Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bühler,Karina Elena Bernardis
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Flabiano,Fabíola Custódio, Mendes,Amanda Elias, Limongi,Suelly Cecilia Olivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000300003
Resumo: OBETIVO: descrever e comparar o processo de construção da permanência do objeto entre crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso e crianças nascidas a termo com desenvolvimento típico. MÉTODOS: participaram deste estudo 22 crianças, sendo 8 crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (grupo pesquisa - GP) e 14 crianças nascidas a termo (grupo controle - GC). Os sujeitos foram submetidos a avaliações mensais de cognição e linguagem, contendo a avaliação da noção de permanência do objeto. Todas as sessões foram registradas em vídeo e transcritas em protocolo específico. As crianças de ambos os grupos foram avaliadas dos 6 aos 12 meses, sendo considerada para o GP, a idade corrigida. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: observou-se diferença estatisticamente significante entre os dois grupos para todas as fases da construção da permanência do objeto, evidenciando o atraso (uma média de 2 a 3 meses de atraso) no desenvolvimento cognitivo, apresentado pelo GP, em relação ao GC, durante o período sensório-motor. CONCLUSÃO: os resultados reforçam a idéia de que as crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso apresentam risco para alterações ou atrasos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem, justificando a elaboração de programas de intervenção fonoaudiológica junto a essas crianças, já durante o primeiro ano de vida.
id CEFAC-1_8a7946d040ffbfa5f2178250a709077b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462007000300003
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo pesoDesenvolvimento InfantilCogniçãoPrematuroLactenteOBETIVO: descrever e comparar o processo de construção da permanência do objeto entre crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso e crianças nascidas a termo com desenvolvimento típico. MÉTODOS: participaram deste estudo 22 crianças, sendo 8 crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (grupo pesquisa - GP) e 14 crianças nascidas a termo (grupo controle - GC). Os sujeitos foram submetidos a avaliações mensais de cognição e linguagem, contendo a avaliação da noção de permanência do objeto. Todas as sessões foram registradas em vídeo e transcritas em protocolo específico. As crianças de ambos os grupos foram avaliadas dos 6 aos 12 meses, sendo considerada para o GP, a idade corrigida. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: observou-se diferença estatisticamente significante entre os dois grupos para todas as fases da construção da permanência do objeto, evidenciando o atraso (uma média de 2 a 3 meses de atraso) no desenvolvimento cognitivo, apresentado pelo GP, em relação ao GC, durante o período sensório-motor. CONCLUSÃO: os resultados reforçam a idéia de que as crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso apresentam risco para alterações ou atrasos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem, justificando a elaboração de programas de intervenção fonoaudiológica junto a essas crianças, já durante o primeiro ano de vida.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000300003Revista CEFAC v.9 n.3 2007reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462007000300003info:eu-repo/semantics/openAccessBühler,Karina Elena BernardisFlabiano,Fabíola CustódioMendes,Amanda EliasLimongi,Suelly Cecilia Olivanpor2007-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462007000300003Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2007-11-05T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
title Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
spellingShingle Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
Bühler,Karina Elena Bernardis
Desenvolvimento Infantil
Cognição
Prematuro
Lactente
title_short Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
title_full Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
title_fullStr Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
title_full_unstemmed Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
title_sort Construção da permanência do objeto em crianças nascidas pré-termo muito baixo peso
author Bühler,Karina Elena Bernardis
author_facet Bühler,Karina Elena Bernardis
Flabiano,Fabíola Custódio
Mendes,Amanda Elias
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
author_role author
author2 Flabiano,Fabíola Custódio
Mendes,Amanda Elias
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bühler,Karina Elena Bernardis
Flabiano,Fabíola Custódio
Mendes,Amanda Elias
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Infantil
Cognição
Prematuro
Lactente
topic Desenvolvimento Infantil
Cognição
Prematuro
Lactente
description OBETIVO: descrever e comparar o processo de construção da permanência do objeto entre crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso e crianças nascidas a termo com desenvolvimento típico. MÉTODOS: participaram deste estudo 22 crianças, sendo 8 crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (grupo pesquisa - GP) e 14 crianças nascidas a termo (grupo controle - GC). Os sujeitos foram submetidos a avaliações mensais de cognição e linguagem, contendo a avaliação da noção de permanência do objeto. Todas as sessões foram registradas em vídeo e transcritas em protocolo específico. As crianças de ambos os grupos foram avaliadas dos 6 aos 12 meses, sendo considerada para o GP, a idade corrigida. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. RESULTADOS: observou-se diferença estatisticamente significante entre os dois grupos para todas as fases da construção da permanência do objeto, evidenciando o atraso (uma média de 2 a 3 meses de atraso) no desenvolvimento cognitivo, apresentado pelo GP, em relação ao GC, durante o período sensório-motor. CONCLUSÃO: os resultados reforçam a idéia de que as crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso apresentam risco para alterações ou atrasos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem, justificando a elaboração de programas de intervenção fonoaudiológica junto a essas crianças, já durante o primeiro ano de vida.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462007000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.9 n.3 2007
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122573415710720