Impacto vocal de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricarte,Adriana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Bommarito,Silvana, Chiari,Brasília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000400016
Resumo: OBJETIVO: analisar o impacto vocal nas atividades diárias em professores do ensino médio. Correlacionar os achado da auto-percepção do problema vocal com os aspectos: efeitos no trabalho, na comunicação diária, na comunicação social e na sua emoção. MÉTODOS: a amostra foi constituída por 107 professores, sendo 86 com queixa e 21 sem queixa, selecionados em escolas da rede particular de ensino de Maceió-AL. Cada professor respondeu individualmente o protocolo Perfil Participação em Atividades Vocais na presença da pesquisadora, assinalando suas respostas em uma escala visual que varia de 0 a 10. O protocolo é composto por 28 questões com a presença integrada em cinco aspectos englobados para avaliar a qualidade de vida e o resultado de tratamentos vocais. O protocolo oferece, ainda, dois escores adicionais: pontuação de limitação nas atividades (PLA) e de restrição de participação (PRP). RESULTADOS: na comparação dos grupos com e sem queixa vocal foram verificados que todos os resultados foram estatisticamente significantes (p<0,001) e, em todos os aspectos os maiores escores foram do grupo com queixa vocal. A PLA foi de 11,10, em um total de 30 pontos; a PRP foi de 5,50, em um total de 30 pontos e a pontuação da média dos aspectos foi de 79,50, em um total de 280 pontos. CONCLUSÃO: a média dos aspectos analisados foi de 79,50 pontos verificando-se que os professores se sentem limitados no exercício da sua profissão, porém não restritos a exercê-la. Quanto à correlação dos aspectos todos foram estatisticamente significantes, demonstrando fidedignidade. Os escores adicionais PLA e PRP apresentaram valores que reforçam a limitação em exercer a docência.
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