Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Ribeiro,Luiz Cesar de Queiroz |
Data de Publicação: |
2016 |
Outros Autores: |
Koslinski,Mariane Campelo,
Zuccarelli,Carolina,
Christovão,Ana Carolina |
Tipo de documento: |
Artigo
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Educação & Sociedade |
Texto Completo: |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000100171
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Resumo: |
RESUMO: O presente artigo sistematiza o progresso da pesquisa sobre os padrões de organização social do território das metrópoles brasileiras e seus impactos nos mecanismos de reprodução das desigualdades educacionais entre crianças e jovens. Ele tem como base os resultados de um grande número de investigações empíricas realizadas pelo grupo de pesquisa multidisciplinar "Educação e Cidade", integrante do Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia (INCT) - "Observatório das Metrópoles" - CNPq/FAPERJ. Além de apresentar o estado da arte sobre o conhecimento referente à relação entre os processos de segmentação e segregação residencial e as desigualdades de acesso à estrutura de oportunidades educacionais, o artigo também propõe a reflexão sobre a necessidade da consideração do território urbano como dimensão transversal das políticas de educação e da cidade. |