Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite,Diego X.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vieira,Jean M. M., Carvalhais,Viviane O. C., Araújo,Vanessa L., Silva,Paula L. P., Fonseca,Sérgio T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Physical Therapy
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552012000500001
Resumo: CONTEXTUALIZAÇÃO: Rigidez passiva adequada do quadril pode impedir movimentos excessivos dos membros inferiores no plano transverso durante a realização de atividades funcionais. O fortalecimento muscular dos rotadores laterais do quadril poderia ser utilizado na tentativa de aumentar a rigidez dessa articulação. No entanto, a relação entre rigidez passiva e força dos músculos do quadril não está documentada na literatura. OBJETIVO: Investigar a associação entre rigidez passiva do quadril durante o movimento de rotação medial e torque concêntrico dos rotadores laterais dessa articulação em indivíduos saudáveis. MÉTODO: Foram avaliados 26 indivíduos com média de idade de 24,42±2,77 anos. Para quantificação da rigidez passiva do quadril, o torque passivo de resistência durante a rotação medial dessa articulação foi mensurado por um dinamômetro isocinético. A rigidez foi determinada como a inclinação média da curva de torque passivo obtida nos primeiros 20° do movimento. Eletromiografia foi utilizada para verificar o repouso dos músculos do quadril durante esse procedimento. O dinamômetro isocinético também foi utilizado para avaliação do pico de torque e trabalho máximo dos rotadores laterais do quadril em uma amplitude de 55° de rotação. RESULTADOS: Regressões lineares demonstraram coeficientes de correlação r=0,70 (R²=0,50/p<0,001) e r=0,77 (R²=0,59/p<0,001) entre rigidez do quadril e as medidas de pico de torque e trabalho muscular dos rotadores laterais, respectivamente. CONCLUSÕES: Existe associação de moderada a boa entre rigidez passiva do quadril e torque concêntrico dos rotadores laterais dessa articulação. A associação demonstrada sugere que o fortalecimento dos rotadores laterais pode ser eficaz em aumentar a rigidez do quadril.
id ABRA-FT-1_762cf3709ca33771f8f2d567e6bf9cc8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-35552012000500001
network_acronym_str ABRA-FT-1
network_name_str Brazilian Journal of Physical Therapy
repository_id_str
spelling Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadrilrigidez passivaforça muscularquadrildinamômetro de força muscularreabilitaçãoCONTEXTUALIZAÇÃO: Rigidez passiva adequada do quadril pode impedir movimentos excessivos dos membros inferiores no plano transverso durante a realização de atividades funcionais. O fortalecimento muscular dos rotadores laterais do quadril poderia ser utilizado na tentativa de aumentar a rigidez dessa articulação. No entanto, a relação entre rigidez passiva e força dos músculos do quadril não está documentada na literatura. OBJETIVO: Investigar a associação entre rigidez passiva do quadril durante o movimento de rotação medial e torque concêntrico dos rotadores laterais dessa articulação em indivíduos saudáveis. MÉTODO: Foram avaliados 26 indivíduos com média de idade de 24,42±2,77 anos. Para quantificação da rigidez passiva do quadril, o torque passivo de resistência durante a rotação medial dessa articulação foi mensurado por um dinamômetro isocinético. A rigidez foi determinada como a inclinação média da curva de torque passivo obtida nos primeiros 20° do movimento. Eletromiografia foi utilizada para verificar o repouso dos músculos do quadril durante esse procedimento. O dinamômetro isocinético também foi utilizado para avaliação do pico de torque e trabalho máximo dos rotadores laterais do quadril em uma amplitude de 55° de rotação. RESULTADOS: Regressões lineares demonstraram coeficientes de correlação r=0,70 (R²=0,50/p<0,001) e r=0,77 (R²=0,59/p<0,001) entre rigidez do quadril e as medidas de pico de torque e trabalho muscular dos rotadores laterais, respectivamente. CONCLUSÕES: Existe associação de moderada a boa entre rigidez passiva do quadril e torque concêntrico dos rotadores laterais dessa articulação. A associação demonstrada sugere que o fortalecimento dos rotadores laterais pode ser eficaz em aumentar a rigidez do quadril.Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia 2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552012000500001Brazilian Journal of Physical Therapy v.16 n.5 2012reponame:Brazilian Journal of Physical Therapyinstname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)instacron:ABRAPG-FT10.1590/S1413-35552012005000046info:eu-repo/semantics/openAccessLeite,Diego X.Vieira,Jean M. M.Carvalhais,Viviane O. C.Araújo,Vanessa L.Silva,Paula L. P.Fonseca,Sérgio T.por2012-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S1413-35552012000500001Revistahttps://www.scielo.br/j/rbfis/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcontato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br1809-92461413-3555opendoar:2012-10-26T00:00Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
title Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
spellingShingle Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
Leite,Diego X.
