Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Production |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003 |
Resumo: | O artigo analisa a estratégia utilizada pela ALE Combustíveis em uma operação desenhada para vender lubrificantes automotivos em sua rede de postos. O estudo avalia as alianças efetuadas com a Elf e posteriormente com a AC Delco, revelando as motivações, escolha dos parceiros, desenho do modelo de relacionamento, gestão das alianças e avaliação do modelo adotado, confrontando a experiência prática com as prescrições da literatura. O modelo adotado, denominado broker, caracteriza-se pela preservação da autonomia das marcas, com a ALE aportando sua estrutura e força de vendas, e o parceiro, a logística de reabastecimento e processamento de pedidos. O método do caso foi adotado como estratégia de pesquisa e o relato revela o acerto na escolha do modelo, porém falhas estratégicas na capacidade operacional e posicionamento do produto, na aliança com a Elf, e na relação de forças no canal, na aliança com a AC Delco, conduziram ao fracasso de ambas as tentativas. |
id |
ABEPRO-1_c87b37c2d299d78a485fd3f46323ed98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-65132010000200003 |
network_acronym_str |
ABEPRO-1 |
network_name_str |
Production |
repository_id_str |
|
spelling |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.Aliança estratégicaCanais de marketingGerenciamento de aliançasLubrificantesO artigo analisa a estratégia utilizada pela ALE Combustíveis em uma operação desenhada para vender lubrificantes automotivos em sua rede de postos. O estudo avalia as alianças efetuadas com a Elf e posteriormente com a AC Delco, revelando as motivações, escolha dos parceiros, desenho do modelo de relacionamento, gestão das alianças e avaliação do modelo adotado, confrontando a experiência prática com as prescrições da literatura. O modelo adotado, denominado broker, caracteriza-se pela preservação da autonomia das marcas, com a ALE aportando sua estrutura e força de vendas, e o parceiro, a logística de reabastecimento e processamento de pedidos. O método do caso foi adotado como estratégia de pesquisa e o relato revela o acerto na escolha do modelo, porém falhas estratégicas na capacidade operacional e posicionamento do produto, na aliança com a Elf, e na relação de forças no canal, na aliança com a AC Delco, conduziram ao fracasso de ambas as tentativas.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003Production v.20 n.2 2010reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132010005000021info:eu-repo/semantics/openAccessCotta,Carlos Eduardo GarciaDalto,Edson Josépor2010-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132010000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2010-07-05T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. |
title |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. |
spellingShingle |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. Cotta,Carlos Eduardo Garcia Aliança estratégica Canais de marketing Gerenciamento de alianças Lubrificantes |
title_short |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. |
title_full |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. |
title_fullStr |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. |
title_full_unstemmed |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. |
title_sort |
Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A. |
author |
Cotta,Carlos Eduardo Garcia |
author_facet |
Cotta,Carlos Eduardo Garcia Dalto,Edson José |
author_role |
author |
author2 |
Dalto,Edson José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotta,Carlos Eduardo Garcia Dalto,Edson José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aliança estratégica Canais de marketing Gerenciamento de alianças Lubrificantes |
topic |
Aliança estratégica Canais de marketing Gerenciamento de alianças Lubrificantes |
description |
O artigo analisa a estratégia utilizada pela ALE Combustíveis em uma operação desenhada para vender lubrificantes automotivos em sua rede de postos. O estudo avalia as alianças efetuadas com a Elf e posteriormente com a AC Delco, revelando as motivações, escolha dos parceiros, desenho do modelo de relacionamento, gestão das alianças e avaliação do modelo adotado, confrontando a experiência prática com as prescrições da literatura. O modelo adotado, denominado broker, caracteriza-se pela preservação da autonomia das marcas, com a ALE aportando sua estrutura e força de vendas, e o parceiro, a logística de reabastecimento e processamento de pedidos. O método do caso foi adotado como estratégia de pesquisa e o relato revela o acerto na escolha do modelo, porém falhas estratégicas na capacidade operacional e posicionamento do produto, na aliança com a Elf, e na relação de forças no canal, na aliança com a AC Delco, conduziram ao fracasso de ambas as tentativas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-65132010005000021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção |
dc.source.none.fl_str_mv |
Production v.20 n.2 2010 reponame:Production instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) instacron:ABEPRO |
instname_str |
Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
instacron_str |
ABEPRO |
institution |
ABEPRO |
reponame_str |
Production |
collection |
Production |
repository.name.fl_str_mv |
Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||production@editoracubo.com.br |
_version_ |
1754213150898520064 |