Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Líbano,Elaine V. D. G.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Visconte,Leila L. Y., Pacheco,Élen B. A. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Polímeros (São Carlos. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282012000500006
Resumo: Uma argila bentonita policatiônica nacional foi utilizada para a produção de uma argila organofílica, obtida a partir da síntese com o sal de amônio quaternário, cloreto de cetiltrimetilamônio. A argila tratada com o sal orgânico (BENT-org) e a não tratada (BENT) foram caracterizadas por espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR) e difratometria de raios X (DRX). Posteriormente, as argilas foram misturadas com o polipropileno (PP) pelo método de intercalação por fusão em uma extrusora dupla-rosca co-rotativa. Os compósitos foram caracterizados pelas técnicas de DRX, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e análise termogravimétrica (TGA). Os resultados de FTIR e DRX mostraram a presença dos grupos característicos do sal de amônio e a intercalação deste entre as camadas do argilomineral. As análises de DRX dos compósitos com 3 e 5% em massa de BENT-org evidenciaram a presença de picos deslocados para regiões de baixo ângulo, sugerindo a intercalação das cadeias do polímero entre as camadas da argila. Os resultados de DSC indicaram que a argila pode ter atuado como agente nucleante devido ao aumento na Tcc (temperatura de cristalização no resfriamento) dos compósitos. De acordo com os resultados de TG, constatou-se que a incorporação da argila ao PP melhorou a estabilidade térmica do polímero nos compósitos com 5% em massa de BENT e 3 e 5% em massa de BENT-org.
id ABPO-1_37e6b33bba9f2f2555452ad64ac42425
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-14282012000500006
network_acronym_str ABPO-1
network_name_str Polímeros (São Carlos. Online)
repository_id_str
spelling Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílicaBentonita organofílicapolipropilenocompósitosUma argila bentonita policatiônica nacional foi utilizada para a produção de uma argila organofílica, obtida a partir da síntese com o sal de amônio quaternário, cloreto de cetiltrimetilamônio. A argila tratada com o sal orgânico (BENT-org) e a não tratada (BENT) foram caracterizadas por espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR) e difratometria de raios X (DRX). Posteriormente, as argilas foram misturadas com o polipropileno (PP) pelo método de intercalação por fusão em uma extrusora dupla-rosca co-rotativa. Os compósitos foram caracterizados pelas técnicas de DRX, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e análise termogravimétrica (TGA). Os resultados de FTIR e DRX mostraram a presença dos grupos característicos do sal de amônio e a intercalação deste entre as camadas do argilomineral. As análises de DRX dos compósitos com 3 e 5% em massa de BENT-org evidenciaram a presença de picos deslocados para regiões de baixo ângulo, sugerindo a intercalação das cadeias do polímero entre as camadas da argila. Os resultados de DSC indicaram que a argila pode ter atuado como agente nucleante devido ao aumento na Tcc (temperatura de cristalização no resfriamento) dos compósitos. De acordo com os resultados de TG, constatou-se que a incorporação da argila ao PP melhorou a estabilidade térmica do polímero nos compósitos com 5% em massa de BENT e 3 e 5% em massa de BENT-org.Associação Brasileira de Polímeros2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282012000500006Polímeros v.22 n.5 2012reponame:Polímeros (São Carlos. Online)instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)instacron:ABPO10.1590/S0104-14282012005000063info:eu-repo/semantics/openAccessLíbano,Elaine V. D. G.Visconte,Leila L. Y.Pacheco,Élen B. A. V.por2013-01-17T00:00:00Zoai:scielo:S0104-14282012000500006Revistahttp://www.scielo.br/pohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpol.org.br1678-51690104-1428opendoar:2013-01-17T00:00Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
title Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
spellingShingle Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
Líbano,Elaine V. D. G.
Bentonita organofílica
polipropileno
compósitos
title_short Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
title_full Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
title_fullStr Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
title_full_unstemmed Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
title_sort Propriedades térmicas de compósitos de polipropileno e bentonita organofílica
author Líbano,Elaine V. D. G.
author_facet Líbano,Elaine V. D. G.
Visconte,Leila L. Y.
Pacheco,Élen B. A. V.
author_role author
author2 Visconte,Leila L. Y.
Pacheco,Élen B. A. V.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Líbano,Elaine V. D. G.
Visconte,Leila L. Y.
Pacheco,Élen B. A. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Bentonita organofílica
polipropileno
compósitos
topic Bentonita organofílica
polipropileno
compósitos
description Uma argila bentonita policatiônica nacional foi utilizada para a produção de uma argila organofílica, obtida a partir da síntese com o sal de amônio quaternário, cloreto de cetiltrimetilamônio. A argila tratada com o sal orgânico (BENT-org) e a não tratada (BENT) foram caracterizadas por espectroscopia de absorção no infravermelho (FTIR) e difratometria de raios X (DRX). Posteriormente, as argilas foram misturadas com o polipropileno (PP) pelo método de intercalação por fusão em uma extrusora dupla-rosca co-rotativa. Os compósitos foram caracterizados pelas técnicas de DRX, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e análise termogravimétrica (TGA). Os resultados de FTIR e DRX mostraram a presença dos grupos característicos do sal de amônio e a intercalação deste entre as camadas do argilomineral. As análises de DRX dos compósitos com 3 e 5% em massa de BENT-org evidenciaram a presença de picos deslocados para regiões de baixo ângulo, sugerindo a intercalação das cadeias do polímero entre as camadas da argila. Os resultados de DSC indicaram que a argila pode ter atuado como agente nucleante devido ao aumento na Tcc (temperatura de cristalização no resfriamento) dos compósitos. De acordo com os resultados de TG, constatou-se que a incorporação da argila ao PP melhorou a estabilidade térmica do polímero nos compósitos com 5% em massa de BENT e 3 e 5% em massa de BENT-org.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282012000500006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282012000500006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-14282012005000063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Polímeros
dc.source.none.fl_str_mv Polímeros v.22 n.5 2012
reponame:Polímeros (São Carlos. Online)
instname:Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron:ABPO
instname_str Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
instacron_str ABPO
institution ABPO
reponame_str Polímeros (São Carlos. Online)
collection Polímeros (São Carlos. Online)
repository.name.fl_str_mv Polímeros (São Carlos. Online) - Associação Brasileira de Polímeros (ABPol)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpol.org.br
_version_ 1754212587365466112