Validation of persuasive messages for the promotion of physical activity among people with coronary heart disease

OBJETIVO: validar o conteúdo de mensagens persuasivas para promover a caminhada entre pacientes com doença arterial coronária (DAC). As mensagens foram construídas com vistas ao fortalecimento/mudança da atitude do paciente em relação à caminhada. MÉTODO: a seleção dos argumentos persuasivos foi bas...

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Access type:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Mendez, Roberto Della Rosa
Other Authors: Rodrigues, Roberta Cunha Matheus, Spana, Thaís Moreira, Cornélio, Marília Estevam, Gallani, Maria Cecília Bueno Jayme, Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Document type: Article
Language:eng
Published: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
Portuguese subjects:
Online Access:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000600002
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000600002
http://www.repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/35886
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/35886
Citation:Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 20, n. 6, p. 1015-1023, 2012.
Portuguese abstract:OBJETIVO: validar o conteúdo de mensagens persuasivas para promover a caminhada entre pacientes com doença arterial coronária (DAC). As mensagens foram construídas com vistas ao fortalecimento/mudança da atitude do paciente em relação à caminhada. MÉTODO: a seleção dos argumentos persuasivos foi baseada nas crenças comportamentais (determinantes da atitude), relacionadas à caminhada. As mensagens foram construídas com base no Modelo de Probabilidade de Elaboração e submetidas à validade de conteúdo. RESULTADOS: os dados foram analisados por meio do índice de validade de conteúdo e pela importância atribuída pelos pacientes aos argumentos persuasivos das mensagens. As crenças comportamentais positivas (i.e. reforço positivo e negativo) e a autoeficácia foram os apelos considerados importantes pelos pacientes. As mensagens com evidências de validação serão testadas em estudo de intervenção para promoção da prática de atividade física entre pacientes com DAC.
English abstract:OBJECTIVE: to validate the content of persuasive messages for promoting walking among patients with coronary heart disease (CHD). The messages were constructed to strengthen or change patients' attitudes to walking. METHOD: the selection of persuasive arguments was based on behavioral beliefs (determinants of attitude) related to walking. The messages were constructed based in the Elaboration Likelihood Model and were submitted to content validation. RESULTS: the data was analyzed with the content validity index and by the importance which the patients attributed to the messages' persuasive arguments. Positive behavioral beliefs (i.e. positive and negative reinforcement) and self-efficacy were the appeals which the patients considered important. The messages with validation evidence will be tested in an intervention study for the promotion of the practice of physical activity among patients with CHD.