Usina fotovoltaica de 1 MWp para suprimento de veículos elétricos : estimativa da frota atendida, logística de abastecimento e emissões de CO2 evitadas

Orientador: Ennio Peres da Silva

Access type:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Strangueto, Karina Maretti, 1987-
Advisor: Silva, Ennio Peres da, 1956-
Referee: Rossi, Luiz Antonio, Camargo, João Carlos
Document type: Master thesis
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Portuguese subjects:
English subjects:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263875
Citation:STRANGUETO, Karina Maretti. Usina fotovoltaica de 1 MWp para suprimento de veículos elétricos: estimativa da frota atendida, logística de abastecimento e emissões de CO2 evitadas. 2012. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/263875>. Acesso em: 20 ago. 2018.
Portuguese abstract:Resumo: Desde a Revolução Industrial, as atividades desenvolvidas pelo homem têm provocado um crescimento maciço das emissões de gases de efeito estufa e poluentes para a atmosfera da Terra, devido, entre outros fatores, à constante e crescente necessidade de energia. Um grande esforço vem sendo realizado nas últimas décadas para a redução dessas emissões, com especial atenção ao setor de transporte, principalmente pelos efeitos provocados nas populações das grandes cidades devido à concentração de veículos em espaços reduzidos. Neste caso, busca-se aumentar: a eficiência dos veículos convencionais, o uso de biocombustíveis e de veículos híbridos, e, mais recentemente, o uso de veículos elétricos (VEs). Com o avanço da utilização de veículos elétricos como meio de transporte "limpo", são necessários maiores estudos para avaliar a quantidade de energia necessária para o abastecimento das frotas destes veículos e, também, uma análise da quantidade evitada de emissões de gases de efeito estufa (gás carbônico) comparativamente aos modelos à combustão interna. Assim, esse trabalho teve como objetivo desenvolver esses temas. A geração de energia através painéis fotovoltaicos foi a escolha para essa dissertação, onde foi realizado um estudo de caso para uma usina de 1 MWP, determinando a quantidade de energia efetivamente produzida, considerando a usina localizada em Campinas, São Paulo. Dessa forma, pôde-se estimar que a frota de veículos que poderia ser abastecida com a energia gerada por essa usina teria um valor entre 955 e 1.118 veículos, dependendo de diferentes logísticas de abastecimento consideradas. Com a frota estimada, também foi possível calcular que emissões de até 2.004 toneladas anuais de CO2 poderiam ser evitadas pela substituição dos veículos convencionais pelos por esta frota de VEs
English abstract:Abstract: Since the Industrial Revolution, human activities have been causing a massive growth in greenhouse gases and pollutants emissions to the Earth's atmosphere, due to, between other factors, the continuing and growing need for energy. A great effort has been made in recent decades to reduce these emissions, with special attention to the transport sector, mainly caused by the effects on populations of large cities due to the concentration of vehicles in confined spaces. In this case, seeks to improve: the efficiency of conventional vehicles, the use of biofuels and hybrid vehicles, and, more recently, the use of electric vehicles (EVs). With advancing of Electric Vehicle use as a means of "green" transport, more studies are needed to assess the amount of energy required to supply fleets of this kind of vehicles and, also, an analysis of the amount of avoided emissions of greenhouse gases (carbon dioxide) compared with internal combustion models. Thus, this study aimed to develop these themes. The generation of energy through photovoltaic panels was the choice for this dissertation, which was conducted a case study for a generating station of 1 MWP, determining the amount of energy effectively produced, considering the generating station located in Campinas, Sao Paulo. Thus, it was estimated that the fleet of vehicles that could be supplied with energy generated by this plant would have a value between 955 and 1.118 vehicles, depending on different logistical supply considered. With the fleet estimated, it was also possible to calculate that 2.004 tons of CO2 could be avoided by the replacement of conventional vehicles by EVs