundamental para se sentirem capacitados a atuar como profissionais seguros e competentes.Associação Brasileira de Enfermagem2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000100133Revista Brasileira de Enfermagem v.67 n.1 2014reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.5935/0034-7167.20140018info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Tiago Cristiano dePaixão,Fábio Ricardo ConsortiCândido,Elaine CristinaCampos,Claudinei José GomesCeolim,Maria Filomenapor2014-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672014000100133Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-03-31T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente |
title |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente |
spellingShingle |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente Lima,Tiago Cristiano de Estudantes Currículo Enfermagem Ensino |
title_short |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente |
title_full |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente |
title_fullStr |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente |
title_full_unstemmed |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente |
title_sort |
Estágio curricular supervisionado: análise da experiência discente |
author |
Lima,Tiago Cristiano de |
author_facet |
Lima,Tiago Cristiano de Paixão,Fábio Ricardo Consorti Cândido,Elaine Cristina Campos,Claudinei José Gomes Ceolim,Maria Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Paixão,Fábio Ricardo Consorti Cândido,Elaine Cristina Campos,Claudinei José Gomes Ceolim,Maria Filomena |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Tiago Cristiano de Paixão,Fábio Ricardo Consorti Cândido,Elaine Cristina Campos,Claudinei José Gomes Ceolim,Maria Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes Currículo Enfermagem Ensino |
topic |
Estudantes Currículo Enfermagem Ensino |
description |
Estudo qualitativo cujo objetivo foi analisar a experiência de estudantes no desenvolvimento das atividades do Estágio Curricular Supervisionado do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. O material foi constituído pelo relatório final dos discentes sobre o estágio desenvolvido. A análise documental foi utilizada para compreender as experiências vivenciadas pelos estudantes. Foram analisados seis documentos, utilizando-se como referencial a análise de conteúdo temático, na tentativa de identificar significados e obter inferências sobre os documentos produzidos. Os relatos permitiram concluir que a experiência dos discentes foi positiva, contribuindo para a construção de um elo entre a teoria oferecida pela universidade e a prática do serviço. O crescimento pessoal e profissional obtido foi referido pelos estudantes como fundamental para se sentirem capacitados a atuar como profissionais seguros e competentes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000100133 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000100133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7167.20140018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.67 n.1 2014 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303031880450048 |