The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/846 |
Resumo: | Este artigo teve como propósito apresentar e analisar as percepções, as críticas e as sugestões dos consultores que participaram de processos avaliativos no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), tanto na submissão de propostas quanto na avaliação intermediária dos projetos em andamento, visando contribuir para o aprimoramento do programa. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada mediante consulta, por correio eletrônico, enviada aos integrantes da comissão de avaliação de projetos Procad. O questionário foi composto por 15 quesitos de natureza qualitativa, abrangendo 13 questões fechadas e duas abertas, relativas aos objetivos e às características do programa. Com base neste estudo, foi possível compreender que a institucionalização de um sistema de avaliação contínua para o Procad poderia contribuir para o aprimoramento do programa e para a criação de novas ações voltadas ao desenvolvimento da pós-graduação. A implantação de medidas aqui sugeridas também proporcionaria melhorias ao Procad. |
id |
CAPES-1_ac808e8284f2780934edb2ec59a5035f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/846 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluatorsEl Programa Nacional de Cooperación Académica – PROCAD en la visión de los evaluadores de proyectosO Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD na visão dos avaliadores de projetosEnsino; Educação.Avaliação. Capes. Cooperação Acadêmica. Procad.Assessment. CAPES. Academic Cooperation. PROCAD.Evaluación. CAPES. Cooperación Académica. PROCAD.Este artigo teve como propósito apresentar e analisar as percepções, as críticas e as sugestões dos consultores que participaram de processos avaliativos no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), tanto na submissão de propostas quanto na avaliação intermediária dos projetos em andamento, visando contribuir para o aprimoramento do programa. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada mediante consulta, por correio eletrônico, enviada aos integrantes da comissão de avaliação de projetos Procad. O questionário foi composto por 15 quesitos de natureza qualitativa, abrangendo 13 questões fechadas e duas abertas, relativas aos objetivos e às características do programa. Com base neste estudo, foi possível compreender que a institucionalização de um sistema de avaliação contínua para o Procad poderia contribuir para o aprimoramento do programa e para a criação de novas ações voltadas ao desenvolvimento da pós-graduação. A implantação de medidas aqui sugeridas também proporcionaria melhorias ao Procad. This article had the purpose of presenting and analyzing the perceptions, criticisms and suggestions of the consultants who participated of the evaluation processes of the National Program of Academic Cooperation (PROCAD), considering both the submission of proposals and the mid-term evaluation of ongoing projects in an effort to contribute to the improvement of the program. The qualitative and quantitative research was carried out through consultation by email, sent to members of the Evaluation Committee of PROCAD projects. The questionnaire consisted of 15 items of a qualitative nature, covering 13 closed and two open questions relating to the aims and characteristics of the program. Based on this study, it can be understood that the institutionalization of a system of ongoing evaluation for PROCAD could contribute to the improvement of the program and to the creation of new initiatives aimed at developing graduate study. The implementation of the measures suggested here would also provide for the improvement to PROCAD.Este artículo tuvo como objetivo presentar y analizar las percepciones, críticas y sugerencias de los consultores que participaron en los procesos de evaluación en el marco del Programa Nacional de Cooperación Académica – PROCAD, en la presentación de propuestas y en la evaluación intermedia de los proyectos en curso, con el objetivo de contribuir a la mejora del programa. La investigación cualitativa y cuantitativa se llevó a cabo a través de un cuestionario por correo electrónico, enviado a los miembros del Comité de Evaluación de proyectos PROCAD. El cuestionario constaba de 15 preguntas de carácter cualitativo, que cubrieron 13 preguntas cerradas y dos abiertas relacionadas con los objetivos y características del Programa. Sobre la base de este estudio, se puede entender que la institucionalización de un sistema de evaluación continua para el PROCAD podría contribuir a la mejora del programa y la creación de nuevas acciones destinadas a desarrollar la posgrado. La aplicación de las medidas que aquí se sugiere también proporcionaría mejoras para el PROCAD.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMoura, Elci Vieira deRocha Neto, Ivan2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/84610.21713/2358-2332.2015.v12.846RBPG; v. 12, n. 29 (2015)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 29 (2015)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/846/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/846/82info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators El Programa Nacional de Cooperación Académica – PROCAD en la visión de los evaluadores de proyectos O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD na visão dos avaliadores de projetos |
title |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators |
spellingShingle |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators Moura, Elci Vieira de Ensino; Educação. Avaliação. Capes. Cooperação Acadêmica. Procad. Assessment. CAPES. Academic Cooperation. PROCAD. Evaluación. CAPES. Cooperación Académica. PROCAD. |
title_short |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators |
