Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Achkar,Ana Maria Nunes El
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leme,Vanessa Barbosa Romera, Soares,Adriana Benevides, Yunes,Maria Angela Mattar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417
Resumo: Resumo O estudo comparou alunos com baixo, médio e alto desempenho escolar em relação aos fatores de risco: reprovação escolar e violência intra e extrafamiliar e de proteção: habilidades sociais, autoeficácia e apoio social. Participaram 400 estudantes (M=13,6 anos, DP = 1,22) que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam ao Questionário de informações demográficas, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Percepção de Apoio Social e Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram que alunos com baixo desempenho escolar apresentaram mais fatores de risco e menos fatores de proteção quando comparados aos alunos com médio e alto desempenho escolar. Não foram encontradas diferenças nas habilidades sociais de Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social entre grupos. O estudo discute influências de variáveis pessoais e de contexto dos alunos para o desempenho escolar no final do Ensino Fundamental.
id ABRAPEE-1_f98beac7ee9c8f0682051512ba1be8b4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572017000300417
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamentalResiliênciarendimento escolarensino fundamentalResumo O estudo comparou alunos com baixo, médio e alto desempenho escolar em relação aos fatores de risco: reprovação escolar e violência intra e extrafamiliar e de proteção: habilidades sociais, autoeficácia e apoio social. Participaram 400 estudantes (M=13,6 anos, DP = 1,22) que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam ao Questionário de informações demográficas, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Percepção de Apoio Social e Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram que alunos com baixo desempenho escolar apresentaram mais fatores de risco e menos fatores de proteção quando comparados aos alunos com médio e alto desempenho escolar. Não foram encontradas diferenças nas habilidades sociais de Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social entre grupos. O estudo discute influências de variáveis pessoais e de contexto dos alunos para o desempenho escolar no final do Ensino Fundamental.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392017021311151info:eu-repo/semantics/openAccessAchkar,Ana Maria Nunes ElLeme,Vanessa Barbosa RomeraSoares,Adriana BenevidesYunes,Maria Angela Mattarpor2017-12-15T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572017000300417Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2017-12-15T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
title Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
Achkar,Ana Maria Nunes El
Resiliência
rendimento escolar
ensino fundamental
title_short Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
title_full Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
title_sort Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental
author Achkar,Ana Maria Nunes El
author_facet Achkar,Ana Maria Nunes El
Leme,Vanessa Barbosa Romera
Soares,Adriana Benevides
Yunes,Maria Angela Mattar
author_role author
author2 Leme,Vanessa Barbosa Romera
Soares,Adriana Benevides
Yunes,Maria Angela Mattar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Achkar,Ana Maria Nunes El
Leme,Vanessa Barbosa Romera
Soares,Adriana Benevides
Yunes,Maria Angela Mattar
dc.subject.por.fl_str_mv Resiliência
rendimento escolar
ensino fundamental
topic Resiliência
rendimento escolar
ensino fundamental
description Resumo O estudo comparou alunos com baixo, médio e alto desempenho escolar em relação aos fatores de risco: reprovação escolar e violência intra e extrafamiliar e de proteção: habilidades sociais, autoeficácia e apoio social. Participaram 400 estudantes (M=13,6 anos, DP = 1,22) que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam ao Questionário de informações demográficas, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Percepção de Apoio Social e Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram que alunos com baixo desempenho escolar apresentaram mais fatores de risco e menos fatores de proteção quando comparados aos alunos com médio e alto desempenho escolar. Não foram encontradas diferenças nas habilidades sociais de Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social entre grupos. O estudo discute influências de variáveis pessoais e de contexto dos alunos para o desempenho escolar no final do Ensino Fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392017021311151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.21 n.3 2017
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212606571184128