A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo,Catarina Machado
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cotta,Rosângela Minardi Mitre, Silva,Luciana Saraiva da, Franceschini,Sylvia do Carmo Castro, Sant'Ana,Luciana Ferreira da Rocha, Lamounier,Joel Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000300028
Resumo: Foi analisada a apreensão das mães/responsáveis por lactentes suplementados com sulfato ferroso, sobre a anemia e suas consequências, por grau de adesão à suplementação. Pesquisa populacional, prospectiva e quanti-qualitativa. Selecionou-se crianças não anêmicas e que não estivessem recebendo suplementação. As mães/responsáveis foram orientadas a administrarem a suplementação profilática de ferro por seis meses e a adesão foi avaliada após o período. Dentre as 133 crianças elegíveis inicialmente para a pesquisa, foi possível reavaliar 90 pares crianças/responsáveis e realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os responsáveis. Das crianças avaliadas, 56,7% apresentaram alta adesão e 43,3% baixa, sendo que 23,3% destas tinham interrompido a suplementação, sendo os motivos mais frequentes a ausência de orientação e apoio do serviço de saúde. Dentre as mães/responsáveis, um baixo percentual reconheceu o sulfato ferroso como forma de prevenção da anemia, e ambos os grupos demonstraram pouco conhecimento acerca da anemia, suas formas de prevenção e consequências à saúde da criança. Há necessidade de mais informação através de atividades de promoção e educação em saúde incluindo estratégias participativas, acompanhamento dos profissionais de saúde e avaliação da percepção dos indivíduos envolvidos na suplementação.
id ABRASCO-2_aed88a4be5cebc9290121036a78a0246
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-81232013000300028
network_acronym_str ABRASCO-2
network_name_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)Anemia ferroprivaPrograma Saúde da FamíliaConhecimentoSuplementos dietéticosAdesãoFoi analisada a apreensão das mães/responsáveis por lactentes suplementados com sulfato ferroso, sobre a anemia e suas consequências, por grau de adesão à suplementação. Pesquisa populacional, prospectiva e quanti-qualitativa. Selecionou-se crianças não anêmicas e que não estivessem recebendo suplementação. As mães/responsáveis foram orientadas a administrarem a suplementação profilática de ferro por seis meses e a adesão foi avaliada após o período. Dentre as 133 crianças elegíveis inicialmente para a pesquisa, foi possível reavaliar 90 pares crianças/responsáveis e realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os responsáveis. Das crianças avaliadas, 56,7% apresentaram alta adesão e 43,3% baixa, sendo que 23,3% destas tinham interrompido a suplementação, sendo os motivos mais frequentes a ausência de orientação e apoio do serviço de saúde. Dentre as mães/responsáveis, um baixo percentual reconheceu o sulfato ferroso como forma de prevenção da anemia, e ambos os grupos demonstraram pouco conhecimento acerca da anemia, suas formas de prevenção e consequências à saúde da criança. Há necessidade de mais informação através de atividades de promoção e educação em saúde incluindo estratégias participativas, acompanhamento dos profissionais de saúde e avaliação da percepção dos indivíduos envolvidos na suplementação.ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000300028Ciência & Saúde Coletiva v.18 n.3 2013reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)instacron:ABRASCO10.1590/S1413-81232013000300028info:eu-repo/semantics/openAccessAzeredo,Catarina MachadoCotta,Rosângela Minardi MitreSilva,Luciana Saraiva daFranceschini,Sylvia do Carmo CastroSant'Ana,Luciana Ferreira da RochaLamounier,Joel Alvespor2013-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-81232013000300028Revistahttp://www.cienciaesaudecoletiva.com.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br1678-45611413-8123opendoar:2013-03-28T00:00Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)false
dc.title.none.fl_str_mv A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
title A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
spellingShingle A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
Azeredo,Catarina Machado
Anemia ferropriva
Programa Saúde da Família
Conhecimento
Suplementos dietéticos
Adesão
title_short A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
title_full A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
title_fullStr A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
title_full_unstemmed A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
title_sort A problemática da adesão na prevenção da anemia ferropriva e suplementação com sais de ferro no município de Viçosa (MG)
author Azeredo,Catarina Machado
author_facet Azeredo,Catarina Machado
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Silva,Luciana Saraiva da
Franceschini,Sylvia do Carmo Castro
Sant'Ana,Luciana Ferreira da Rocha
Lamounier,Joel Alves
author_role author
author2 Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Silva,Luciana Saraiva da
Franceschini,Sylvia do Carmo Castro
Sant'Ana,Luciana Ferreira da Rocha
Lamounier,Joel Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo,Catarina Machado
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Silva,Luciana Saraiva da
Franceschini,Sylvia do Carmo Castro
Sant'Ana,Luciana Ferreira da Rocha
Lamounier,Joel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Anemia ferropriva
Programa Saúde da Família
Conhecimento
Suplementos dietéticos
Adesão
topic Anemia ferropriva
Programa Saúde da Família
Conhecimento
Suplementos dietéticos
Adesão
description Foi analisada a apreensão das mães/responsáveis por lactentes suplementados com sulfato ferroso, sobre a anemia e suas consequências, por grau de adesão à suplementação. Pesquisa populacional, prospectiva e quanti-qualitativa. Selecionou-se crianças não anêmicas e que não estivessem recebendo suplementação. As mães/responsáveis foram orientadas a administrarem a suplementação profilática de ferro por seis meses e a adesão foi avaliada após o período. Dentre as 133 crianças elegíveis inicialmente para a pesquisa, foi possível reavaliar 90 pares crianças/responsáveis e realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os responsáveis. Das crianças avaliadas, 56,7% apresentaram alta adesão e 43,3% baixa, sendo que 23,3% destas tinham interrompido a suplementação, sendo os motivos mais frequentes a ausência de orientação e apoio do serviço de saúde. Dentre as mães/responsáveis, um baixo percentual reconheceu o sulfato ferroso como forma de prevenção da anemia, e ambos os grupos demonstraram pouco conhecimento acerca da anemia, suas formas de prevenção e consequências à saúde da criança. Há necessidade de mais informação através de atividades de promoção e educação em saúde incluindo estratégias participativas, acompanhamento dos profissionais de saúde e avaliação da percepção dos indivíduos envolvidos na suplementação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000300028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000300028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232013000300028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva v.18 n.3 2013
reponame:Ciência & Saúde Coletiva (Online)
instname:Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron:ABRASCO
instname_str Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
instacron_str ABRASCO
institution ABRASCO
reponame_str Ciência & Saúde Coletiva (Online)
collection Ciência & Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Saúde Coletiva (Online) - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)
repository.mail.fl_str_mv ||cienciasaudecoletiva@fiocruz.br
_version_ 1754213033849126912