Simulação da movimentação de pessoas em situações de emergência: aspectos ergonômicos e computacionais com autômatos Fuzzy e sua aplicação ao projeto arquitetônico
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000200005 |
Resumo: | Este artigo apresenta o programa computacional Fuga, desenvolvido para simular a movimentação de pessoas em ambientes construídos durante uma situação de abandono. Esse programa se baseia na modelagem celular e possui como principais paradigmas a utilização de aspectos ergonômicos associados à movimentação humana e a utilização da Lógica Fuzzy como ferramenta de inteligência computacional para emulação do processo de tomada de decisão humana. Os aspectos ergonômicos e o processo de tomada de decisões são apresentados. É realizada uma validação do modelo, assim como várias simulações, ilustrando como pode ser utilizado na concepção de ambientes mais seguros, de uma forma que dificilmente seria obtida pela simples aplicação das legislações vigentes. |
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Simulação da movimentação de pessoas em situações de emergência: aspectos ergonômicos e computacionais com autômatos Fuzzy e sua aplicação ao projeto arquitetônicoSimulaçãoErgonomiaLógica FuzzyMovimentação de pessoasEste artigo apresenta o programa computacional Fuga, desenvolvido para simular a movimentação de pessoas em ambientes construídos durante uma situação de abandono. Esse programa se baseia na modelagem celular e possui como principais paradigmas a utilização de aspectos ergonômicos associados à movimentação humana e a utilização da Lógica Fuzzy como ferramenta de inteligência computacional para emulação do processo de tomada de decisão humana. Os aspectos ergonômicos e o processo de tomada de decisões são apresentados. É realizada uma validação do modelo, assim como várias simulações, ilustrando como pode ser utilizado na concepção de ambientes mais seguros, de uma forma que dificilmente seria obtida pela simples aplicação das legislações vigentes.Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-86212014000200005Ambiente Construído v.14 n.2 2014reponame:Ambiente construído (Online)instname:Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)instacron:ANTAC10.1590/S1678-86212014000200005info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,Henrique CostaMoita,Gray FariasCamargo,FaustoAlmeida,Paulo Eduardo Maciel depor2014-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S1678-86212014000200005Revistahttps://seer.ufrgs.br/ambienteconstruidohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambienteconstruido@ufrgs.br1678-86211415-8876opendoar:2014-07-01T00:00Ambiente construído (Online) - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC)false |
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Este artigo apresenta o programa computacional Fuga, desenvolvido para simular a movimentação de pessoas em ambientes construídos durante uma situação de abandono. Esse programa se baseia na modelagem celular e possui como principais paradigmas a utilização de aspectos ergonômicos associados à movimentação humana e a utilização da Lógica Fuzzy como ferramenta de inteligência computacional para emulação do processo de tomada de decisão humana. Os aspectos ergonômicos e o processo de tomada de decisões são apresentados. É realizada uma validação do modelo, assim como várias simulações, ilustrando como pode ser utilizado na concepção de ambientes mais seguros, de uma forma que dificilmente seria obtida pela simples aplicação das legislações vigentes. |
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