Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Magda
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008
Resumo: No contexto de uma diferenciação entre a cultura do papel e a cultura da tela, ou cibercultura, o artigo busca uma melhor compreensão do conceito de letramento, confrontando tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e de escrita, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos de produção, reprodução e difusão da escrita; argumenta que cada uma dessas tecnologias tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento, o que sugere que a palavra seja pluralizada: há letramentos, não letramento.
id CEDES-1_af415919fd106a400e861507c85ad96c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002008100008
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Novas práticas de leitura e escrita: letramento na ciberculturaLetramentoCultura do papelCiberculturaPráticas de leituraPráticas de escritaNo contexto de uma diferenciação entre a cultura do papel e a cultura da tela, ou cibercultura, o artigo busca uma melhor compreensão do conceito de letramento, confrontando tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e de escrita, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos de produção, reprodução e difusão da escrita; argumenta que cada uma dessas tecnologias tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento, o que sugere que a palavra seja pluralizada: há letramentos, não letramento.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008Educação & Sociedade v.23 n.81 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002008100008info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Magdapor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002008100008Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-11-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
title Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
spellingShingle Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
Soares,Magda
Letramento
Cultura do papel
Cibercultura
Práticas de leitura
Práticas de escrita
title_short Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
title_full Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
title_fullStr Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
title_full_unstemmed Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
title_sort Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura
author Soares,Magda
author_facet Soares,Magda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Magda
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Cultura do papel
Cibercultura
Práticas de leitura
Práticas de escrita
topic Letramento
Cultura do papel
Cibercultura
Práticas de leitura
Práticas de escrita
description No contexto de uma diferenciação entre a cultura do papel e a cultura da tela, ou cibercultura, o artigo busca uma melhor compreensão do conceito de letramento, confrontando tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e de escrita, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos de produção, reprodução e difusão da escrita; argumenta que cada uma dessas tecnologias tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento, o que sugere que a palavra seja pluralizada: há letramentos, não letramento.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002008100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.81 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553095356416