Auroras da vitória : letras do treinamento esportivo no Brasil (1920-1968)

Orientador: Carmen Lúcia Soares

Access type:openAccess
Publication Date:2010
Main Author: Ladislau, Carlos Rogério
Advisor: Soares, Carmen Lúcia, 1956-
Referee: Moreno, Andrea, Vaz, Alexandre Fernandez, Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque de, Ayoub, Eliana
Document type: Doctoral thesis
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Portuguese subjects:
English subjects:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/250754
Citation:LADISLAU, Carlos Rogério. Auroras da vitória: letras do treinamento esportivo no Brasil (1920-1968). 2010. 182 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250754>. Acesso em: 21 ago. 2018.
Portuguese abstract:Resumo: O esporte e as maneiras de ser esportivo constituem, sobretudo a partir do século XX, uma pedagogia corporal, evidenciando a importância dos modos de produzir o resultado esportivo operados nos entremeios do treinamento, modos estes que, ao longo de décadas, vão consolidando formas de jogar, formas de assistir, formas de participar, formas de competir: uma verdadeira alfabetização dos corpos e dos sentidos. Decorre daí a importância de se buscar compreender como as maneiras de treinar vão sendo conformadas na história recente do Brasil. Com essa intenção, a presente tese perscruta um conjunto de fontes bibliográficas específicas da área de Educação Física produzidas no Brasil no período de 1920 a 1968, destacadamente livros e periódicos especializados, buscando identificar continuidades e rupturas que caracterizam a definição do treinamento esportivo como um novo discurso especializado - uma nova disciplina acadêmica - fortemente engendrado nos parâmetros da ciência, sobretudo das biologias.
English abstract:Abstract: Mainly from the twentieth century, the sport and the ways to be sporting are a pedagogy body, highlighting the importance of the ways to produce the sporting result with the training. These modes, for decades, are consolidating ways to play, ways to watch, ways to participate, ways to compete: a real education of bodies and senses. That is the importance of seeking to understand how the ways of training are being conformed in Brazil's recent history. Thus this thesis investigates a number of specific sources from the area of Physical Education produced in Brazil in the period 1920 to 1968, notably books and journals, trying to identify continuities and ruptures that characterize the definition of athletic training as a new specialized discourse - a new academic discipline - engendered strongly on the parameters of science, especially the Biologies.