Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Garcia,Miliandre |
Data de Publicação: |
2004 |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista brasileira de história (Online) |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000100006
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Resumo: |
Na década de 1980, sobretudo, a literatura que procurou revisar a produção artístico-cultural do CPC caracterizou-a, em linhas gerais, como dogmática e simplista. Com isso, as vozes dissonantes que compunham as esquerdas no período de 1961 a 1964 e que discutiram exaustivamente o engajamento artístico, a cultura popular e a função social da arte foram associadas às formulações genéricas do "manifesto do CPC" (redigido por Carlos Estevam Martins) ou reduzidas à relação intrínseca entre nacionalismo e populismo (enfatizada por Francisco Corrêa Weffort e Octávio Ianni, entre outros). Não obstante, o debate travado no período anterior ao golpe militar evidencia uma diversidade e uma variedade de posturas e posições acerca da arte engajada que só tem a acrescentar à história já contada. |