A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar,Wanda Maria Junqueira de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Soares,Júlio Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora.
id ABRAPEE-1_7256941e984d549c75672925da438190
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572008000100015
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-históricaPsicologiaFormação de professorEnsino fundamentalO objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100015info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar,Wanda Maria Junqueira deSoares,Júlio Ribeiropor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100015Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
title A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
spellingShingle A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
Aguiar,Wanda Maria Junqueira de
Psicologia
Formação de professor
Ensino fundamental
title_short A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
title_full A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
title_fullStr A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
title_full_unstemmed A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
title_sort A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
author Aguiar,Wanda Maria Junqueira de
author_facet Aguiar,Wanda Maria Junqueira de
Soares,Júlio Ribeiro
author_role author
author2 Soares,Júlio Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar,Wanda Maria Junqueira de
Soares,Júlio Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Formação de professor
Ensino fundamental
topic Psicologia
Formação de professor
Ensino fundamental
description O objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-85572008000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212604971057152