Desenvolvimento e avaliação de bolo de alfarroba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias |
Texto Completo: | http://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/382 |
Resumo: | Novos ingredientes têm sido investigados para que possam atender às exigências do mercado consumidor atual que deseja produtos com qualidade sensorial e nutricional associada a benefícios para a saúde. A alfarroba é um ingrediente que pode substituir o cacau na produção de bolo de chocolate, por ter expressivo conteúdo nutricional, com menores conteúdos de açúcar e gordura, ausência de estimulantes, possuir baixo índice glicêmico, alta quantidade de fibras naturais e ser um produto saudável e de elevado valor nutritivo. A farinha de trigo integral também apresenta propriedades promotoras de saúde, por apresentar quantidades de fibras, cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo, tiamina e riboflavina muito mais significativas que na farinha branca. O presente trabalho teve como objetivos utilizar a alfarroba e a farinha de trigo integral como ingredientes do bolo de chocolate sem lactose. Assim, foram feitas duas formulações variando apenas a quantidade de alfarroba, sendo a formulação A com mais alfarroba (3,58%) e a formulação B com menos alfarroba (1,79%) sendo que, realizou-se uma pesquisa de mercado e avaliação sensorial por meio de escala hedonica. Os resultados da análise sensorial, indicam que não houve diferença significativa pera nenhum dos atributos avaliados, exceto para a cor, e obteve-se um ótimo índice de aceitação. Por meio da Pesquisa de Mercado identificou-se o perfil do consumidor do produto proposto, bem como seu senso crítico a respeito do novo produto, obteve-se resultado satisfatório com relação ao comportamento do consumidor que estaria disposto a mudar do produto que já é consumido por um novo, e pagar um valor coerente ao produto. |
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Desenvolvimento e avaliação de bolo de alfarrobaNovos ingredientes têm sido investigados para que possam atender às exigências do mercado consumidor atual que deseja produtos com qualidade sensorial e nutricional associada a benefícios para a saúde. A alfarroba é um ingrediente que pode substituir o cacau na produção de bolo de chocolate, por ter expressivo conteúdo nutricional, com menores conteúdos de açúcar e gordura, ausência de estimulantes, possuir baixo índice glicêmico, alta quantidade de fibras naturais e ser um produto saudável e de elevado valor nutritivo. A farinha de trigo integral também apresenta propriedades promotoras de saúde, por apresentar quantidades de fibras, cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo, tiamina e riboflavina muito mais significativas que na farinha branca. O presente trabalho teve como objetivos utilizar a alfarroba e a farinha de trigo integral como ingredientes do bolo de chocolate sem lactose. Assim, foram feitas duas formulações variando apenas a quantidade de alfarroba, sendo a formulação A com mais alfarroba (3,58%) e a formulação B com menos alfarroba (1,79%) sendo que, realizou-se uma pesquisa de mercado e avaliação sensorial por meio de escala hedonica. Os resultados da análise sensorial, indicam que não houve diferença significativa pera nenhum dos atributos avaliados, exceto para a cor, e obteve-se um ótimo índice de aceitação. Por meio da Pesquisa de Mercado identificou-se o perfil do consumidor do produto proposto, bem como seu senso crítico a respeito do novo produto, obteve-se resultado satisfatório com relação ao comportamento do consumidor que estaria disposto a mudar do produto que já é consumido por um novo, e pagar um valor coerente ao produto.API - Associação Acadêmica de Propriedade IntelectualMorais, Emanuele Freitas deManiglia, Estevam BolligerOmae, Jéssica MayuriSoares, Luis Fernando FarahMadrona, Grasiele Scaramal2014-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNÃO ESTÁ ATIVAapplication/pdfhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/38210.7198/geintec.v4i5.382Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias; v. 4, n. 5 (2014); 1340-13502237-0722reponame:Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologiasinstname:Ensino Superior do Piauí (AESPI)instacron:AESPIporhttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/article/view/382/485info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T00:02:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/382Revistahttp://www.revistageintec.net/index.php/revista/oai2237-07222237-0722opendoar:null2020-06-25 22:42:15.475Revista GEINTEC: Gestão. Inovação e Tecnologias - Ensino Superior do Piauí (AESPI)true |
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Novos ingredientes têm sido investigados para que possam atender às exigências do mercado consumidor atual que deseja produtos com qualidade sensorial e nutricional associada a benefícios para a saúde. A alfarroba é um ingrediente que pode substituir o cacau na produção de bolo de chocolate, por ter expressivo conteúdo nutricional, com menores conteúdos de açúcar e gordura, ausência de estimulantes, possuir baixo índice glicêmico, alta quantidade de fibras naturais e ser um produto saudável e de elevado valor nutritivo. A farinha de trigo integral também apresenta propriedades promotoras de saúde, por apresentar quantidades de fibras, cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo, tiamina e riboflavina muito mais significativas que na farinha branca. O presente trabalho teve como objetivos utilizar a alfarroba e a farinha de trigo integral como ingredientes do bolo de chocolate sem lactose. Assim, foram feitas duas formulações variando apenas a quantidade de alfarroba, sendo a formulação A com mais alfarroba (3,58%) e a formulação B com menos alfarroba (1,79%) sendo que, realizou-se uma pesquisa de mercado e avaliação sensorial por meio de escala hedonica. Os resultados da análise sensorial, indicam que não houve diferença significativa pera nenhum dos atributos avaliados, exceto para a cor, e obteve-se um ótimo índice de aceitação. Por meio da Pesquisa de Mercado identificou-se o perfil do consumidor do produto proposto, bem como seu senso crítico a respeito do novo produto, obteve-se resultado satisfatório com relação ao comportamento do consumidor que estaria disposto a mudar do produto que já é consumido por um novo, e pagar um valor coerente ao produto. |
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