Perfil dos alunos de pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília
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Publication Date: | 2011 |
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Source: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
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Summary: | A pós-graduação no Brasil, apesar de existir há menos de 50 anos, tem contribuído para garantir uma presença atuante do País no contexto mundial. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília foi implantado em 1995 e titulou 114 mestres e 4 doutores, até setembro de 2008, consolidando a qualificação de profissionais na região Centro-Oeste do País. Com o objetivo de comparar o Programa de Pós-Graduação com os demais existentes no País e caracterizar o perfil dos alunos que o frequentam, foram analisados dados disponibilizados pela secretaria do programa e pelo sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Espera-se, assim, fornecer elementos que possam contribuir para a avaliação da formação especializada na área de Engenharia Sanitária e Ambiental no País. |
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Perfil dos alunos de pós-graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de BrasíliaThe Profi le of graduate students in Environmental Technology and Water Resources at the University of BrasiliaPós-Graduação. Engenharia. Tecnologia Ambiental. Recursos Hídricos. Universidade de Brasília.Graduate study. Engineering. Environmental Technology. Water resources. University of Brasilia.A pós-graduação no Brasil, apesar de existir há menos de 50 anos, tem contribuído para garantir uma presença atuante do País no contexto mundial. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília foi implantado em 1995 e titulou 114 mestres e 4 doutores, até setembro de 2008, consolidando a qualificação de profissionais na região Centro-Oeste do País. Com o objetivo de comparar o Programa de Pós-Graduação com os demais existentes no País e caracterizar o perfil dos alunos que o frequentam, foram analisados dados disponibilizados pela secretaria do programa e pelo sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Espera-se, assim, fornecer elementos que possam contribuir para a avaliação da formação especializada na área de Engenharia Sanitária e Ambiental no País.Graduate programs in Brazil, despite existing for less than 50 years, have helped to ensure for Brazil an active scientifi c role in the world context. The Graduate Program in Environmental Technology and Water Resources (PTARH) at the University of Brasilia, initiated in 1995, had graduated 114 master and 4 doctoral students by September, 2008, thereby helping to consolidate the qualifi cation of scientists and professionals in the Central-West region of Brazil. This article seeks to compare the PTARH program with other graduate programs in the country, as well as to provide a profi le of its student body. In order to achieve this, data from the Program and from the Capes website were analyzed. It is hoped that the study will provide elements that can contribute to the evaluation of graduate programs in the context of environmental and sanitary engineering education in the country.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMoraes, Alessandra Ribeiro deEsteves, Maria Leonor BaptistaAtaide, Wendy FonsecaBernardes, Ricardo Silveira2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/16510.21713/2358-2332.2009.v6.165RBPG; v. 6, n. 11 (2009)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 6, n. 11 (2009)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/165/159info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
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A pós-graduação no Brasil, apesar de existir há menos de 50 anos, tem contribuído para garantir uma presença atuante do País no contexto mundial. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília foi implantado em 1995 e titulou 114 mestres e 4 doutores, até setembro de 2008, consolidando a qualificação de profissionais na região Centro-Oeste do País. Com o objetivo de comparar o Programa de Pós-Graduação com os demais existentes no País e caracterizar o perfil dos alunos que o frequentam, foram analisados dados disponibilizados pela secretaria do programa e pelo sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Espera-se, assim, fornecer elementos que possam contribuir para a avaliação da formação especializada na área de Engenharia Sanitária e Ambiental no País. Graduate programs in Brazil, despite existing for less than 50 years, have helped to ensure for Brazil an active scientifi c role in the world context. The Graduate Program in Environmental Technology and Water Resources (PTARH) at the University of Brasilia, initiated in 1995, had graduated 114 master and 4 doctoral students by September, 2008, thereby helping to consolidate the qualifi cation of scientists and professionals in the Central-West region of Brazil. This article seeks to compare the PTARH program with other graduate programs in the country, as well as to provide a profi le of its student body. In order to achieve this, data from the Program and from the Capes website were analyzed. It is hoped that the study will provide elements that can contribute to the evaluation of graduate programs in the context of environmental and sanitary engineering education in the country. |
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A pós-graduação no Brasil, apesar de existir há menos de 50 anos, tem contribuído para garantir uma presença atuante do País no contexto mundial. O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília foi implantado em 1995 e titulou 114 mestres e 4 doutores, até setembro de 2008, consolidando a qualificação de profissionais na região Centro-Oeste do País. Com o objetivo de comparar o Programa de Pós-Graduação com os demais existentes no País e caracterizar o perfil dos alunos que o frequentam, foram analisados dados disponibilizados pela secretaria do programa e pelo sítio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes). Espera-se, assim, fornecer elementos que possam contribuir para a avaliação da formação especializada na área de Engenharia Sanitária e Ambiental no País. |
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