Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Luiz Alberto dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Damico,José Geraldo Soares, Fraga,Alex Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000200176
Resumo: Resumo Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do "lado de fora" dos serviços.
id CBCE-1_3a1e8dfd828230f51422c744c3688927
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892017000200176
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mentalSaúde mentalEquipe multiprofissionalEducação físicaEstudo de casoResumo Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do "lado de fora" dos serviços.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000200176Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.39 n.2 2017reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2017.02.002info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Luiz Alberto dos SantosDamico,José Geraldo SoaresFraga,Alex Brancopor2017-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892017000200176Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:02.160255Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
spellingShingle Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
Ferreira,Luiz Alberto dos Santos
Saúde mental
Equipe multiprofissional
Educação física
Estudo de caso
title_short Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_full Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_fullStr Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_full_unstemmed Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
title_sort Entre a composição e a tarefa: estudo de caso sobre a inserção da educação física em um serviço de saúde mental
author Ferreira,Luiz Alberto dos Santos
author_facet Ferreira,Luiz Alberto dos Santos
Damico,José Geraldo Soares
Fraga,Alex Branco
author_role author
author2 Damico,José Geraldo Soares
Fraga,Alex Branco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Luiz Alberto dos Santos
Damico,José Geraldo Soares
Fraga,Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Equipe multiprofissional
Educação física
Estudo de caso
topic Saúde mental
Equipe multiprofissional
Educação física
Estudo de caso
description Resumo Estudo de caso sobre o processo de inserção dos trabalhadores de educação física no cotidiano de uma equipe multiprofissional de saúde mental. As categorias tarefeiro e compositor foram usadas para analisar as posições que um trabalhador de educação física ocupa nesse serviço. A empiria foi produzida a partir de oito entrevistas semiestruturadas com diferentes profissionais de um centro de atenção psicossocial. As análises indicaram que a posição da educação física na equipe depende da trajetória de cada um dos profissionais e do modo como o trabalhador de educação física se coloca. Concluímos que o trabalho pautado pela composição favorece práticas de cuidado que potencializam a intervenção antimanicomial e a vida do "lado de fora" dos serviços.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000200176
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892017000200176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2017.02.002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.39 n.2 2017
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203855225683968