Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perilo,Tatiana Vargas de Castro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas,Cecília Santos, Cardoso,Natália Cotta, Motta,Andréa Rodrigues, Alves,Luciana Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300010
Resumo: OBJETIVO: relacionar características respiratórias com o desempenho em habilidades cognitivo-linguísticas de crianças de uma escola pública da grande Belo Horizonte. MÉTODO: estudo transversal, observacional e descritivo. Das 180 crianças recrutadas 131 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Foram avaliadas 66 crianças da 4ª série e 65 da 3ª série do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com idades entre nove e dez anos. Foi utilizado um questionário para investigação das características respiratórias e um protocolo previamente publicado e adaptado a população brasileira para avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas. As informações coletadas foram analisadas por meio dos testes de Mann-Whitney e Kruskal Wallis, ao nível de significância de 1%. RESULTADOS: não foi observado valor de p<0,01 na comparação entre as características respiratórias e as pontuações obtidas por cada série no teste das habilidades cognitivo-linguísticas. Observou-se que 59,1% dos alunos apresentaram escores no questionário de pesquisa das características respiratórias entre zero e quatro pontos, indicando pouco comprometimento respiratório. CONCLUSÃO: não foi encontrada relação significante entre o desempenho de habilidades cognitivo-linguísticas e a presença de características respiratórias em escolares de uma escola pública de Belo Horizonte, sendo que as crianças que apresentaram sinais e sintomas de alterações respiratórias não obtiveram desempenho abaixo daquelas sem estas alterações nas habilidades avaliadas.
id CEFAC-1_4364ff0dd0e7412bcb57063f31ea8d74
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462013000300010
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratóriasAprendizagemEscolaridadeTranstorno de AprendizagemRespiração BucalOBJETIVO: relacionar características respiratórias com o desempenho em habilidades cognitivo-linguísticas de crianças de uma escola pública da grande Belo Horizonte. MÉTODO: estudo transversal, observacional e descritivo. Das 180 crianças recrutadas 131 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Foram avaliadas 66 crianças da 4ª série e 65 da 3ª série do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com idades entre nove e dez anos. Foi utilizado um questionário para investigação das características respiratórias e um protocolo previamente publicado e adaptado a população brasileira para avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas. As informações coletadas foram analisadas por meio dos testes de Mann-Whitney e Kruskal Wallis, ao nível de significância de 1%. RESULTADOS: não foi observado valor de p<0,01 na comparação entre as características respiratórias e as pontuações obtidas por cada série no teste das habilidades cognitivo-linguísticas. Observou-se que 59,1% dos alunos apresentaram escores no questionário de pesquisa das características respiratórias entre zero e quatro pontos, indicando pouco comprometimento respiratório. CONCLUSÃO: não foi encontrada relação significante entre o desempenho de habilidades cognitivo-linguísticas e a presença de características respiratórias em escolares de uma escola pública de Belo Horizonte, sendo que as crianças que apresentaram sinais e sintomas de alterações respiratórias não obtiveram desempenho abaixo daquelas sem estas alterações nas habilidades avaliadas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300010Revista CEFAC v.15 n.3 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462012005000065info:eu-repo/semantics/openAccessPerilo,Tatiana Vargas de CastroFreitas,Cecília SantosCardoso,Natália CottaMotta,Andréa RodriguesAlves,Luciana Mendonçapor2013-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000300010Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2013-07-16T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
title Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
spellingShingle Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
Perilo,Tatiana Vargas de Castro
Aprendizagem
Escolaridade
Transtorno de Aprendizagem
Respiração Bucal
title_short Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
title_full Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
title_fullStr Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
title_full_unstemmed Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
title_sort Habilidades cognitivo-linguísticas e sua relação com características respiratórias
author Perilo,Tatiana Vargas de Castro
author_facet Perilo,Tatiana Vargas de Castro
Freitas,Cecília Santos
Cardoso,Natália Cotta
Motta,Andréa Rodrigues
Alves,Luciana Mendonça
author_role author
author2 Freitas,Cecília Santos
Cardoso,Natália Cotta
Motta,Andréa Rodrigues
Alves,Luciana Mendonça
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perilo,Tatiana Vargas de Castro
Freitas,Cecília Santos
Cardoso,Natália Cotta
Motta,Andréa Rodrigues
Alves,Luciana Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Escolaridade
Transtorno de Aprendizagem
Respiração Bucal
topic Aprendizagem
Escolaridade
Transtorno de Aprendizagem
Respiração Bucal
description OBJETIVO: relacionar características respiratórias com o desempenho em habilidades cognitivo-linguísticas de crianças de uma escola pública da grande Belo Horizonte. MÉTODO: estudo transversal, observacional e descritivo. Das 180 crianças recrutadas 131 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Foram avaliadas 66 crianças da 4ª série e 65 da 3ª série do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com idades entre nove e dez anos. Foi utilizado um questionário para investigação das características respiratórias e um protocolo previamente publicado e adaptado a população brasileira para avaliação das habilidades cognitivo-linguísticas. As informações coletadas foram analisadas por meio dos testes de Mann-Whitney e Kruskal Wallis, ao nível de significância de 1%. RESULTADOS: não foi observado valor de p<0,01 na comparação entre as características respiratórias e as pontuações obtidas por cada série no teste das habilidades cognitivo-linguísticas. Observou-se que 59,1% dos alunos apresentaram escores no questionário de pesquisa das características respiratórias entre zero e quatro pontos, indicando pouco comprometimento respiratório. CONCLUSÃO: não foi encontrada relação significante entre o desempenho de habilidades cognitivo-linguísticas e a presença de características respiratórias em escolares de uma escola pública de Belo Horizonte, sendo que as crianças que apresentaram sinais e sintomas de alterações respiratórias não obtiveram desempenho abaixo daquelas sem estas alterações nas habilidades avaliadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462012005000065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.15 n.3 2013
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122578011619328