A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Brazilian Applied Science Review |
Download full: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291 |
Summary: | O presente trabalho se insere no contexto do ensino de Ciências e construção de conceitos de calor e de temperatura, em que consideramos a interação e a cooperação como essenciais neste processo. Dessa maneira, em consonância com a perspectiva do ensino de Ciências, compreendemos que o processo ensino-aprendizagem é relacional e pode se constituir como essencial no desenvolvimento individual e coletivo. Ao elaborar a presente investigação, nosso objetivo foi desenvolver experimentos com os estudantes a partir de um conjunto de materiais que receberam, utilizando do ensino híbrido. Os estudantes puderam desenvolver o conhecimento da maneira que escolhessem, de acordo com seus conhecimentos prévios, espontâneos e/ou adquiridos. Utilizamos um espaço de uma instituição escolar que trabalha com metodologias ativas no seu cotidiano. Com o intuito de favorecer a produção de subsídios empíricos pelos participantes, foram concedidos materiais aos estudantes e utilizamos o modelo de estações por rotação. Os resultados indicaram que o ensino de Ciências pode ser um espaço em que os estudantes podem se perceber como parte das Ciências. Nesta pesquisa, os estudantes tiveram espaços personalizados e compartilhados em que puderam se desenvolver de acordo com seus ritmos e conhecimentos prévios. |
id |
BASR-0_bd707fc5e0e54644f4c498aa82aa4575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2291 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologiesEnsino de Ciênciasconceitoscalor e temperaturaensino híbridoensino fundamental.O presente trabalho se insere no contexto do ensino de Ciências e construção de conceitos de calor e de temperatura, em que consideramos a interação e a cooperação como essenciais neste processo. Dessa maneira, em consonância com a perspectiva do ensino de Ciências, compreendemos que o processo ensino-aprendizagem é relacional e pode se constituir como essencial no desenvolvimento individual e coletivo. Ao elaborar a presente investigação, nosso objetivo foi desenvolver experimentos com os estudantes a partir de um conjunto de materiais que receberam, utilizando do ensino híbrido. Os estudantes puderam desenvolver o conhecimento da maneira que escolhessem, de acordo com seus conhecimentos prévios, espontâneos e/ou adquiridos. Utilizamos um espaço de uma instituição escolar que trabalha com metodologias ativas no seu cotidiano. Com o intuito de favorecer a produção de subsídios empíricos pelos participantes, foram concedidos materiais aos estudantes e utilizamos o modelo de estações por rotação. Os resultados indicaram que o ensino de Ciências pode ser um espaço em que os estudantes podem se perceber como parte das Ciências. Nesta pesquisa, os estudantes tiveram espaços personalizados e compartilhados em que puderam se desenvolver de acordo com seus ritmos e conhecimentos prévios.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/229110.34115/basrv3n3-009Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 3 (2019); 1629-1639Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 3 (2019); 1629-16392595-36212595-362110.34115/basrv3n3reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291/2297Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Isabella GuedesFerreira, Ivan Soares2019-07-04T13:40:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2291Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2019-07-04T13:40:23Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies |
title |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies |
spellingShingle |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies Martinez, Isabella Guedes Ensino de Ciências conceitos calor e temperatura ensino híbrido ensino fundamental. |
title_short |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies |
title_full |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies |
title_fullStr |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies |
title_full_unstemmed |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies |
title_sort |
A construção dos conceitos de calor e de temperatura no ensino fundamental: relato de uma estratégia de ensino-aprendizagem com metodologias ativas / The construction of the concepts of heat and temperature in elementary school: report of a teaching-learning strategy with active methodologies |
author |
Martinez, Isabella Guedes |
author_facet |
Martinez, Isabella Guedes Ferreira, Ivan Soares |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ivan Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Isabella Guedes Ferreira, Ivan Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências conceitos calor e temperatura ensino híbrido ensino fundamental. |
topic |
Ensino de Ciências conceitos calor e temperatura ensino híbrido ensino fundamental. |
description |
O presente trabalho se insere no contexto do ensino de Ciências e construção de conceitos de calor e de temperatura, em que consideramos a interação e a cooperação como essenciais neste processo. Dessa maneira, em consonância com a perspectiva do ensino de Ciências, compreendemos que o processo ensino-aprendizagem é relacional e pode se constituir como essencial no desenvolvimento individual e coletivo. Ao elaborar a presente investigação, nosso objetivo foi desenvolver experimentos com os estudantes a partir de um conjunto de materiais que receberam, utilizando do ensino híbrido. Os estudantes puderam desenvolver o conhecimento da maneira que escolhessem, de acordo com seus conhecimentos prévios, espontâneos e/ou adquiridos. Utilizamos um espaço de uma instituição escolar que trabalha com metodologias ativas no seu cotidiano. Com o intuito de favorecer a produção de subsídios empíricos pelos participantes, foram concedidos materiais aos estudantes e utilizamos o modelo de estações por rotação. Os resultados indicaram que o ensino de Ciências pode ser um espaço em que os estudantes podem se perceber como parte das Ciências. Nesta pesquisa, os estudantes tiveram espaços personalizados e compartilhados em que puderam se desenvolver de acordo com seus ritmos e conhecimentos prévios. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291 10.34115/basrv3n3-009 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291 |
identifier_str_mv |
10.34115/basrv3n3-009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/2291/2297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 3 (2019); 1629-1639 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 3 (2019); 1629-1639 2595-3621 2595-3621 10.34115/basrv3n3 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1797240005622497280 |