Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério,Carolina Castelli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coimbra,Cícero Galli, Chiari,Brasília Maria, Lederman,Henrique M., Gonçalves,Maria Inês Rebelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401125
Resumo: Objetivo verificar as mudanças quantitativas na dinâmica da deglutição em pacientes portadores da doença de Parkinson, submetidos à administração de riboflavina e restrição de carnes vermelhas e de aves, no período de um ano. Métodos participaram do estudo 16 pacientes com doença de Parkinson, com media de idade de 67,25 anos, media do nível de severidade da doença de II para III e com media de 3,5 anos de tempo de diagnóstico da doença. As avaliações videofluoroscópicas da deglutição foram realizadas antes e após um ano de administração de riboflavina e restrição de carne vermelha e de aves. Foram analisadas presença de queixas relacionadas à deglutição e análise quantitativa por meio de medidas computadorizadas do deslocamento do osso hióide e da cartilagem cricóidea, abertura da transição faringoesofágica (TFE) e da constrição da faringe. Resultados verificou-se redução no percentual de queixas relacionadas à deglutição no momento pós-administração de riboflavina. Com relação às medidas quantitativas, observou-se no momento pós um discreto aumento na abertura da TFE para todas as consistências oferecidas, aumento da constrição da faringe para a consistência líquido engrossado, discreta redução dos valores de deslocamento do osso hióide, e tanto discreta redução como discreto aumento dos valores de deslocamento da cartilagem cricóidea dependendo da consistência alimentar, sendo redução significante para o líquido. Conclusões as medidas quantitativas realizadas na movimentação dos órgãos relacionados à deglutição não demonstraram diferenças significantes entre os momentos pré e pós-riboflavina e a restrição de carne vermelha e de aves.
id CEFAC-1_39b34922d79142ecc6ea930b0044f44b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000401125
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavinaDeglutiçãoTranstornos de DeglutiçãoDoença de ParkinsonRiboflavinaFluoroscopia Objetivo verificar as mudanças quantitativas na dinâmica da deglutição em pacientes portadores da doença de Parkinson, submetidos à administração de riboflavina e restrição de carnes vermelhas e de aves, no período de um ano. Métodos participaram do estudo 16 pacientes com doença de Parkinson, com media de idade de 67,25 anos, media do nível de severidade da doença de II para III e com media de 3,5 anos de tempo de diagnóstico da doença. As avaliações videofluoroscópicas da deglutição foram realizadas antes e após um ano de administração de riboflavina e restrição de carne vermelha e de aves. Foram analisadas presença de queixas relacionadas à deglutição e análise quantitativa por meio de medidas computadorizadas do deslocamento do osso hióide e da cartilagem cricóidea, abertura da transição faringoesofágica (TFE) e da constrição da faringe. Resultados verificou-se redução no percentual de queixas relacionadas à deglutição no momento pós-administração de riboflavina. Com relação às medidas quantitativas, observou-se no momento pós um discreto aumento na abertura da TFE para todas as consistências oferecidas, aumento da constrição da faringe para a consistência líquido engrossado, discreta redução dos valores de deslocamento do osso hióide, e tanto discreta redução como discreto aumento dos valores de deslocamento da cartilagem cricóidea dependendo da consistência alimentar, sendo redução significante para o líquido. Conclusões as medidas quantitativas realizadas na movimentação dos órgãos relacionados à deglutição não demonstraram diferenças significantes entre os momentos pré e pós-riboflavina e a restrição de carne vermelha e de aves. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401125Revista CEFAC v.16 n.4 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620142312info:eu-repo/semantics/openAccessSilvério,Carolina CastelliCoimbra,Cícero GalliChiari,Brasília MariaLederman,Henrique M.Gonçalves,Maria Inês Rebelopor2015-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000401125Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-11-30T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
title Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
spellingShingle Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
Silvério,Carolina Castelli
Deglutição
Transtornos de Deglutição
Doença de Parkinson
Riboflavina
Fluoroscopia
title_short Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
title_full Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
title_fullStr Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
title_full_unstemmed Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
title_sort Análise quantitativa da deglutição de parkinsonianos pré e pós-riboflavina
author Silvério,Carolina Castelli
author_facet Silvério,Carolina Castelli
Coimbra,Cícero Galli
Chiari,Brasília Maria
Lederman,Henrique M.
Gonçalves,Maria Inês Rebelo
author_role author
author2 Coimbra,Cícero Galli
Chiari,Brasília Maria
Lederman,Henrique M.
Gonçalves,Maria Inês Rebelo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvério,Carolina Castelli
Coimbra,Cícero Galli
Chiari,Brasília Maria
Lederman,Henrique M.
Gonçalves,Maria Inês Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Deglutição
Transtornos de Deglutição
Doença de Parkinson
Riboflavina
Fluoroscopia
topic Deglutição
Transtornos de Deglutição
Doença de Parkinson
Riboflavina
Fluoroscopia
description Objetivo verificar as mudanças quantitativas na dinâmica da deglutição em pacientes portadores da doença de Parkinson, submetidos à administração de riboflavina e restrição de carnes vermelhas e de aves, no período de um ano. Métodos participaram do estudo 16 pacientes com doença de Parkinson, com media de idade de 67,25 anos, media do nível de severidade da doença de II para III e com media de 3,5 anos de tempo de diagnóstico da doença. As avaliações videofluoroscópicas da deglutição foram realizadas antes e após um ano de administração de riboflavina e restrição de carne vermelha e de aves. Foram analisadas presença de queixas relacionadas à deglutição e análise quantitativa por meio de medidas computadorizadas do deslocamento do osso hióide e da cartilagem cricóidea, abertura da transição faringoesofágica (TFE) e da constrição da faringe. Resultados verificou-se redução no percentual de queixas relacionadas à deglutição no momento pós-administração de riboflavina. Com relação às medidas quantitativas, observou-se no momento pós um discreto aumento na abertura da TFE para todas as consistências oferecidas, aumento da constrição da faringe para a consistência líquido engrossado, discreta redução dos valores de deslocamento do osso hióide, e tanto discreta redução como discreto aumento dos valores de deslocamento da cartilagem cricóidea dependendo da consistência alimentar, sendo redução significante para o líquido. Conclusões as medidas quantitativas realizadas na movimentação dos órgãos relacionados à deglutição não demonstraram diferenças significantes entre os momentos pré e pós-riboflavina e a restrição de carne vermelha e de aves.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401125
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000401125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620142312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.4 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579224821760