Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal

Bibliographic Details
Main Author: Ramalho,José Carlos Martins
Publication Date: 2019
Other Authors: Martins,Nelson Amadeu Dias
Format: Article
Language: por
Source: Ambiente construído (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000400335
Summary: Resumo O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação energética da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), situada no município de Oliveira de Azeméis (Portugal). Esse edifício possui tecnologias de climatização pouco convencionais em Portugal, como bombas de calor geotérmicas associadas a piso radiante e ventilação, com pré-aquecimento de ar, utilizando painéis solares e recuperação de calor. Apesar de visarem a melhoria das condições de conforto térmico com baixo consumo energético, podem não garantir essas condições. Modela-se o edifício com a ferramenta computacional de simulação dinâmica DesignBuilder, introduzindo-se dados relativos a envoltória, iluminação, ocupação, equipamentos e sistemas de climatização. A partir da modelização do edifício e da análise dos resultados, verificou-se que a heterogeneidade da área de superfícies envidraçadas e das cargas térmicas entre os diferentes espaços internos, conjugados com a climatização feita por três sistemas partilhados de aquecimento, ventilação e ar condicionado, causa grandes desequilíbrios térmicos e dificuldades em garantir condições de conforto térmico no edifício. Este estudo poderá ser aplicado em outras tipologias de edifícios, especialmente aqueles situados em regiões com grandes amplitudes térmicas diárias e/ou sazonais, com necessidades de aquecimento e arrefecimento. Além disso, demonstra-se que, com bom planejamento, é possível projetar edifícios com eficiência energética e conforto térmico.
id ANTAC-1_fbd829cde548ea2ec58cb494990f58db
oai_identifier_str oai:scielo:S1678-86212019000400335
network_acronym_str ANTAC-1
network_name_str Ambiente construído (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, PortugalEdifício públicoEficiência energéticaClimatizaçãoBombas de calor geotérmicasPiso radianteResumo O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação energética da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), situada no município de Oliveira de Azeméis (Portugal). Esse edifício possui tecnologias de climatização pouco convencionais em Portugal, como bombas de calor geotérmicas associadas a piso radiante e ventilação, com pré-aquecimento de ar, utilizando painéis solares e recuperação de calor. Apesar de visarem a melhoria das condições de conforto térmico com baixo consumo energético, podem não garantir essas condições. Modela-se o edifício com a ferramenta computacional de simulação dinâmica DesignBuilder, introduzindo-se dados relativos a envoltória, iluminação, ocupação, equipamentos e sistemas de climatização. A partir da modelização do edifício e da análise dos resultados, verificou-se que a heterogeneidade da área de superfícies envidraçadas e das cargas térmicas entre os diferentes espaços internos, conjugados com a climatização feita por três sistemas partilhados de aquecimento, ventilação e ar condicionado, causa grandes desequilíbrios térmicos e dificuldades em garantir condições de conforto térmico no edifício. Este estudo poderá ser aplicado em outras tipologias de edifícios, especialmente aqueles situados em regiões com grandes amplitudes térmicas diárias e/ou sazonais, com necessidades de aquecimento e arrefecimento. Além disso, demonstra-se que, com bom planejamento, é possível projetar edifícios com eficiência energética e conforto térmico.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000400335Ambiente Construído v.19 n.4 2019reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/s1678-86212019000400359info:eu-repo/semantics/openAccessRamalho,José Carlos MartinsMartins,Nelson Amadeu Diaspor2020-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212019000400335Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2020-05-05T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
title Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
spellingShingle Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
Ramalho,José Carlos Martins
Edifício público
Eficiência energética
Climatização
Bombas de calor geotérmicas
Piso radiante
title_short Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
title_full Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
title_fullStr Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
title_full_unstemmed Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
title_sort Avaliação energética de um edifício de serviços: Escola Superior Aveiro Norte, Portugal
author Ramalho,José Carlos Martins
author_facet Ramalho,José Carlos Martins
Martins,Nelson Amadeu Dias
author_role author
author2 Martins,Nelson Amadeu Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho,José Carlos Martins
Martins,Nelson Amadeu Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Edifício público
Eficiência energética
Climatização
Bombas de calor geotérmicas
Piso radiante
topic Edifício público
Eficiência energética
Climatização
Bombas de calor geotérmicas
Piso radiante
description Resumo O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação energética da Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), situada no município de Oliveira de Azeméis (Portugal). Esse edifício possui tecnologias de climatização pouco convencionais em Portugal, como bombas de calor geotérmicas associadas a piso radiante e ventilação, com pré-aquecimento de ar, utilizando painéis solares e recuperação de calor. Apesar de visarem a melhoria das condições de conforto térmico com baixo consumo energético, podem não garantir essas condições. Modela-se o edifício com a ferramenta computacional de simulação dinâmica DesignBuilder, introduzindo-se dados relativos a envoltória, iluminação, ocupação, equipamentos e sistemas de climatização. A partir da modelização do edifício e da análise dos resultados, verificou-se que a heterogeneidade da área de superfícies envidraçadas e das cargas térmicas entre os diferentes espaços internos, conjugados com a climatização feita por três sistemas partilhados de aquecimento, ventilação e ar condicionado, causa grandes desequilíbrios térmicos e dificuldades em garantir condições de conforto térmico no edifício. Este estudo poderá ser aplicado em outras tipologias de edifícios, especialmente aqueles situados em regiões com grandes amplitudes térmicas diárias e/ou sazonais, com necessidades de aquecimento e arrefecimento. Além disso, demonstra-se que, com bom planejamento, é possível projetar edifícios com eficiência energética e conforto térmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000400335
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212019000400335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1678-86212019000400359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC
dc.source.none.fl_str_mv Ambiente Construído v.19 n.4 2019
reponame:Ambiente construído (Online)
instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron:ANTAC
instname_str Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
instacron_str ANTAC
institution ANTAC
reponame_str Ambiente construído (Online)
collection Ambiente construído (Online)
repository.name.fl_str_mv Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)
repository.mail.fl_str_mv ||ambienteconstruido@ufrgs.br
_version_ 1754209104403890176