Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica

Bibliographic Details
Main Author: Vóvio,Claudia Lemos
Publication Date: 2013
Other Authors: Kleiman,Angela B.
Format: Article
Language: por
Source: Cadernos CEDES
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200002
Summary: Nos discursos sobre a educação de jovens e adultos, tanto nacionais como internacionais, a alfabetização é apontada como processo fundamental para a construção de um projeto de sociedade inclusiva e democrática, constituindo-se como requisito necessário para dar continuidade à escolarização, processo que compreende o acesso a bens culturais construídos ao longo da história e a modelos culturais de ação, fundados em saberes, valores e práticas socialmente prestigiados. Porém, o panorama educacional brasileiro nos mostra que a efetivação do direito à educação com qualidade para jovens e adultos é ainda um grande desafio. Diante da complexidade inerente aos sentidos e aos modos como programas de alfabetização de jovens e adultos têm se concretizado no Brasil, este artigo tem como propósito examinar pesquisas no campo da educação de jovens e adultos, que, na última década, lançaram mão da abordagem sócio-histórica do letramento para investigar esse processo educativo. Será analisado o modo como esta abordagem tem sido incorporada na pesquisa, assim como suas consequências para a organização de políticas, programas de alfabetização e formação de professores.
id CEDES-2_243cd3a4641b2b82367e9845343436bf
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622013000200002
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científicaLetramentoAlfabetizaçãoEstado da arteNos discursos sobre a educação de jovens e adultos, tanto nacionais como internacionais, a alfabetização é apontada como processo fundamental para a construção de um projeto de sociedade inclusiva e democrática, constituindo-se como requisito necessário para dar continuidade à escolarização, processo que compreende o acesso a bens culturais construídos ao longo da história e a modelos culturais de ação, fundados em saberes, valores e práticas socialmente prestigiados. Porém, o panorama educacional brasileiro nos mostra que a efetivação do direito à educação com qualidade para jovens e adultos é ainda um grande desafio. Diante da complexidade inerente aos sentidos e aos modos como programas de alfabetização de jovens e adultos têm se concretizado no Brasil, este artigo tem como propósito examinar pesquisas no campo da educação de jovens e adultos, que, na última década, lançaram mão da abordagem sócio-histórica do letramento para investigar esse processo educativo. Será analisado o modo como esta abordagem tem sido incorporada na pesquisa, assim como suas consequências para a organização de políticas, programas de alfabetização e formação de professores.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200002Cadernos CEDES v.33 n.90 2013reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622013000200002info:eu-repo/semantics/openAccessVóvio,Claudia LemosKleiman,Angela B.por2013-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622013000200002Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2013-09-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
title Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
spellingShingle Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
Vóvio,Claudia Lemos
Letramento
Alfabetização
Estado da arte
title_short Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
title_full Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
title_fullStr Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
title_full_unstemmed Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
title_sort Letramento e alfabetização de pessoas jovens e adultas: um balanço da produção científica
author Vóvio,Claudia Lemos
author_facet Vóvio,Claudia Lemos
Kleiman,Angela B.
author_role author
author2 Kleiman,Angela B.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vóvio,Claudia Lemos
Kleiman,Angela B.
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Alfabetização
Estado da arte
topic Letramento
Alfabetização
Estado da arte
description Nos discursos sobre a educação de jovens e adultos, tanto nacionais como internacionais, a alfabetização é apontada como processo fundamental para a construção de um projeto de sociedade inclusiva e democrática, constituindo-se como requisito necessário para dar continuidade à escolarização, processo que compreende o acesso a bens culturais construídos ao longo da história e a modelos culturais de ação, fundados em saberes, valores e práticas socialmente prestigiados. Porém, o panorama educacional brasileiro nos mostra que a efetivação do direito à educação com qualidade para jovens e adultos é ainda um grande desafio. Diante da complexidade inerente aos sentidos e aos modos como programas de alfabetização de jovens e adultos têm se concretizado no Brasil, este artigo tem como propósito examinar pesquisas no campo da educação de jovens e adultos, que, na última década, lançaram mão da abordagem sócio-histórica do letramento para investigar esse processo educativo. Será analisado o modo como esta abordagem tem sido incorporada na pesquisa, assim como suas consequências para a organização de políticas, programas de alfabetização e formação de professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622013000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622013000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.33 n.90 2013
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605821952000