A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808 |
Resumo: | A ascensão das tecnologias na era da informação incita o imediatismo social no qual o ser humano busca incessantemente pela aquisição de saberes de modo mais célere possível. Nesta perspectiva, o docente da Educação Básica deve competir vorazmente pela atenção de seus alunos, pois, este modelo social que preconiza pela aprendizagem instantânea, fomenta a formação de indivíduos sedentos pelo novo, que diante da monotonia criada pelo tradicionalismo educacional, são conduzidos a aversão pelo conteúdo que lhes é ensinado em sala de aula. Tornou-se comum, ver em âmbito escolar, o discente optando por utilizar-se de um fone de ouvido a fim de evitar aquela aula tediosa à sua frente. Por vezes, o professor irrita-se e toma para si o desprezo pelo uso de recursos audiovisuais em sua prática pedagógica, contudo, é a partir destes instantes, que o educador vislumbra uma forma de apreender a atenção do estudante, desenvolvendo assim, métodos educacionais inovadores. É a partir desta premissa que se deu a gênese ao estudo em tela, que por sua vez, objetiva descrever através da literatura científica um método eficaz para o ensino da atomística nas aulas de Química no Ensino Médio. Surge então o projeto intitulado “A Química Cantada”, no qual a arte se torna conhecimento e o conhecimento se manifesta através da arte. |
id |
BASR-0_7d268dab32be85885040a271cbb9b83d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/808 |
network_acronym_str |
BASR-0 |
network_name_str |
Brazilian Applied Science Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.A Química cantadaComposição musicalPrática pedagógicaA ascensão das tecnologias na era da informação incita o imediatismo social no qual o ser humano busca incessantemente pela aquisição de saberes de modo mais célere possível. Nesta perspectiva, o docente da Educação Básica deve competir vorazmente pela atenção de seus alunos, pois, este modelo social que preconiza pela aprendizagem instantânea, fomenta a formação de indivíduos sedentos pelo novo, que diante da monotonia criada pelo tradicionalismo educacional, são conduzidos a aversão pelo conteúdo que lhes é ensinado em sala de aula. Tornou-se comum, ver em âmbito escolar, o discente optando por utilizar-se de um fone de ouvido a fim de evitar aquela aula tediosa à sua frente. Por vezes, o professor irrita-se e toma para si o desprezo pelo uso de recursos audiovisuais em sua prática pedagógica, contudo, é a partir destes instantes, que o educador vislumbra uma forma de apreender a atenção do estudante, desenvolvendo assim, métodos educacionais inovadores. É a partir desta premissa que se deu a gênese ao estudo em tela, que por sua vez, objetiva descrever através da literatura científica um método eficaz para o ensino da atomística nas aulas de Química no Ensino Médio. Surge então o projeto intitulado “A Química Cantada”, no qual a arte se torna conhecimento e o conhecimento se manifesta através da arte.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/80810.34115/basr.v3i1.808Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 570-584Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 570-5842595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808/694Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Gabriel Soares2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/808Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. |
title |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. |
spellingShingle |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. Pereira, Gabriel Soares A Química cantada Composição musical Prática pedagógica |
title_short |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. |
title_full |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. |
title_fullStr |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. |
title_full_unstemmed |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. |
title_sort |
A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition. |
author |
Pereira, Gabriel Soares |
author_facet |
Pereira, Gabriel Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gabriel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A Química cantada Composição musical Prática pedagógica |
topic |
A Química cantada Composição musical Prática pedagógica |
description |
A ascensão das tecnologias na era da informação incita o imediatismo social no qual o ser humano busca incessantemente pela aquisição de saberes de modo mais célere possível. Nesta perspectiva, o docente da Educação Básica deve competir vorazmente pela atenção de seus alunos, pois, este modelo social que preconiza pela aprendizagem instantânea, fomenta a formação de indivíduos sedentos pelo novo, que diante da monotonia criada pelo tradicionalismo educacional, são conduzidos a aversão pelo conteúdo que lhes é ensinado em sala de aula. Tornou-se comum, ver em âmbito escolar, o discente optando por utilizar-se de um fone de ouvido a fim de evitar aquela aula tediosa à sua frente. Por vezes, o professor irrita-se e toma para si o desprezo pelo uso de recursos audiovisuais em sua prática pedagógica, contudo, é a partir destes instantes, que o educador vislumbra uma forma de apreender a atenção do estudante, desenvolvendo assim, métodos educacionais inovadores. É a partir desta premissa que se deu a gênese ao estudo em tela, que por sua vez, objetiva descrever através da literatura científica um método eficaz para o ensino da atomística nas aulas de Química no Ensino Médio. Surge então o projeto intitulado “A Química Cantada”, no qual a arte se torna conhecimento e o conhecimento se manifesta através da arte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808 10.34115/basr.v3i1.808 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808 |
identifier_str_mv |
10.34115/basr.v3i1.808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808/694 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 570-584 Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 570-584 2595-3621 2595-3621 10.34115/basr.v3i1 reponame:Brazilian Applied Science Review instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda instacron:FIEP |
instname_str |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
instacron_str |
FIEP |
institution |
FIEP |
reponame_str |
Brazilian Applied Science Review |
collection |
Brazilian Applied Science Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda |
repository.mail.fl_str_mv |
brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com |
_version_ |
1754824795544879104 |