¡A mis lectorcitos, la nación! : a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911)

Orientador: Leandro Karnal

Access type:openAccess
Publication Date:2013
Main Author: Uzun, Júlia Rany Campos, 1985-
Advisor: Karnal, Leandro, 1963-
Referee: Neto, Jose Alves de Freitas, Fernandes, Luiz Estevam de Oliveira
Document type: Master thesis
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Portuguese subjects:
English subjects:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278744
Citation:UZUN, Júlia Rany Campos. ¡A mis lectorcitos, la nación!: a construção das memórias mexicanas através dos manuais escolares durante o governo de Porfírio Díaz (1876-1911). 2013. 271 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/278744>. Acesso em: 22 ago. 2018.
Portuguese abstract:Resumo: Esta pesquisa procurou discutir como a produção de manuais escolares do México, durante o governo de Porfirio Díaz (1876-1911), auxiliou a construir a representação do passado do país. Dada a diversidade étnica, linguística e histórica do período, a investigação buscou compreender como a educação, especialmente através dos manuais escolares, auxiliou a construir uma memória comum e assentar as bases de um projeto de cidadania para o México, na virada do século XIX para o XX. Foram analisados seis manuais escolares que faziam parte de um projeto unificador, fruto da Reforma Educativa ocorrida no período. A escolha desses manuais deveu-se à sua importância no período, à sua repercussão em anos posteriores e ao papel social de seus autores. A pesquisa, dentro do campo da História Cultural, pretendeu discutir qual era o cidadão mexicano tido como "ideal" a partir desta Reforma Educativa, quais heróis foram eleitores como símbolos mexicanos (e quais deveriam ser calados), quais os usos políticos e simbólicos dessas figuras e como elas representavam o México que o intelectuais porfiristas pretenderam construir
English abstract:Abstract: This research attemped to discuss how the production of Mexican scholars' books, during Porfirio Díaz government (1876-1911), helped to contructed the past representation of the country. Given the ethnic, linguistic and historical diversity in this period, the investigation tried to understand how the education, specially through the scholars' books, helped to develop a commom memory and lay the foundations os a citizenship project to Mexico, at the turn of nineteenth to the twentieth. There were analysed six scholars' books that were part os an unifying project, fruit of the Educative Reform ocurried in this period. The choice of these textbooks was due to its importance in this period, its repercussion in later years and the social role of its authors. The research, inside the camp of Cultural History, intended to discuss which was the Mexican citizen thought like "ideal" as from this Educative Reform, which heroes were elected like Mexican symbols (and which others should be silent), which were the political and symbolical uses of there figures and how they represented the Mexico that the Porifian intelectuals intended to construct