A obra vocal "de capella" de padre Jose Mauricio Nunes Garcia : seis edições e seus elementos de escrita

Orientador: Helena Jank

Access type:openAccess
Publication Date:2000
Main Author: Esteves, Claudio Antonio
Advisor: Jank, Helena, 1939-
Referee: Neves, Jose Maria, Pascoal, Maria Lucia Senna Macado
Document type: Master thesis
Language:por
Published: [s.n.]
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Portuguese subjects:
Online Access:http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284225
Citation:ESTEVES, Claudio Antonio. A obra vocal "de capella" de padre Jose Mauricio Nunes Garcia: seis edições e seus elementos de escrita. 2000. 128 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284225>. Acesso em: 26 jul. 2018.
Portuguese abstract:Resumo: O conhecimento teórico de Padre José MauricioNunes Garcia, referência maior do Período Colonial Brasileiro, é ainda subestimado apesar de sua grande produção. Contribui para isto a pouca quantidade de obras editadas disponíveis para análise. O presente trabalho tem como objetivo o estudo dos elementos mais relevantes de escrita em seis obras vocais do gênero de capella do compositor. Cada uma destas seis obras são para como SATB com baixo cifrado para o órgão, estão datadas e subsistem como manuscrito original ou cópia da época. Estas foram editadas a partir dos microfilmes da Biblioteca Nacional e submetidas à análise harmônica e formal, de modo a constituir um panorama de sua técnica composicional. Compostas de 1797 a 1809, marcam fases importantes na vida do compositor e na produção de sua obra musical, considerando-se que em 1798 foi registrado como Mestre de Capela da Sé e em 1808 a Corte Portuguesa chegou ao Brasil. Os recursos empregados por Padre José Mauricio nestas poucas obras, revelam um quadro divergente da evidência simplista sobre sua realidade: um composito rexperiente,que dominavao meio para o qual produzia e procurava seu aprimoramento ao longo de sua tarefa composicional freqüente
English abstract:Abstract: The theoretical knowledge of Father José Maurício Nunes Garcia, the greatest reference of Brazilian Colonial Period, is still underestimated, in spite of the amount of his production. The edited works available to analysis are scarce, contributing to this view. The aim of this research is the study of the most relevant elements of writing in six vocal works of de capella type of the composer. Each of these six works are intended to SATB chorus with figured bass to the organ, are dated and subsist as original manuscript or copy from the period. They were edited from the Biblioteca Nacional's microfilms and submitted to harmonic and formal analysis, to constitute a compositional outlook. Composed from 1797 to 1809, these pieces mark important stages in composer's life and musical production considering that in 1798 he was registered as Mestre de Capela of Catedral da Sé and in 1808 arrived the Portuguese Court to Brazil. The resources employed by Father José Maurício in these few works, reveal a divergent picture of the simplistic evidence about the reality: a skilled composer, dominating the medium to which he produced and looked for improve himself throughout his frequent compositional task