Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Isabella Bonamigo da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lindau,Tâmara Andrade, Giacheti,Célia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000100090
Resumo: RESUMO A prematuridade é considerada um fator de risco para o desenvolvimento global de crianças, sobretudo da linguagem falada. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros, utilizados em investigações científicas em âmbito nacional, e destacar os resultados dessas avaliações. Onze artigos foram selecionados, os quais utilizaram 8 instrumentos para a avaliação de habilidades relacionadas à linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros. Destes 8 instrumentos, 6 são internacionais adaptados para a cultura brasileira e 2 construídos por pesquisadores brasileiros. Dentre os instrumentos utilizados no Brasil têm-se: duas escalas e um instrumento de triagem; um protocolo de observação; dois instrumentos para avaliação de habilidades específicas; e dois para avaliação dos níveis receptivo e expressivo. Em relação aos resultados das avaliações observou-se que pré-escolares nascidos prematuros podem apresentar alterações na linguagem falada. Destaca-se que, apesar das investigações já realizadas, a dimensão dos problemas linguísticos a respeito do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras ainda deve ser objeto de estudo, considerando a heterogeneidade desta população.
id CEFAC-1_3d21dcf1dc14ce12b3673c3f2a375b11
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462017000100090
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literaturaLinguagemTestes de LinguagemLactentePrematuroNascimento PrematuroPré-EscolarRESUMO A prematuridade é considerada um fator de risco para o desenvolvimento global de crianças, sobretudo da linguagem falada. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros, utilizados em investigações científicas em âmbito nacional, e destacar os resultados dessas avaliações. Onze artigos foram selecionados, os quais utilizaram 8 instrumentos para a avaliação de habilidades relacionadas à linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros. Destes 8 instrumentos, 6 são internacionais adaptados para a cultura brasileira e 2 construídos por pesquisadores brasileiros. Dentre os instrumentos utilizados no Brasil têm-se: duas escalas e um instrumento de triagem; um protocolo de observação; dois instrumentos para avaliação de habilidades específicas; e dois para avaliação dos níveis receptivo e expressivo. Em relação aos resultados das avaliações observou-se que pré-escolares nascidos prematuros podem apresentar alterações na linguagem falada. Destaca-se que, apesar das investigações já realizadas, a dimensão dos problemas linguísticos a respeito do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras ainda deve ser objeto de estudo, considerando a heterogeneidade desta população.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000100090Revista CEFAC v.19 n.1 2017reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201719112416info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Isabella Bonamigo daLindau,Tâmara AndradeGiacheti,Célia Mariapor2017-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462017000100090Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2017-03-10T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
title Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
spellingShingle Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
Silva,Isabella Bonamigo da
Linguagem
Testes de Linguagem
Lactente
Prematuro
Nascimento Prematuro
Pré-Escolar
title_short Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
title_full Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
title_fullStr Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
title_sort Instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros: uma revisão de literatura
author Silva,Isabella Bonamigo da
author_facet Silva,Isabella Bonamigo da
Lindau,Tâmara Andrade
Giacheti,Célia Maria
author_role author
author2 Lindau,Tâmara Andrade
Giacheti,Célia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Isabella Bonamigo da
Lindau,Tâmara Andrade
Giacheti,Célia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Testes de Linguagem
Lactente
Prematuro
Nascimento Prematuro
Pré-Escolar
topic Linguagem
Testes de Linguagem
Lactente
Prematuro
Nascimento Prematuro
Pré-Escolar
description RESUMO A prematuridade é considerada um fator de risco para o desenvolvimento global de crianças, sobretudo da linguagem falada. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre instrumentos de avaliação da linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros, utilizados em investigações científicas em âmbito nacional, e destacar os resultados dessas avaliações. Onze artigos foram selecionados, os quais utilizaram 8 instrumentos para a avaliação de habilidades relacionadas à linguagem falada de pré-escolares nascidos prematuros. Destes 8 instrumentos, 6 são internacionais adaptados para a cultura brasileira e 2 construídos por pesquisadores brasileiros. Dentre os instrumentos utilizados no Brasil têm-se: duas escalas e um instrumento de triagem; um protocolo de observação; dois instrumentos para avaliação de habilidades específicas; e dois para avaliação dos níveis receptivo e expressivo. Em relação aos resultados das avaliações observou-se que pré-escolares nascidos prematuros podem apresentar alterações na linguagem falada. Destaca-se que, apesar das investigações já realizadas, a dimensão dos problemas linguísticos a respeito do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras ainda deve ser objeto de estudo, considerando a heterogeneidade desta população.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000100090
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000100090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201719112416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.19 n.1 2017
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122581311488000