Nós, os vivos: "construção da pessoa" e "construção do parentesco" entre alguns grupos jê
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências Sociais |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200004 |
Resumo: | Em alguns grupos jê, os termos geralmente traduzidos por "gente" ou "ser humano", que entram freqüentemente na composição das autodesignações nativas, são também os que se referem mais especificamente aos "parentes". Em outros, vocábulos distintos são empregados para os dois casos. Através de uma análise desses termos tal como discutidos na literatura, o artigo procura mostrar como se articulam nessas sociedades a "construção do parentesco" e a "construção da pessoa", sugerindo que, diferentemente do que ocorre no parentesco ocidental (americano), onde, como mostrou Schneider, o que define o parente como uma pessoa (humana) é muito diferente daquilo que define uma pessoa como um parente, estamos aqui diante de uma ordem cultural onde aquilo que faz a identidade dos Humanos como tais é a mesma coisa que faz de todos eles, por definição, parentes. |
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Nós, os vivos: "construção da pessoa" e "construção do parentesco" entre alguns grupos jêÍndios jêParentescoPessoaPerspectivismoEtnônimosEm alguns grupos jê, os termos geralmente traduzidos por "gente" ou "ser humano", que entram freqüentemente na composição das autodesignações nativas, são também os que se referem mais especificamente aos "parentes". Em outros, vocábulos distintos são empregados para os dois casos. Através de uma análise desses termos tal como discutidos na literatura, o artigo procura mostrar como se articulam nessas sociedades a "construção do parentesco" e a "construção da pessoa", sugerindo que, diferentemente do que ocorre no parentesco ocidental (americano), onde, como mostrou Schneider, o que define o parente como uma pessoa (humana) é muito diferente daquilo que define uma pessoa como um parente, estamos aqui diante de uma ordem cultural onde aquilo que faz a identidade dos Humanos como tais é a mesma coisa que faz de todos eles, por definição, parentes.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS2001-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092001000200004Revista Brasileira de Ciências Sociais v.16 n.46 2001reponame:Revista Brasileira de Ciências Sociaisinstname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)instacron:ANPOCS10.1590/S0102-69092001000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Marcela Coelho depor2001-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-69092001000200004Revistahttp://www.scielo.br/revistas/rbcsoc/iaboutj.htmhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anpocs@anpocs.org.br1806-90530102-6909opendoar:2001-08-29T00:00Revista Brasileira de Ciências Sociais - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)false |
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