Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Avila,Geruza Tavares
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Krawulski,Edite, Veriguine,Nadia Rocha, Soares,Dulce Helena Penna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia & Sociedade (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso em um cursinho pré-vestibular popular vinculado a uma Universidade Federal. Considerando a abordagem qualitativa escolhida para o estudo, a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do cursinho, quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, com base na técnica de análise de conteúdo, identificaram o tema projeto, e as categorias de análise expectativas em relação ao futuro profissional e projeto profissional. O projeto se configurou, segundo os dados mostraram, como projeto de "ser alguém", de "ingressar no mundo", de modo intimamente vinculado ao trabalho e ao estudo, sobretudo através do acesso ao ensino superior.
id ABRAPSO-1_39a8851495990a0fc4ce37bd372b2f97
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-71822011000200016
network_acronym_str ABRAPSO-1
network_name_str Psicologia & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popularensino superiorvestibularprojeto profissionalfuturo profissionalEsta pesquisa teve como objetivo identificar as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso em um cursinho pré-vestibular popular vinculado a uma Universidade Federal. Considerando a abordagem qualitativa escolhida para o estudo, a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do cursinho, quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, com base na técnica de análise de conteúdo, identificaram o tema projeto, e as categorias de análise expectativas em relação ao futuro profissional e projeto profissional. O projeto se configurou, segundo os dados mostraram, como projeto de "ser alguém", de "ingressar no mundo", de modo intimamente vinculado ao trabalho e ao estudo, sobretudo através do acesso ao ensino superior.Associação Brasileira de Psicologia Social2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016Psicologia & Sociedade v.23 n.2 2011reponame:Psicologia & Sociedade (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)instacron:ABRAPSO10.1590/S0102-71822011000200016info:eu-repo/semantics/openAccessD'Avila,Geruza TavaresKrawulski,EditeVeriguine,Nadia RochaSoares,Dulce Helena Pennapor2011-11-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-71822011000200016Revistahttps://www.scielo.br/j/psoc/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistapsisoc@gmail.com1807-03100102-7182opendoar:2011-11-17T00:00Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
title Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
spellingShingle Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
D'Avila,Geruza Tavares
ensino superior
vestibular
projeto profissional
futuro profissional
title_short Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
title_full Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
title_fullStr Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
title_full_unstemmed Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
title_sort Acesso ao ensino superior e o projeto de "ser alguém" para vestibulandos de um cursinho popular
author D'Avila,Geruza Tavares
author_facet D'Avila,Geruza Tavares
Krawulski,Edite
Veriguine,Nadia Rocha
Soares,Dulce Helena Penna
author_role author
author2 Krawulski,Edite
Veriguine,Nadia Rocha
Soares,Dulce Helena Penna
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Avila,Geruza Tavares
Krawulski,Edite
Veriguine,Nadia Rocha
Soares,Dulce Helena Penna
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
vestibular
projeto profissional
futuro profissional
topic ensino superior
vestibular
projeto profissional
futuro profissional
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar as repercussões no projeto profissional de estudantes a partir de seu ingresso em um cursinho pré-vestibular popular vinculado a uma Universidade Federal. Considerando a abordagem qualitativa escolhida para o estudo, a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Os sujeitos foram sete alunos do cursinho, quatro mulheres e três homens, com idades entre 18 e 22 anos. Os achados da pesquisa, com base na técnica de análise de conteúdo, identificaram o tema projeto, e as categorias de análise expectativas em relação ao futuro profissional e projeto profissional. O projeto se configurou, segundo os dados mostraram, como projeto de "ser alguém", de "ingressar no mundo", de modo intimamente vinculado ao trabalho e ao estudo, sobretudo através do acesso ao ensino superior.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-71822011000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Social
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade v.23 n.2 2011
reponame:Psicologia & Sociedade (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron:ABRAPSO
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
instacron_str ABRAPSO
institution ABRAPSO
reponame_str Psicologia & Sociedade (Online)
collection Psicologia & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia & Sociedade (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)
repository.mail.fl_str_mv revistapsisoc@gmail.com
_version_ 1754212532658110464