Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coltro,Leda
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Buratin,Ana Elisa P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Polímeros (São Carlos. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282004000300018
Resumo: Os óleos comestíveis são produtos alimentícios sensíveis à luz, pois estão sujeitos à degradação por foto-oxidação, cujas conseqüências são escurecimento do produto e alteração de aroma e sabor, levando à rejeição do produto. Assim, quando os óleos são acondicionados em embalagens transparentes, a foto-oxidação torna-se a principal causa da deterioração oxidativa devido ao efeito da luz, encurtando a vida-de-prateleira do produto e daí surgindo a necessidade da utilização de absorvedores de UV, substâncias incolores que, quando incorporadas ao material da embalagem, absorvem a energia UV incidente ou inativam cromóforos excitados protegendo o produto. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a barreira à luz de embalagens de PET disponíveis no mercado brasileiro utilizadas para o acondicionamento de óleo comestível por meio da obtenção de espectros de transmissão de luz especular no UV-Visível. As embalagens que apresentaram barreira à luz foram submetidas a ensaios analíticos com a finalidade de identificação e quantificação do aditivo utilizado. Os aditivos absorvedores de UV identificados nas embalagens plásticas foram relacionados quanto à restrição de uso e limites de composição estabelecidos pela Resolução 105 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Com isso foi possível fazer um diagnóstico do uso de absorvedores de UV em embalagens de PET utilizadas para o acondicionamento de óleo comestível disponíveis no mercado brasileiro.
id ABPO-1_fb4a72eb3815df63c339b2af25fcc4e9
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-14282004000300018
network_acronym_str ABPO-1
network_name_str Polímeros (São Carlos. Online)
repository_id_str
spelling Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luzPETembalagens plásticasóleo comestívelabsorvedor de UVOs óleos comestíveis são produtos alimentícios sensíveis à luz, pois estão sujeitos à degradação por foto-oxidação, cujas conseqüências são escurecimento do produto e alteração de aroma e sabor, levando à rejeição do produto. Assim, quando os óleos são acondicionados em embalagens transparentes, a foto-oxidação torna-se a principal causa da deterioração oxidativa devido ao efeito da luz, encurtando a vida-de-prateleira do produto e daí surgindo a necessidade da utilização de absorvedores de UV, substâncias incolores que, quando incorporadas ao material da embalagem, absorvem a energia UV incidente ou inativam cromóforos excitados protegendo o produto. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a barreira à luz de embalagens de PET disponíveis no mercado brasileiro utilizadas para o acondicionamento de óleo comestível por meio da obtenção de espectros de transmissão de luz especular no UV-Visível. As embalagens que apresentaram barreira à luz foram submetidas a ensaios analíticos com a finalidade de identificação e quantificação do aditivo utilizado. Os aditivos absorvedores de UV identificados nas embalagens plásticas foram relacionados quanto à restrição de uso e limites de composição estabelecidos pela Resolução 105 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Com isso foi possível fazer um diagnóstico do uso de absorvedores de UV em embalagens de PET utilizadas para o acondicionamento de óleo comestível disponíveis no mercado brasileiro.Associação Brasileira de Polímeros2004-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282004000300018Polímeros v.14 n.3 2004reponame:Polímeros (São Carlos. Online)instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)instacron:ABPO10.1590/S0104-14282004000300018info:eu-repo/semantics/openAccessColtro,LedaBuratin,Ana Elisa P.por2004-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S0104-14282004000300018Revistahttp://www.scielo.br/pohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpol.org.br1678-51690104-1428opendoar:2004-09-29T00:00Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)false
dc.title.none.fl_str_mv Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
title Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
spellingShingle Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
Coltro,Leda
PET
embalagens plásticas
óleo comestível
absorvedor de UV
title_short Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
title_full Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
title_fullStr Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
title_full_unstemmed Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
title_sort Garrafas de PET para óleo comestível: avaliação da barreira à luz
author Coltro,Leda
author_facet Coltro,Leda
Buratin,Ana Elisa P.
author_role author
author2 Buratin,Ana Elisa P.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coltro,Leda
Buratin,Ana Elisa P.
dc.subject.por.fl_str_mv PET
embalagens plásticas
óleo comestível
absorvedor de UV
topic PET
embalagens plásticas
óleo comestível
absorvedor de UV
description Os óleos comestíveis são produtos alimentícios sensíveis à luz, pois estão sujeitos à degradação por foto-oxidação, cujas conseqüências são escurecimento do produto e alteração de aroma e sabor, levando à rejeição do produto. Assim, quando os óleos são acondicionados em embalagens transparentes, a foto-oxidação torna-se a principal causa da deterioração oxidativa devido ao efeito da luz, encurtando a vida-de-prateleira do produto e daí surgindo a necessidade da utilização de absorvedores de UV, substâncias incolores que, quando incorporadas ao material da embalagem, absorvem a energia UV incidente ou inativam cromóforos excitados protegendo o produto. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a barreira à luz de embalagens de PET disponíveis no mercado brasileiro utilizadas para o acondicionamento de óleo comestível por meio da obtenção de espectros de transmissão de luz especular no UV-Visível. As embalagens que apresentaram barreira à luz foram submetidas a ensaios analíticos com a finalidade de identificação e quantificação do aditivo utilizado. Os aditivos absorvedores de UV identificados nas embalagens plásticas foram relacionados quanto à restrição de uso e limites de composição estabelecidos pela Resolução 105 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Com isso foi possível fazer um diagnóstico do uso de absorvedores de UV em embalagens de PET utilizadas para o acondicionamento de óleo comestível disponíveis no mercado brasileiro.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282004000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282004000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-14282004000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
dc.source.none.fl_str_mv Polímeros v.14 n.3 2004
reponame:Polímeros (São Carlos. Online)
instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron:ABPO
instname_str Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron_str ABPO
institution ABPO
reponame_str Polímeros (São Carlos. Online)
collection Polímeros (São Carlos. Online)
repository.name.fl_str_mv Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpol.org.br
_version_ 1754212584017362944