Lixo eletrônico no Distrito Federal: a contribuição das cooperativas de catadores para a logística reversa

O objetivo deste trabalho foi realizar uma descrição sobre o lixo eletrônico no Distrito Federal, a partir da atuação das Cooperativas de Catadores que realizam a coleta e o tratamento desse material. Para isso, as cooperativas de lixos comuns e cooperativas de lixo eletrônico foram visitadas. O est...

Full description

Access type:openAccess
Publication Date:2016
Main Author: Vilaça, Fábio Doria
Advisor: Nóbrega, Maria Luciana da Silva
Document type: Bachelor thesis
Language:por
Portuguese subjects:
Online Access:https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11515
Citation:VILAÇA, Fábio Doria. Lixo eletrônico no Distrito Federal: a contribuição das cooperativas de catadores para a logística reversa. 2016. 48 f. Monografia (Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
Portuguese abstract:O objetivo deste trabalho foi realizar uma descrição sobre o lixo eletrônico no Distrito Federal, a partir da atuação das Cooperativas de Catadores que realizam a coleta e o tratamento desse material. Para isso, as cooperativas de lixos comuns e cooperativas de lixo eletrônico foram visitadas. O estudo iniciou fazendo uma abordagem sobre a Logística Reversa em um contexto geral, objetivando construir um entendimento estruturado sobre o tema analisado. Também foram trabalhados os conceitos sobre lixo eletrônico, a vida útil e o descarte desses materiais, a legislação que regulamenta a Logística Reversa no Brasil e no Distrito Federal, os perigos e danos que esses materiais podem causar ao Meio Ambiente e a saúde humana. O trabalho aqui apresentado é um estudo de caso sobre a vivência prática do relacionamento entre a sociedade, o governo, as cooperativas e a relação com os produtores e revendedores de materiais eletrônicos. O estudo demostra que as cinco Cooperativas e a Empresa visitadas que trabalham com Lixo Eletrônico, no Distrito Federal, sofrem grandes dificuldades para formar parcerias, recebem pouco apoio das instituições governamentais e baixo incentivo da população local. O trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto, uma vez que existe um sistema muito complexo a ser analisado envolvendo o tema em questão, mas propôs uma metodologia de análise do estado-da-arte da Logística Reversa no Distrito Federal a partir da contribuição das Cooperativas de Catadores.