A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies

Bibliographic Details
Main Author: Martinez, Isabella Guedes
Publication Date: 2019
Other Authors: Ferreira, Ivan Soares
Format: Article
Language: por
Source: Brazilian Applied Science Review
Download full: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291
Summary: O presente trabalho se insere no contexto do ensino de Ciências e construção de conceitos de calor e de temperatura, em que consideramos a interação e a cooperação como essenciais neste processo. Dessa maneira, em consonância com a perspectiva do ensino de Ciências, compreendemos que o processo ensino-aprendizagem é relacional e pode se constituir como essencial no desenvolvimento individual e coletivo. Ao elaborar a presente investigação, nosso objetivo foi desenvolver experimentos com os estudantes a partir de um conjunto de materiais que receberam, utilizando do ensino híbrido. Os estudantes puderam desenvolver o conhecimento da maneira que escolhessem, de acordo com seus conhecimentos prévios, espontâneos e/ou adquiridos. Utilizamos um espaço de uma instituição escolar que trabalha com metodologias ativas no seu cotidiano. Com o intuito de favorecer a produção de subsídios empíricos pelos participantes, foram concedidos materiais aos estudantes e utilizamos o modelo de estações por rotação. Os resultados indicaram que o ensino de Ciências pode ser um espaço em que os estudantes podem se perceber como parte das Ciências. Nesta pesquisa, os estudantes tiveram espaços personalizados e compartilhados em que puderam se desenvolver de acordo com seus ritmos e conhecimentos prévios.
id BASR-0_bd707fc5e0e54644f4c498aa82aa4575
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2291
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologiesEnsino de Ciênciasconceitoscalor e temperaturaensino híbridoensino fundamental.O presente trabalho se insere no contexto do ensino de Ciências e construção de conceitos de calor e de temperatura, em que consideramos a interação e a cooperação como essenciais neste processo. Dessa maneira, em consonância com a perspectiva do ensino de Ciências, compreendemos que o processo ensino-aprendizagem é relacional e pode se constituir como essencial no desenvolvimento individual e coletivo. Ao elaborar a presente investigação, nosso objetivo foi desenvolver experimentos com os estudantes a partir de um conjunto de materiais que receberam, utilizando do ensino híbrido. Os estudantes puderam desenvolver o conhecimento da maneira que escolhessem, de acordo com seus conhecimentos prévios, espontâneos e/ou adquiridos. Utilizamos um espaço de uma instituição escolar que trabalha com metodologias ativas no seu cotidiano. Com o intuito de favorecer a produção de subsídios empíricos pelos participantes, foram concedidos materiais aos estudantes e utilizamos o modelo de estações por rotação. Os resultados indicaram que o ensino de Ciências pode ser um espaço em que os estudantes podem se perceber como parte das Ciências. Nesta pesquisa, os estudantes tiveram espaços personalizados e compartilhados em que puderam se desenvolver de acordo com seus ritmos e conhecimentos prévios.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/229110.34115/basrv3n3-009Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 3 (2019); 1629-1639Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 3 (2019); 1629-16392595-36212595-362110.34115/basrv3n3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291/2297Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Isabella GuedesFerreira, Ivan Soares2019-07-04T13:40:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2291Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-07-04T13:40:23Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
title A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
spellingShingle A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
Martinez, Isabella Guedes
Ensino de Ciências
conceitos
calor e temperatura
ensino híbrido
ensino fundamental.
title_short A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
title_full A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
title_fullStr A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
title_full_unstemmed A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
title_sort A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
author Martinez, Isabella Guedes
author_facet Martinez, Isabella Guedes
Ferreira, Ivan Soares
author_role author
author2 Ferreira, Ivan Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Isabella Guedes
Ferreira, Ivan Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
conceitos
calor e temperatura
ensino híbrido
ensino fundamental.
topic Ensino de Ciências
conceitos
calor e temperatura
ensino híbrido
ensino fundamental.
description O presente trabalho se insere no contexto do ensino de Ciências e construção de conceitos de calor e de temperatura, em que consideramos a interação e a cooperação como essenciais neste processo. Dessa maneira, em consonância com a perspectiva do ensino de Ciências, compreendemos que o processo ensino-aprendizagem é relacional e pode se constituir como essencial no desenvolvimento individual e coletivo. Ao elaborar a presente investigação, nosso objetivo foi desenvolver experimentos com os estudantes a partir de um conjunto de materiais que receberam, utilizando do ensino híbrido. Os estudantes puderam desenvolver o conhecimento da maneira que escolhessem, de acordo com seus conhecimentos prévios, espontâneos e/ou adquiridos. Utilizamos um espaço de uma instituição escolar que trabalha com metodologias ativas no seu cotidiano. Com o intuito de favorecer a produção de subsídios empíricos pelos participantes, foram concedidos materiais aos estudantes e utilizamos o modelo de estações por rotação. Os resultados indicaram que o ensino de Ciências pode ser um espaço em que os estudantes podem se perceber como parte das Ciências. Nesta pesquisa, os estudantes tiveram espaços personalizados e compartilhados em que puderam se desenvolver de acordo com seus ritmos e conhecimentos prévios.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291
10.34115/basrv3n3-009
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291
identifier_str_mv 10.34115/basrv3n3-009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291/2297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 3 (2019); 1629-1639
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 3 (2019); 1629-1639
2595-3621
2595-3621
10.34115/basrv3n3
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240005622497280