A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gabriel Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808
Resumo: A ascensão das tecnologias na era da informação incita o imediatismo social no qual o ser humano busca incessantemente pela aquisição de saberes de modo mais célere possível. Nesta perspectiva, o docente da Educação Básica deve competir vorazmente pela atenção de seus alunos, pois, este modelo social que preconiza pela aprendizagem instantânea, fomenta a formação de indivíduos sedentos pelo novo, que diante da monotonia criada pelo tradicionalismo educacional, são conduzidos a aversão pelo conteúdo que lhes é ensinado em sala de aula. Tornou-se comum, ver em âmbito escolar, o discente optando por utilizar-se de um fone de ouvido a fim de evitar aquela aula tediosa à sua frente. Por vezes, o professor irrita-se e toma para si o desprezo pelo uso de recursos audiovisuais em sua prática pedagógica, contudo, é a partir destes instantes, que o educador vislumbra uma forma de apreender a atenção do estudante, desenvolvendo assim, métodos educacionais inovadores. É a partir desta premissa que se deu a gênese ao estudo em tela, que por sua vez, objetiva descrever através da literatura científica um método eficaz para o ensino da atomística nas aulas de Química no Ensino Médio. Surge então o projeto intitulado “A Química Cantada”, no qual a arte se torna conhecimento e o conhecimento se manifesta através da arte.
id BASR-0_7d268dab32be85885040a271cbb9b83d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/808
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.A Química cantadaComposição musicalPrática pedagógicaA ascensão das tecnologias na era da informação incita o imediatismo social no qual o ser humano busca incessantemente pela aquisição de saberes de modo mais célere possível. Nesta perspectiva, o docente da Educação Básica deve competir vorazmente pela atenção de seus alunos, pois, este modelo social que preconiza pela aprendizagem instantânea, fomenta a formação de indivíduos sedentos pelo novo, que diante da monotonia criada pelo tradicionalismo educacional, são conduzidos a aversão pelo conteúdo que lhes é ensinado em sala de aula. Tornou-se comum, ver em âmbito escolar, o discente optando por utilizar-se de um fone de ouvido a fim de evitar aquela aula tediosa à sua frente. Por vezes, o professor irrita-se e toma para si o desprezo pelo uso de recursos audiovisuais em sua prática pedagógica, contudo, é a partir destes instantes, que o educador vislumbra uma forma de apreender a atenção do estudante, desenvolvendo assim, métodos educacionais inovadores. É a partir desta premissa que se deu a gênese ao estudo em tela, que por sua vez, objetiva descrever através da literatura científica um método eficaz para o ensino da atomística nas aulas de Química no Ensino Médio. Surge então o projeto intitulado “A Química Cantada”, no qual a arte se torna conhecimento e o conhecimento se manifesta através da arte.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/80810.34115/basr.v3i1.808Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 570-584Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 570-5842595-36212595-362110.34115/basr.v3i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808/694Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Gabriel Soares2018-12-04T08:57:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/808Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2018-12-04T08:57:05Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
title A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
spellingShingle A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
Pereira, Gabriel Soares
A Química cantada
Composição musical
Prática pedagógica
title_short A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
title_full A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
title_fullStr A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
title_full_unstemmed A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
title_sort A química cantada: ensinando os modelos atômicos através da composição musical / The chemistry sung: teaching the atomic models through musical composition.
author Pereira, Gabriel Soares
author_facet Pereira, Gabriel Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gabriel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv A Química cantada
Composição musical
Prática pedagógica
topic A Química cantada
Composição musical
Prática pedagógica
description A ascensão das tecnologias na era da informação incita o imediatismo social no qual o ser humano busca incessantemente pela aquisição de saberes de modo mais célere possível. Nesta perspectiva, o docente da Educação Básica deve competir vorazmente pela atenção de seus alunos, pois, este modelo social que preconiza pela aprendizagem instantânea, fomenta a formação de indivíduos sedentos pelo novo, que diante da monotonia criada pelo tradicionalismo educacional, são conduzidos a aversão pelo conteúdo que lhes é ensinado em sala de aula. Tornou-se comum, ver em âmbito escolar, o discente optando por utilizar-se de um fone de ouvido a fim de evitar aquela aula tediosa à sua frente. Por vezes, o professor irrita-se e toma para si o desprezo pelo uso de recursos audiovisuais em sua prática pedagógica, contudo, é a partir destes instantes, que o educador vislumbra uma forma de apreender a atenção do estudante, desenvolvendo assim, métodos educacionais inovadores. É a partir desta premissa que se deu a gênese ao estudo em tela, que por sua vez, objetiva descrever através da literatura científica um método eficaz para o ensino da atomística nas aulas de Química no Ensino Médio. Surge então o projeto intitulado “A Química Cantada”, no qual a arte se torna conhecimento e o conhecimento se manifesta através da arte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808
10.34115/basr.v3i1.808
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808
identifier_str_mv 10.34115/basr.v3i1.808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/808/694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 3 No. 1 (2019); 570-584
Brazilian Applied Science Review; v. 3 n. 1 (2019); 570-584
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v3i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1754824795544879104