title_full |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators |
title_fullStr |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators |
title_full_unstemmed |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators |
title_sort |
The National Program of Academic Cooperation – PROCAD in the view of the project evaluators |
author |
Moura, Elci Vieira de |
author_facet |
Moura, Elci Vieira de Rocha Neto, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Rocha Neto, Ivan |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Elci Vieira de Rocha Neto, Ivan |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino; Educação. Avaliação. Capes. Cooperação Acadêmica. Procad. Assessment. CAPES. Academic Cooperation. PROCAD. Evaluación. CAPES. Cooperación Académica. PROCAD. |
topic |
Ensino; Educação. Avaliação. Capes. Cooperação Acadêmica. Procad. Assessment. CAPES. Academic Cooperation. PROCAD. Evaluación. CAPES. Cooperación Académica. PROCAD. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo teve como propósito apresentar e analisar as percepções, as críticas e as sugestões dos consultores que participaram de processos avaliativos no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), tanto na submissão de propostas quanto na avaliação intermediária dos projetos em andamento, visando contribuir para o aprimoramento do programa. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada mediante consulta, por correio eletrônico, enviada aos integrantes da comissão de avaliação de projetos Procad. O questionário foi composto por 15 quesitos de natureza qualitativa, abrangendo 13 questões fechadas e duas abertas, relativas aos objetivos e às características do programa. Com base neste estudo, foi possível compreender que a institucionalização de um sistema de avaliação contínua para o Procad poderia contribuir para o aprimoramento do programa e para a criação de novas ações voltadas ao desenvolvimento da pós-graduação. A implantação de medidas aqui sugeridas também proporcionaria melhorias ao Procad. This article had the purpose of presenting and analyzing the perceptions, criticisms and suggestions of the consultants who participated of the evaluation processes of the National Program of Academic Cooperation (PROCAD), considering both the submission of proposals and the mid-term evaluation of ongoing projects in an effort to contribute to the improvement of the program. The qualitative and quantitative research was carried out through consultation by email, sent to members of the Evaluation Committee of PROCAD projects. The questionnaire consisted of 15 items of a qualitative nature, covering 13 closed and two open questions relating to the aims and characteristics of the program. Based on this study, it can be understood that the institutionalization of a system of ongoing evaluation for PROCAD could contribute to the improvement of the program and to the creation of new initiatives aimed at developing graduate study. The implementation of the measures suggested here would also provide for the improvement to PROCAD. Este artículo tuvo como objetivo presentar y analizar las percepciones, críticas y sugerencias de los consultores que participaron en los procesos de evaluación en el marco del Programa Nacional de Cooperación Académica – PROCAD, en la presentación de propuestas y en la evaluación intermedia de los proyectos en curso, con el objetivo de contribuir a la mejora del programa. La investigación cualitativa y cuantitativa se llevó a cabo a través de un cuestionario por correo electrónico, enviado a los miembros del Comité de Evaluación de proyectos PROCAD. El cuestionario constaba de 15 preguntas de carácter cualitativo, que cubrieron 13 preguntas cerradas y dos abiertas relacionadas con los objetivos y características del Programa. Sobre la base de este estudio, se puede entender que la institucionalización de un sistema de evaluación continua para el PROCAD podría contribuir a la mejora del programa y la creación de nuevas acciones destinadas a desarrollar la posgrado. La aplicación de las medidas que aquí se sugiere también proporcionaría mejoras para el PROCAD. |
description |
Este artigo teve como propósito apresentar e analisar as percepções, as críticas e as sugestões dos consultores que participaram de processos avaliativos no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), tanto na submissão de propostas quanto na avaliação intermediária dos projetos em andamento, visando contribuir para o aprimoramento do programa. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada mediante consulta, por correio eletrônico, enviada aos integrantes da comissão de avaliação de projetos Procad. O questionário foi composto por 15 quesitos de natureza qualitativa, abrangendo 13 questões fechadas e duas abertas, relativas aos objetivos e às características do programa. Com base neste estudo, foi possível compreender que a institucionalização de um sistema de avaliação contínua para o Procad poderia contribuir para o aprimoramento do programa e para a criação de novas ações voltadas ao desenvolvimento da pós-graduação. A implantação de medidas aqui sugeridas também proporcionaria melhorias ao Procad. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/846 10.21713/2358-2332.2015.v12.846 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/846 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2015.v12.846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/846/pdf http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/846/82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 12, n. 29 (2015) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 12, n. 29 (2015) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074232745984 |