Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Crespim,Henrique |
Data de Publicação: |
2007 |
Outros Autores: |
Azevedo,Margarete F. P.,
David,Luis H.,
Cassu,Silvana N.,
Lourenço,Vera L. |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Polímeros (São Carlos. Online) |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000300012
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Resumo: |
Compósitos de poliuretano e amianto (liner) são utilizados como revestimento interno em paredes de motor-foguete, conferindo proteção térmica e garantindo a adesão entre o propelente e as paredes do motor. No entanto, o uso do amianto tem sido restringido devido à sua toxidade. No presente trabalho, o amianto foi substituído por um silicato de alumínio hidratado (SA) e pelo grafite expansível (GE) em diferentes teores no liner. Resultados de análise termogravimétrica (TG) mostraram que a estabilidade térmica do liner praticamente não é afetada pela substituição das cargas, embora a energia de ativação (Ea) obtida para a decomposição tenha mudado, mostrando maiores valores para as amostras contendo as cargas SA e GE. A análise termomecânica (TMA) mostrou que o coeficiente de expansão térmica linear do liner contendo SA foi menor que aquele encontrado para o liner contendo amianto. O liner contendo a carga SA também apresentou os maiores valores de tensão nos testes mecânicos de tração. |