Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Gatti Júnior, Décio |
Data de Publicação: |
2016 |
Tipo de documento: |
Artigo
|
Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Revista história hoje |
Texto Completo: |
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/186
|
Resumo: |
Este artigo reflete sobre uma experiência de ensino da disciplina História da Educação em cursos de formação de professores na Universidade Federal de Uberlândia entre 1994 e 2014. Em termos internacionais e nacionais, a disciplina tem alcançado sucesso no âmbito da investigação, mas, no âmbito do ensino, observa-se que ela sofre redução de carga horária, ou mesmo desaparece dos currículos. Uma experiência de ensino que, a princípio, tem alcançado êxito, soma esforços de construção de um programa disciplinar ajustado aos interesses dos alunos e que se conjugue aos propósitos formativos. Depreendem-se dessa experiência de ensino as potencialidades advindas do emprego de diferentes fontes de informação, tais como textos, filmes e iconografia, sob um eixo articulador, que tem conseguido estimular o interesse dos alunos, vencendo preconceitos e levando-os a apoiar a permanência da disciplina nos currículos de formação de professores. |