Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rique,Luciana Degrande
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guerra,Bárbara Trevizan, Borelli,Laura Moreira, Oliveira,Ana Paula de, Almeida-Verdu,Ana Cláudia Moreira
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000200289
Resumo: RESUMO A Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA) é caracterizada pela dificuldade no estabelecimento do comportamento verbal nas modalidades de ouvinte e de falante, por uma dessincronia na condução nervosa da estimulação sonora recebida, ocasionando perdas auditivas. O implante coclear tem sido uma alternativa que estabiliza a detecção sonora, porém, discriminar e reconhecer o que se ouve e estabelecer relações com a fala irá requerer aprendizagem. Um procedimento de reconhecida eficácia no estabelecimento de repertórios verbais em crianças com pouca ou nenhuma linguagem é o Multiple Exemplar Instruction (MEI). O objetivo deste estudo foi verificar a replicabilidade dos resultados obtidos com o MEI com outras populações no ensino e integração entre os repertórios de ouvir e de falar em uma criança de seis anos com DENA e implante coclear bilateral. O ensino foi conduzido com três conjuntos de estímulos, e consistiu na apresentação rotativa de respostas de ouvinte, baseadas na seleção de figuras mediante palavra ditada e, de falante, após uma palavra ditada (ecoico) e mediante a nomeação de uma figura (tato). Repetidas sondas avaliaram o desempenho nos conjuntos de estímulos. Ainda que com alguma variabilidade no responder, as respostas de seleção foram estabelecidas primeiro e as respostas de falante, gradativamente, ao longo de sucessivas sessões. As condições sob as quais o repertório de falante pode ser refinado e a generalização dos resultados para outros participantes com DENA devem ser investigadas.
id CEFAC-1_7ef0f2d400db6fb0e1d3940ae88887fa
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462017000200289
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de casoLinguagemPessoas com Deficiência AuditivaImplante CoclearEnsinoRESUMO A Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA) é caracterizada pela dificuldade no estabelecimento do comportamento verbal nas modalidades de ouvinte e de falante, por uma dessincronia na condução nervosa da estimulação sonora recebida, ocasionando perdas auditivas. O implante coclear tem sido uma alternativa que estabiliza a detecção sonora, porém, discriminar e reconhecer o que se ouve e estabelecer relações com a fala irá requerer aprendizagem. Um procedimento de reconhecida eficácia no estabelecimento de repertórios verbais em crianças com pouca ou nenhuma linguagem é o Multiple Exemplar Instruction (MEI). O objetivo deste estudo foi verificar a replicabilidade dos resultados obtidos com o MEI com outras populações no ensino e integração entre os repertórios de ouvir e de falar em uma criança de seis anos com DENA e implante coclear bilateral. O ensino foi conduzido com três conjuntos de estímulos, e consistiu na apresentação rotativa de respostas de ouvinte, baseadas na seleção de figuras mediante palavra ditada e, de falante, após uma palavra ditada (ecoico) e mediante a nomeação de uma figura (tato). Repetidas sondas avaliaram o desempenho nos conjuntos de estímulos. Ainda que com alguma variabilidade no responder, as respostas de seleção foram estabelecidas primeiro e as respostas de falante, gradativamente, ao longo de sucessivas sessões. As condições sob as quais o repertório de falante pode ser refinado e a generalização dos resultados para outros participantes com DENA devem ser investigadas.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2017-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000200289Revista CEFAC v.19 n.2 2017reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620171928516info:eu-repo/semantics/openAccessRique,Luciana DegrandeGuerra,Bárbara TrevizanBorelli,Laura MoreiraOliveira,Ana Paula deAlmeida-Verdu,Ana Cláudia Moreirapor2017-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462017000200289Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2017-07-04T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
title Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
spellingShingle Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
Rique,Luciana Degrande
Linguagem
Pessoas com Deficiência Auditiva
Implante Coclear
Ensino
title_short Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
title_full Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
title_fullStr Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
title_full_unstemmed Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
title_sort Ensino de comportamento verbal por múltiplos exemplares em uma criança com desordem do espectro da neuropatia auditiva: estudo de caso
author Rique,Luciana Degrande
author_facet Rique,Luciana Degrande
Guerra,Bárbara Trevizan
Borelli,Laura Moreira
Oliveira,Ana Paula de
Almeida-Verdu,Ana Cláudia Moreira
author_role author
author2 Guerra,Bárbara Trevizan
Borelli,Laura Moreira
Oliveira,Ana Paula de
Almeida-Verdu,Ana Cláudia Moreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rique,Luciana Degrande
Guerra,Bárbara Trevizan
Borelli,Laura Moreira
Oliveira,Ana Paula de
Almeida-Verdu,Ana Cláudia Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Pessoas com Deficiência Auditiva
Implante Coclear
Ensino
topic Linguagem
Pessoas com Deficiência Auditiva
Implante Coclear
Ensino
description RESUMO A Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva (DENA) é caracterizada pela dificuldade no estabelecimento do comportamento verbal nas modalidades de ouvinte e de falante, por uma dessincronia na condução nervosa da estimulação sonora recebida, ocasionando perdas auditivas. O implante coclear tem sido uma alternativa que estabiliza a detecção sonora, porém, discriminar e reconhecer o que se ouve e estabelecer relações com a fala irá requerer aprendizagem. Um procedimento de reconhecida eficácia no estabelecimento de repertórios verbais em crianças com pouca ou nenhuma linguagem é o Multiple Exemplar Instruction (MEI). O objetivo deste estudo foi verificar a replicabilidade dos resultados obtidos com o MEI com outras populações no ensino e integração entre os repertórios de ouvir e de falar em uma criança de seis anos com DENA e implante coclear bilateral. O ensino foi conduzido com três conjuntos de estímulos, e consistiu na apresentação rotativa de respostas de ouvinte, baseadas na seleção de figuras mediante palavra ditada e, de falante, após uma palavra ditada (ecoico) e mediante a nomeação de uma figura (tato). Repetidas sondas avaliaram o desempenho nos conjuntos de estímulos. Ainda que com alguma variabilidade no responder, as respostas de seleção foram estabelecidas primeiro e as respostas de falante, gradativamente, ao longo de sucessivas sessões. As condições sob as quais o repertório de falante pode ser refinado e a generalização dos resultados para outros participantes com DENA devem ser investigadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000200289
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462017000200289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620171928516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.19 n.2 2017
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122581345042432