rigidez passiva
força muscular
quadril
dinamômetro de força muscular
reabilitação
title_short Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
title_full Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
title_fullStr Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
title_full_unstemmed Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
title_sort Relação entre rigidez articular passiva e torque concêntrico dos rotadores laterais do quadril
author Leite,Diego X.
author_facet Leite,Diego X.
Vieira,Jean M. M.
Carvalhais,Viviane O. C.
Araújo,Vanessa L.
Silva,Paula L. P.
Fonseca,Sérgio T.
author_role author
author2 Vieira,Jean M. M.
Carvalhais,Viviane O. C.
Araújo,Vanessa L.
Silva,Paula L. P.
Fonseca,Sérgio T.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite,Diego X.
Vieira,Jean M. M.
Carvalhais,Viviane O. C.
Araújo,Vanessa L.
Silva,Paula L. P.
Fonseca,Sérgio T.
dc.subject.por.fl_str_mv rigidez passiva
força muscular
quadril
dinamômetro de força muscular
reabilitação
topic rigidez passiva
força muscular
quadril
dinamômetro de força muscular
reabilitação
description CONTEXTUALIZAÇÃO: Rigidez passiva adequada do quadril pode impedir movimentos excessivos dos membros inferiores no plano transverso durante a realização de atividades funcionais. O fortalecimento muscular dos rotadores laterais do quadril poderia ser utilizado na tentativa de aumentar a rigidez dessa articulação. No entanto, a relação entre rigidez passiva e força dos músculos do quadril não está documentada na literatura. OBJETIVO: Investigar a associação entre rigidez passiva do quadril durante o movimento de rotação medial e torque concêntrico dos rotadores laterais dessa articulação em indivíduos saudáveis. MÉTODO: Foram avaliados 26 indivíduos com média de idade de 24,42±2,77 anos. Para quantificação da rigidez passiva do quadril, o torque passivo de resistência durante a rotação medial dessa articulação foi mensurado por um dinamômetro isocinético. A rigidez foi determinada como a inclinação média da curva de torque passivo obtida nos primeiros 20° do movimento. Eletromiografia foi utilizada para verificar o repouso dos músculos do quadril durante esse procedimento. O dinamômetro isocinético também foi utilizado para avaliação do pico de torque e trabalho máximo dos rotadores laterais do quadril em uma amplitude de 55° de rotação. RESULTADOS: Regressões lineares demonstraram coeficientes de correlação r=0,70 (R²=0,50/p<0,001) e r=0,77 (R²=0,59/p<0,001) entre rigidez do quadril e as medidas de pico de torque e trabalho muscular dos rotadores laterais, respectivamente. CONCLUSÕES: Existe associação de moderada a boa entre rigidez passiva do quadril e torque concêntrico dos rotadores laterais dessa articulação. A associação demonstrada sugere que o fortalecimento dos rotadores laterais pode ser eficaz em aumentar a rigidez do quadril.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552012000500001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-35552012000500001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-35552012005000046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Physical Therapy v.16 n.5 2012
reponame:Brazilian Journal of Physical Therapy
instname:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
instacron:ABRAPG-FT
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
instacron_str ABRAPG-FT
institution ABRAPG-FT
reponame_str Brazilian Journal of Physical Therapy
collection Brazilian Journal of Physical Therapy
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Physical Therapy - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-FT)
repository.mail.fl_str_mv contato@rbf-bjpt.org.br||contato@rbf-bjpt.org.br
_version_ 1754575949223952384