(Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho,Vitor Antonio Cerignoni
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Aquino,Marta Aurora Mota e, Montebelo,Maria Imaculada de Lima, Tolocka,Rute Estanislava
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré-escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré-escola e combater o estilo de vida sedentário.
id CBCE-1_873805db5b0cb2f6920d66969680da90
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892018000400381
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professoresProfessor de educação pré-escolarPré-escolarAtividade físicaComportamento sedentárioResumo O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré-escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré-escola e combater o estilo de vida sedentário.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2018.03.013info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho,Vitor Antonio CerignoniAquino,Marta Aurora Mota eMontebelo,Maria Imaculada de LimaTolocka,Rute Estanislavapor2018-10-30T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892018000400381Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:07.777282Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
title (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
spellingShingle (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
Coelho,Vitor Antonio Cerignoni
Professor de educação pré-escolar
Pré-escolar
Atividade física
Comportamento sedentário
title_short (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
title_full (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
title_fullStr (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
title_full_unstemmed (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
title_sort (Des) Valorização da atividade física na pré-escola por professores
author Coelho,Vitor Antonio Cerignoni
author_facet Coelho,Vitor Antonio Cerignoni
Aquino,Marta Aurora Mota e
Montebelo,Maria Imaculada de Lima
Tolocka,Rute Estanislava
author_role author
author2 Aquino,Marta Aurora Mota e
Montebelo,Maria Imaculada de Lima
Tolocka,Rute Estanislava
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho,Vitor Antonio Cerignoni
Aquino,Marta Aurora Mota e
Montebelo,Maria Imaculada de Lima
Tolocka,Rute Estanislava
dc.subject.por.fl_str_mv Professor de educação pré-escolar
Pré-escolar
Atividade física
Comportamento sedentário
topic Professor de educação pré-escolar
Pré-escolar
Atividade física
Comportamento sedentário
description Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a importância e a frequência de atividades cotidianas, dadas pelos professores de pré-escolas, em dois estados brasileiros. Eles preencheram um questionário sobre as atividades feitas pelas crianças. A maioria dos professores (90%) considerou tais atividades importantes, mas apenas 15% indicaram frequência diária de atividades físicas. As atividades que tendem ao sedentarismo foram as mais frequentes e as mais importantes e não há oferta suficiente de atividades físicas. Estratégias de intervenção e diálogo entre professores, pais, governos, bem como outros setores da sociedade, precisam ser implantadas para elevar os níveis de atividade física na pré-escola e combater o estilo de vida sedentário.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892018000400381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2018.03.013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.40 n.4 2018
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203855667134464