A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira,Miriam Cristina Frey de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Schlindwein,Luciane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200003
Resumo: Neste trabalho discutimos a inclusão do aluno com diferenças visuais considerando suas lembranças escolares. Foram coletados depoimentos orais de três alunos com diferenças visuais matriculados em cursos de graduação com o intuito de compreender como as relações estabelecidas ao longo do percurso escolar podem ter auxiliado esses alunos a vencerem o estigma da exclusão. As análises aqui apresentadas apóiam-se nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, segundo a qual o psiquismo humano se constitui socialmente, trazendo em si a marca da cultura em que o homem está imerso. Os resultados apresentados indicam que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades, que foram sendo superadas na medida em que esses sujeitos passam de uma situação de dependência para uma situação de controle maior sobre suas próprias vidas, com papéis sociais mais definidos e valorizados em suas comunidades.
id CEDES-2_08351540f9e60d6146296b1972f485a8
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622008000200003
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-culturalInclusãoPsicologia histórico-culturalPessoa cegaNeste trabalho discutimos a inclusão do aluno com diferenças visuais considerando suas lembranças escolares. Foram coletados depoimentos orais de três alunos com diferenças visuais matriculados em cursos de graduação com o intuito de compreender como as relações estabelecidas ao longo do percurso escolar podem ter auxiliado esses alunos a vencerem o estigma da exclusão. As análises aqui apresentadas apóiam-se nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, segundo a qual o psiquismo humano se constitui socialmente, trazendo em si a marca da cultura em que o homem está imerso. Os resultados apresentados indicam que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades, que foram sendo superadas na medida em que esses sujeitos passam de uma situação de dependência para uma situação de controle maior sobre suas próprias vidas, com papéis sociais mais definidos e valorizados em suas comunidades.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200003Cadernos CEDES v.28 n.75 2008reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622008000200003info:eu-repo/semantics/openAccessLira,Miriam Cristina Frey deSchlindwein,Luciane Mariapor2008-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622008000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2008-09-26T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
title A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
spellingShingle A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
Lira,Miriam Cristina Frey de
Inclusão
Psicologia histórico-cultural
Pessoa cega
title_short A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
title_full A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
title_fullStr A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
title_sort A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural
author Lira,Miriam Cristina Frey de
author_facet Lira,Miriam Cristina Frey de
Schlindwein,Luciane Maria
author_role author
author2 Schlindwein,Luciane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira,Miriam Cristina Frey de
Schlindwein,Luciane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Psicologia histórico-cultural
Pessoa cega
topic Inclusão
Psicologia histórico-cultural
Pessoa cega
description Neste trabalho discutimos a inclusão do aluno com diferenças visuais considerando suas lembranças escolares. Foram coletados depoimentos orais de três alunos com diferenças visuais matriculados em cursos de graduação com o intuito de compreender como as relações estabelecidas ao longo do percurso escolar podem ter auxiliado esses alunos a vencerem o estigma da exclusão. As análises aqui apresentadas apóiam-se nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, segundo a qual o psiquismo humano se constitui socialmente, trazendo em si a marca da cultura em que o homem está imerso. Os resultados apresentados indicam que a história escolar desses alunos decorreu em meio a muitas dificuldades, que foram sendo superadas na medida em que esses sujeitos passam de uma situação de dependência para uma situação de controle maior sobre suas próprias vidas, com papéis sociais mais definidos e valorizados em suas comunidades.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622008000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.28 n.75 2008
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605463339008