A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora. |
id |
ABRAPEE-1_7256941e984d549c75672925da438190 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572008000100015 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-históricaPsicologiaFormação de professorEnsino fundamentalO objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572008000100015info:eu-repo/semantics/openAccessAguiar,Wanda Maria Junqueira deSoares,Júlio Ribeiropor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572008000100015Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-25T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica |
title |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica |
spellingShingle |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica Aguiar,Wanda Maria Junqueira de Psicologia Formação de professor Ensino fundamental |
title_short |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica |
title_full |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica |
title_fullStr |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica |
title_full_unstemmed |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica |
title_sort |
A formação de uma professora do ensino fundamental: contribuições da Psicologia sócio-histórica |
author |
Aguiar,Wanda Maria Junqueira de |
author_facet |
Aguiar,Wanda Maria Junqueira de Soares,Júlio Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Júlio Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar,Wanda Maria Junqueira de Soares,Júlio Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Formação de professor Ensino fundamental |
topic |
Psicologia Formação de professor Ensino fundamental |
description |
O objetivo deste trabalho é discutir os sentidos e significados de uma professora do ensino fundamental acerca da sua formação em serviço. Metodologicamente, utilizou-se a proposta de núcleos de significação, cujo processo de apreensão de sentidos e significados ocorre por meio da sistematização de pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação. Utilizaram-se entrevistas recorrentes com base na fala e em fontes documentais do sujeito. Analisou-se apenas a mediação afetiva na constituição do ser professora. Esse revela aspectos da formação do sujeito articulados à sua docência e ao seu modo de ser professora. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572008000100015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.12 n.1 2008 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212604971057152 |