Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400012 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar algumas reflexões sobre sociedade e educação pensadas a partir da Teoria Crítica que, especialmente, no pensamento de T. W. Adorno, postula a interpretação e a transformação da sociedade e do conhecimento por ela produzido como premissa básica de uma educação emancipatória. A crítica ao positivismo, a constatação das antinomias entre cultura e administração são instrumentos para a análise do construtivismo, da discussão sobre democratização do ensino e das formulações que estabelecem ligações imediatas entre relações interpessoais e democracia. |
id |
CEDES-1_00ad81b9337f6c71da551d0f06f9ffa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302000000400012 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educaçãoTeoria Críticaeducaçãosociologia da educaçãodemocratização do ensinocrítica ao positivismoEste artigo visa apresentar algumas reflexões sobre sociedade e educação pensadas a partir da Teoria Crítica que, especialmente, no pensamento de T. W. Adorno, postula a interpretação e a transformação da sociedade e do conhecimento por ela produzido como premissa básica de uma educação emancipatória. A crítica ao positivismo, a constatação das antinomias entre cultura e administração são instrumentos para a análise do construtivismo, da discussão sobre democratização do ensino e das formulações que estabelecem ligações imediatas entre relações interpessoais e democracia.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400012Educação & Sociedade v.21 n.73 2000reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302000000400012info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Sueli Soares dos Santospor2001-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302000000400012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-04-10T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação |
title |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação |
spellingShingle |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação Batista,Sueli Soares dos Santos Teoria Crítica educação sociologia da educação democratização do ensino crítica ao positivismo |
title_short |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação |
title_full |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação |
title_fullStr |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação |
title_full_unstemmed |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação |
title_sort |
Teoria Crítica e teorias educacionais: uma análise do discurso sobre educação |
author |
Batista,Sueli Soares dos Santos |
author_facet |
Batista,Sueli Soares dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista,Sueli Soares dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Crítica educação sociologia da educação democratização do ensino crítica ao positivismo |
topic |
Teoria Crítica educação sociologia da educação democratização do ensino crítica ao positivismo |
description |
Este artigo visa apresentar algumas reflexões sobre sociedade e educação pensadas a partir da Teoria Crítica que, especialmente, no pensamento de T. W. Adorno, postula a interpretação e a transformação da sociedade e do conhecimento por ela produzido como premissa básica de uma educação emancipatória. A crítica ao positivismo, a constatação das antinomias entre cultura e administração são instrumentos para a análise do construtivismo, da discussão sobre democratização do ensino e das formulações que estabelecem ligações imediatas entre relações interpessoais e democracia. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000400012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302000000400012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.21 n.73 2000 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552743034880 |