Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta,Carlos Eduardo Garcia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dalto,Edson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Production
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003
Resumo: O artigo analisa a estratégia utilizada pela ALE Combustíveis em uma operação desenhada para vender lubrificantes automotivos em sua rede de postos. O estudo avalia as alianças efetuadas com a Elf e posteriormente com a AC Delco, revelando as motivações, escolha dos parceiros, desenho do modelo de relacionamento, gestão das alianças e avaliação do modelo adotado, confrontando a experiência prática com as prescrições da literatura. O modelo adotado, denominado broker, caracteriza-se pela preservação da autonomia das marcas, com a ALE aportando sua estrutura e força de vendas, e o parceiro, a logística de reabastecimento e processamento de pedidos. O método do caso foi adotado como estratégia de pesquisa e o relato revela o acerto na escolha do modelo, porém falhas estratégicas na capacidade operacional e posicionamento do produto, na aliança com a Elf, e na relação de forças no canal, na aliança com a AC Delco, conduziram ao fracasso de ambas as tentativas.
id ABEPRO-1_c87b37c2d299d78a485fd3f46323ed98
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-65132010000200003
network_acronym_str ABEPRO-1
network_name_str Production
repository_id_str
spelling Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.Aliança estratégicaCanais de marketingGerenciamento de aliançasLubrificantesO artigo analisa a estratégia utilizada pela ALE Combustíveis em uma operação desenhada para vender lubrificantes automotivos em sua rede de postos. O estudo avalia as alianças efetuadas com a Elf e posteriormente com a AC Delco, revelando as motivações, escolha dos parceiros, desenho do modelo de relacionamento, gestão das alianças e avaliação do modelo adotado, confrontando a experiência prática com as prescrições da literatura. O modelo adotado, denominado broker, caracteriza-se pela preservação da autonomia das marcas, com a ALE aportando sua estrutura e força de vendas, e o parceiro, a logística de reabastecimento e processamento de pedidos. O método do caso foi adotado como estratégia de pesquisa e o relato revela o acerto na escolha do modelo, porém falhas estratégicas na capacidade operacional e posicionamento do produto, na aliança com a Elf, e na relação de forças no canal, na aliança com a AC Delco, conduziram ao fracasso de ambas as tentativas.Associação Brasileira de Engenharia de Produção2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003Production v.20 n.2 2010reponame:Productioninstname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)instacron:ABEPRO10.1590/S0103-65132010005000021info:eu-repo/semantics/openAccessCotta,Carlos Eduardo GarciaDalto,Edson Josépor2010-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S0103-65132010000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/prod/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||production@editoracubo.com.br1980-54110103-6513opendoar:2010-07-05T00:00Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
title Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
spellingShingle Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
Cotta,Carlos Eduardo Garcia
Aliança estratégica
Canais de marketing
Gerenciamento de alianças
Lubrificantes
title_short Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
title_full Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
title_fullStr Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
title_full_unstemmed Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
title_sort Aliança estratégica no canal de marketing: o caso ALE Combustíveis S.A.
author Cotta,Carlos Eduardo Garcia
author_facet Cotta,Carlos Eduardo Garcia
Dalto,Edson José
author_role author
author2 Dalto,Edson José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta,Carlos Eduardo Garcia
Dalto,Edson José
dc.subject.por.fl_str_mv Aliança estratégica
Canais de marketing
Gerenciamento de alianças
Lubrificantes
topic Aliança estratégica
Canais de marketing
Gerenciamento de alianças
Lubrificantes
description O artigo analisa a estratégia utilizada pela ALE Combustíveis em uma operação desenhada para vender lubrificantes automotivos em sua rede de postos. O estudo avalia as alianças efetuadas com a Elf e posteriormente com a AC Delco, revelando as motivações, escolha dos parceiros, desenho do modelo de relacionamento, gestão das alianças e avaliação do modelo adotado, confrontando a experiência prática com as prescrições da literatura. O modelo adotado, denominado broker, caracteriza-se pela preservação da autonomia das marcas, com a ALE aportando sua estrutura e força de vendas, e o parceiro, a logística de reabastecimento e processamento de pedidos. O método do caso foi adotado como estratégia de pesquisa e o relato revela o acerto na escolha do modelo, porém falhas estratégicas na capacidade operacional e posicionamento do produto, na aliança com a Elf, e na relação de forças no canal, na aliança com a AC Delco, conduziram ao fracasso de ambas as tentativas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-65132010005000021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv Production v.20 n.2 2010
reponame:Production
instname:Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron:ABEPRO
instname_str Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
instacron_str ABEPRO
institution ABEPRO
reponame_str Production
collection Production
repository.name.fl_str_mv Production - Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO)
repository.mail.fl_str_mv ||production@editoracubo.com.br
_version_ 1754213150898520064