O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS DESAFIOS DO FAZER GEOGRÁFICO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilcileide Rodrigues da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/795
Resumo: A pesquisa tem como pressuposto a fenomenologia como método de investigação para o ensino de Geografia no nível médio a partir de uma análise pautada na descrição da realidade, colocando no centro da reflexão o aluno e o professor, isto é, o próprio ser humano, descrevendo, assim, o cotidiano escolar. Para compreender o ensino de Geografia adotamos uma ação de intencionalidade, pois este é um dos pressupostos para se entender a fenomenologia, a partir de uma consciência intencional. Desse modo, a pesquisa alinha - se aos pressupostos da geografia cultural para uma análise do potencial da escola, a partir da identidade com /no lugar, capaz de possibilitar a compreensão do mundo vivido no ensino de Geografia. O lugar, onde efetivamente as pessoas vivem, onde o passado e o presente manifestam-se no espaço e na memória das pessoas, onde as relações de vizinhança e de conflito são estabelecidas, onde os jovens desenvolvem atividades de lazer e eventos culturais. Compreendemos o território como sinónimo de espaço vivido, apropriado, usado, delimitado que configuram os aspectos políticos, económicos e culturais. Assim, em consonância com as novas formas de compreensão da geografia cultural, abordamos o ensino de Geografia na educação básica, permitindo uma compreensão do mundo contemporâneo. A pesquisa utilizou como instrumentos de análise dados primários como os relatórios de estágio supervisionado desenvolvidos na disciplina de Prática de Ensino de Geografia, nos anos escolares do nível médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Ministro Jarbas Passarinho, da Rede Pública Estadual do Município de Sobral (CE). 
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